https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12075
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
jéssicanemermartinsgonçalves.pdf | 2.17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Simplificando os vírus: uma contribuição para o ensino de microbiologia |
Autor(es): | Gonçalves, Jéssica Nemer Martins |
Orientador: | Watanabe, Aripuanã Sakurada Aranha |
Miembros Examinadores: | Carraro, Emerson |
Miembros Examinadores: | Domingues, André Luiz da Silva |
Resumo: | O presente trabalho foi elaborado a partir da necessidade de buscar alternativas às aulas tradicionais sobre o ensino de microbiologia nas escolas, especificamente sobre os vírus. Os professores de biologia enfrentam dificuldades como: currículo extenso, poucas aulas semanais, falta de materiais específicos, diversidade de seres vivos com características próprias e nomenclatura que foge do cotidiano do aluno. O ensino de virologia é muito complexo, já que os vírus não podem ser visualizados, o que torna o conteúdo bastante abstrato para os alunos, além de ser pouco explorado nos livros didáticos. Com todos esses obstáculos, os professores, na maioria das vezes, optam por utilizar o método tradicional de ensino, com aulas expositivas, que podem ser maçantes e desinteressantes, e muitas vezes o conteúdo não é totalmente compreendido pelo aluno. Visando uma melhoria na dinâmica das aulas relacionadas a esse conteúdo, o objetivo desse trabalho é desenvolver um jogo de tabuleiro de fácil construção e aplicação sobre os vírus a fim de tornar as aulas de virologia mais interessantes e atrativas. Além de trazer maior conhecimento aos alunos sobre esse assunto e verificar se o jogo apresenta um aspecto positivo no aprendizado do conteúdo de microbiologia. A proposta de intervenção foi desenvolvida no Colégio Municipal Rio Branco, em Visconde do Rio Branco – MG, com duas turmas do primeiro ano do ensino médio, totalizando setenta e oito alunos. A pesquisa seguiu uma abordagem de caráter quali-quantitativo, em quatro aulas de cinquenta minutos cada, sendo uma aula expositiva; pesquisa extraclasse e uma aula para discussão; duas aulas para aplicação de um jogo de tabuleiro e dois questionários (qualitativo e quantitativo). De acordo com os questionários qualitativos, os alunos classificaram o jogo como interessante, atrativo, dinâmico, competitivo e afirmaram que provocou um aumento no interesse pela matéria. No resultado estatístico do questionário quantitativo, não há diferença entre as notas. Como a turma A possui histórico de notas menor que a turma B, o jogo pode ter ajudado a igualar o desempenho de ambas as turmas. A partir da pesquisa desenvolvida, conclui-se que jogos educacionais são importantes ferramentas auxiliares no processo de ensino-aprendizagem de biologia. Eles não excluem os outros métodos de ensinos, mas funcionam como boas opções para variar as metodologias empregadas. |
Resumen : | The present study was elaborated from the need of alternatives learning methods to traditional classes on microbiology teaching in schools, specifically about viruses. Biology teachers face difficulties such as: extensive curriculum, few weekly classes, lack of specific materials, diversity of living beings with their own characteristics and distant nomenclature of the student's daily life. The teaching of virology is very complex, since viruses cannot be easily visualized, which makes the content very abstract for students, in addition to little explored issue in textbooks. With all these difficulties, teachers, usually, choose to use the traditional teaching method, with expository classes, which can be boring and uninteresting, and often the content is not fully understood by the student. Aiming to improve the dynamics of classes related to this content, the objective of this work is to develop a board game that is easy to build and apply in order to make virology classes more interesting and attractive. In addition to bringing more knowledge to students on this subject and verify if the game has a positive aspect in learning the microbiology content. The intervention proposal was developed at Colégio Municipal Rio Branco, in Visconde do Rio Branco - MG, with two classes from the first year of high school, totaling seventy-eight students. The research followed a qualitative and quantitative approach, in four classes of fifty minutes each, being an expository class; extra-class research and a class for discussion; two classes for the application of a board game and two questionnaires (qualitative and quantitative). According to the qualitative questionnaires, students classified the game as interesting, attractive, dynamic, competitive and stated that it caused an increase in interest in the subject. In the statistical result of comparing grades of classes in the quantitative questionnaire, there is no difference between grades. Since class A has a lower grade point average compared to class B, the game may have helped to match the performance of both classes. From the developed research, it is concluded that educational games are important auxiliary tools in the teaching-learning process of biology. They do not exclude the other teaching methods, but might be considered as an option for improved the methodologies employed. |
Palabras clave : | Microbiologia Jogo de tabuleiro Aprendizagem Microbiology Board game Learning |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | ICB – Instituto de Ciências Biológicas |
Programa: | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12075 |
Fecha de publicación : | 17-sep-2020 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF) |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons