Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12074
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
robertamolinamatos.pdfPDF/A8.76 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Sequência didática: a construção de história em quadrinhos como recurso didático para dinamizar o ensino de biologia
Autor(es): Matos, Roberta Molina
Primeiro Orientador: Pereira Júnior, Olavo dos Santos
Membro da banca: Pereira, Ana Aparecida Barbosa
Membro da banca: Mourão Júnior, Carlos Alberto
Resumo: A Biologia é um dos componentes curriculares que integra o Currículo Comum do Ensino Médio, incluída na área de conhecimento de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Os temas por ela tratados abrangem outras áreas de conhecimento e se relacionam, ainda, com situações do cotidiano. Apesar de abarcar tópicos relacionados direta e indiretamente à rotina dos estudantes, observa-se uma grande dificuldade de os discentes associarem o que é estudado e suas formas de aplicabilidade ao dia a dia e vice-versa. Tal problema pode estar relacionado à carência de estratégias de ensino que possam permitir ao educando ser agente ativo e reflexivo na construção, no entendimento e na aplicabilidade dos saberes biológicos que constituem suas experiências de vida. Dessa forma, por meio da metodologia denominada Sequência Didática (SD), que contempla diversas atividades, recursos didáticos e intervenções pedagógicas, almeja-se dinamizar o ensino de Biologia tornando-o mais significativo para os alunos. A temática abordada pela SD foi Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), que culminou com a criação de uma História em Quadrinhos (HQs), produzida pelos alunos com a mediação do professor. Este trabalho configurou-se como uma proposição de um produto pedagógico, qual seja a SD, que foi desenvolvido com uma turma de segundo ano do Ensino Médio, na Zona da Mata mineira, e, de sua aplicação, emergiu um relato de experiência. O seu objetivo principal consistiu em estimular o protagonismo juvenil e o desenvolvimento do letramento científico. A avaliação de todo o processo foi realizada de forma qualitativa, a fim de diagnosticar se a postura dos discentes se tornou mais dinâmica, favorecendo a construção e consolidação dos saberes biológicos. Nesse sentido, cabe destacar que tais conceitos ultrapassam as questões estritamente acadêmicas, uma vez que conduzem a reflexões acerca da saúde individual e coletiva de uma sociedade.
Abstract: Biology is one of the curricular components that make up the Common High School Curriculum, included in the area of knowledge of Natural Sciences and its Technologies. The topics covered by it cover other areas of knowledge and are also related to everyday situations. Despite covering topics directly and indirectly related to the students' routine, there is a great difficulty for students to associate what is studied and its forms of applicability to daily life and vice versa. Such a problem may be related to the lack of teaching strategies that can allow the student to be an active and reflective agent in the construction, understanding and applicability of the biological knowledge that constitutes their life experiences. Thus, through the methodology called Didactic Sequence, which includes several activities, didactic resources and pedagogical interventions, the aim is to streamline the teaching of Biology making it more meaningful for students. The theme addressed by the Didactic Sequence was Sexually Transmitted Infections, which culminated in the creation of a Comic Story, produced by students with the mediation of the teacher. This work was configured as a proposal for a pedagogical product, namely Didactic Sequence, which was developed with a second-year high school class, in Zona da Mata, Minas Gerais, and from its application, an experience report emerged. Its main objective was to stimulate youth leadership and the development of scientific literacy. The evaluation of the entire process was carried out in a qualitative way, in order to diagnose whether the students' posture became more dynamic, favoring the construction and consolidation of biological knowledge. In this sense, it is worth noting that such concepts go beyond strictly academic issues, since they lead to reflections on the individual and collective health of a society.
Palavras-chave: Sequência didática
Investigação
Infecções sexualmente transmissíveis
História em quadrinhos.
Following teaching
Investigation
Sexually transmitted Infections
Comic
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICB – Instituto de Ciências Biológicas
Programa: Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12074
Data do documento: 11-Ago-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons