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Tipo: Dissertação
Título: Gênero e representações da feminilidade no surrealismo: Leonora Carrington e Remedios Varo como estudos do caso
Autor(es): Machado, Letícia Fonseca Braga
Primeiro Orientador: Ramos, Maria Lucia Bueno
Membro da banca: Zago, Renata Cristina de Oliveira Maia
Membro da banca: Werneck, Mariza Martins Furquim
Membro da banca: Caetano, Renata Oliveira
Membro da banca: Crippa, Giulia
Resumo: O surrealismo foi uma vanguarda artística que elevou a mulher como musa, catalisadora da liberação criativa do artista, fonte de imaginação e de acesso privilegiado às dimensões inconscientes e revolucionárias. Muitas artistas se relacionaram com o grupo de Breton e produziram ativamente, ainda que não sejam lembradas como contribuintes importantes para o movimento. Entre elas figuram Remedios Varo e Leonora Carrington, que chegaram ao grupo num momento de maior fluxo de mulheres artistas, os finais dos anos 1930. O presente trabalho pretende analisar, a partir das discussões de gênero, o modo operativo dominante da História da Arte e das instituições de arte, e também as condições de sociabilidade das artistas de forma geral e especificamente das que são estudo de caso. Em um segundo momento, busca-se compreender como elas articulam em suas obras as noções de mulher, feminino e corpo, em comparação com as produções de alguns surrealistas contemporâneos a elas, como as de André Breton, Hans Bellmer e Max Ernst. Por fim, a partir de um panorama geral sobre a vida e obra dessas duas artistas durante o exílio no México, tenta-se olhar para suas produções a partir das mesmas perspectivas. Busca-se compreender se as obras de Carrington e Varo reproduzem as concepções atreladas à musa surrealista ou se elas procuram as subverter, em um diálogo que permite um paralelo sobre a diferença que estabelecem com a perspectiva masculina acerca do feminino, da mulher e de seus papéis sociais.
Abstract: Surrealism was an artistic avant-garde that elevated a woman as a muse, catalyst for the artist's creative release, source of imagination and privileged access to the unconscious and revolutionary dimensions. Many artists relate to the Breton group and actively produce, although they are not remembered as important contributions to the movement. Among them are Remedios Varo and Leonora Carrington, who arrived at the group at the time of the greatest flow of female artists, the last years of 1930. The present work intends to analyze, from the gender discussions, the dominant operational mode of Art History and art institutions, and also as conditions of sociability of artists in general and specific to what are the case studiesn a second moment, we seek to understand how they articulate in their works the notions of woman, female and body, in comparison with the productions of some contemporary surrealists, such as André Breton, Hans Bellmer and Max Ernst. Finally, from an overview of the life and work of these two artists during exile in Mexico, we try to look at their productions from the same perspectives. We seek to understand if the works of Carrington and Varo reproduce the conceptions linked to the surrealist muse or if they seek to subvert them, in a dialogue that allows a parallel about the difference they establish with the masculine perspective about the feminine, the woman and their social roles.
Palavras-chave: Surrealismo
Representações da feminilidade
Remedios Varo
Leonora Carrington
Gênero
Surrealism, representations of femininity, Remedios Varo, Leonora Carrington, gender
Surrealism
Representations of femininity
Remedios Varo
Leonora Carrington
Gender
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: IAD – Instituto de Artes e Design
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12093
Data do documento: 28-Ago-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações)



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