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Tipo: Tese
Título: Elipses e volutas: a escritura oblíqua das imagens de Arlindo Daibert
Autor(es): Dias, Miriam Ribeiro
Primeiro Orientador: Rocha, Enilce do Carmo Albergaria
Co-orientador: Vale, Vanda Arantes do
Membro da banca: Cristofaro, Valéria de Faria
Membro da banca: Cristofaro, Ricardo de
Membro da banca: Guimarães, Júlio César Castañon
Membro da banca: Coelho, Gislene Teixeira
Resumo: Esta tese estabelece uma leitura entre a obra de Arlindo Daibert e o Barroco enquanto conceito abrangente. A linguagem da obra de Daibert acopla desenho, literatura, pintura, colagens e outros num discurso articulado, no qual, a construção de sentidos se assemelha à montagem de um quebra-cabeça que, à medida em que a obra vai oferecendo peças, revela-se um texto forte e convicto que pretende pôr em discussão vários aspectos subjetivos em aberto. Através da abertura inserimos a investigação de temas como o jogo, o simulacro, o inacabado, a consciência de imperfeição, a morte, o erotismo e o sagrado enquanto elementos que afastaram a estética barroca do Renascimento conviveram com o maneirismo e perpassaram o tempo e o continente europeu aportando nas Américas. Essa mudança para o Novo Mundo implicou em acréscimos e na formação do conceito de Barroco mineiro, fonte na qual beberam nossos modernistas ao buscarem a origem da nossa arte no Barroco e Daibert como herdeiro dessa corrente de artistas entrelaça artes plásticas e literatura numa espiral que ruma ao infinito.
Abstract: The present dissertation establishes a reading between Arlindo Daibert’s work and Baroque as a comprehensive concept. The language of Daibert’s work combines drawing, literature, painting, collages, in an articulated discourse in which the construction of meanings is similar to the assembling of a puzzle that offers pieces and reveals itself as a strong and convincing text. His work intends to discuss several subjective open aspects through which we insert the investigation of themes such as the game, the simulacrum, the unfinished, the awareness of imperfection, death, eroticism and the sacred as elements that withdrew the Baroque aesthetic from the Renaissance, but at the same time coexisted with mannerism and survived through time in Europe, landing in the Americas. This moving to the New World implied additions and the creation of the concept of the Baroque of Minas Gerais, a source from which our modernists drank when searching for the origin of our art in Baroque. Arlindo Daibert, as an heir to this chain of artists, intertwines Plastic Art and literature in a spiraling course to infinity.
Palavras-chave: Arlindo Daibert
Barroco
Modernismo
Vida/morte
Erotismo
Arlindo Daibert
Life/death
Eroticism
Baroque
Modernism
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12096
Data do documento: 11-Nov-2020
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras - Estudos Literários (Teses)



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