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Tipo: Dissertação
Título: A implementação da base nacional comum curricular e as mudanças curriculares estaduais: o caso do PAEBES ALFA
Autor(es): Teixeira, Aida do Amaral Antunes
Primeiro Orientador: Brooke, Nigel Pelham de Leighton
Membro da banca: Melo, Manuel Fernando Palacios da Cunha e
Membro da banca: Flores, Adolfo Ignacio Calderón
Resumo: Neste trabalho, desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), discutimos sobre o processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e apresentamos um estudo sobre o Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (PAEBES ALFA), refletindo sobre os desafios da reestruturação curricular nacional para a política de avaliação da educação básica no estado do Espírito Santo (ES). Por meio da análise de documentos curriculares e de entrevistas semiestruturadas, buscamos responder à seguinte questão: “De que maneira as mudanças curriculares advindas da homologação da BNCC vêm sendo implementadas pela Secretaria de Educação do ES e de que modo essas mudanças curriculares podem impactar as avaliações sistêmicas do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (PAEBES ALFA)?”. A partir desta problemática, estabelecemos os seguintes objetivos: i) traçar um panorama acerca da política pública vigente – Base Nacional Comum Curricular (BNCC); ii) realizar um estudo analítico e comparativo entre a BNCC, o currículo da rede de ensino do Espírito Santo e as matrizes de referência dos anos iniciais do ensino fundamental (1º, 2º e 3º anos) de Língua Portuguesa (leitura) e Matemática do PAEBES-ALFA; e iii) apresentar um Plano de Ação Educacional (PAE) direcionado à proposição das matrizes de referência do PAEBES ALFA para os componentes de Língua Portuguesa (leitura) e Matemática, em alinhamento com a BNCC e o currículo do estado, buscando apresentar contribuições que possam enriquecer o debate sobre a reestruturação curricular, além de propor ações pedagógicas voltadas para o aperfeiçoamento profissional sobre os documentos curriculares vigentes para os educadores da rede de ensino do Espírito Santo. O estudo revelou que, embora o estado tenha caminhado positivamente no sentido de readequar sua proposta curricular e alinhar o ensino a favor da implementação da base curricular nacional, existe uma necessidade de revisão constante dos documentos curriculares e de promoção de ações pedagógicas voltadas para a formação continuada dos professores, de forma a possibilitar avanços significativos na apropriação e na compreensão das políticas curriculares a favor de um ensino público de qualidade para todos.
Abstract: In this work, developed within the scope of the Professional Master's in Education Management and Evaluation, from the Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação, at the Federal University of Juiz de Fora (CAEd / UFJF), we discuss the implementation process of the Common Curricular National Base (BNCC) and we present a study on the Basic Education Evaluation Program of Espírito Santo (PAEBES ALFA), reflecting on the challenges of the national curriculum restructuring for the basic education evaluation policy in the state of Espírito Santo (ES). Through the analysis of curricular documents and semi-structured interviews, we seek to answer the following question: “How are the curricular changes arising from the BNCC approval being implemented by the ES Education Secretariat and how these curricular changes can impact systemic evaluations of the Espírito Santo Basic Education Evaluation Program (PAEBES ALFA)?”. Based on this problem, we established the following objectives: i) to outline an overview of the current public policy - National Common Curricular Base (BNCC); ii) carry out an analytical and comparative study between the BNCC, the curriculum of the Espírito Santo education network and the reference matrices of the initial years of fundamental education (1st,2nd and 3rd years) of Portuguese language (reading) and Mathematics of PAEBES-ALFA; and iii) present an Educational Action Plan (PAE) aimed at proposing the reference matrices of PAEBES ALFA for the Portuguese Language (reading) and Mathematics components, in alignment with the BNCC and the state curriculum, seeking to present contributions that may enrich the debate on curricular restructuring, in addition to proposing pedagogical actions aimed at professional improvement on current curriculum documents for educators in the Espírito Santo teaching network. The study revealed that although the state has moved positively towards readjusting its curricular proposal and aligning teaching in favor of the implementation of the national curriculum base, there is a need for constant review of curricular documents and the promotion of pedagogical actions aimed at teachers continuing education, in order to enable significant advances in the appropriation and understanding of curricular policies in favor of quality public education for all.
Palavras-chave: BNCC
Matriz de referência
Currículo
BNCC
Reference matrices
Curriculum
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12080
Data do documento: 15-Set-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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