https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12065
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
antoniojocelidearaujo.pdf | PDF/A | 1.9 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | A implementação da educação em tempo integral: reflexões sobre o que pensam os estudantes de uma Escola de Ensino Médio em Tempo Integral do Ceará |
Author: | Araújo, Antonio Joceli de |
First Advisor: | Oliveira, Roberto Perobelli de |
Referee Member: | Souza, Elisabeth Gonçalves de |
Referee Member: | Sant'Anna, Priscila Fernandes |
Resumo: | A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação vinculado ao Programa de Pós-Graduação Profissional (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O caso de gestão discorre acerca da implementação da política pública do ensino médio em tempo integral na cidade de Itarema/CE, reflexo da expansão desse modelo na rede estadual do Ceará, alinhada à meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE) e do Plano Estadual de Educação (PEE) de ofertar o tempo integral em no mínimo 50% das instituições de ensino a 25% dos estudantes. Nessa perspectiva, o estudo analisa as reflexões dos estudantes da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Valdo de Vasconcelos Rios. O objetivo geral é analisar propositivamente as percepções dos estudantes face aos desafios da gestão escolar na implantação da proposta. Os objetivos específicos são: descrever a política de ensino médio em tempo integral no Ceará e o contexto de sua implementação na escola; analisar fatores intra e extraescolares que interferem na sua implementação e propor estratégias de adaptação e permanência voltadas para atender às expectativas dos estudantes. A questão de investigação que norteia o desenvolvimento da pesquisa é: “Como a equipe de gestão da EEMTI Valdo de Vasconcelos Rios tem dialogado com os discentes na implementação do ensino médio em tempo integral de modo a propiciar a adaptação e a permanência destes ao/no programa?”. A pesquisa tem em sua perspectiva metodológica a predominância da abordagem qualitativa. Para a coleta de dados, foram criados instrumentos com esse propósito: um questionário não identificado fechado on-line proposto a todos os estudantes da 3ª série e a realização de três grupos focais: (1) Alunos que ingressaram após a implantação da referida política; (2) Alunos que entraram, saíram e retornaram ao tempo integral; e (3) Alunos que permaneceram os três anos em tempo integral. Outros documentos, como: relatórios, atas e instrumentais do Projeto Professor Diretor de Turma, registros diversos, o Projeto Político Pedagógico (PPP) e, ainda documentos e textos oficiais das esferas estadual e federal foram fonte de pesquisa para a dissertação. O referencial teórico contou com autores como: Gonçalves (2006), Cavaliere (2009, 2014), Coelho (2009), Gadotti (2009), Maurício (2009a; 2009b), Arroyo (2012) e Moll (2014). Os resultados da pesquisa apontam para três eixos de estudo: A gestão das variáveis tempo e espaço na educação em tempo integral; o currículo e as possibilidades de diversificação curricular e de construção de itinerários formativos; e as dimensões da educação em tempo integral na formação do educando. Os resultados da pesquisa sustentaram a elaboração do Plano de Ação Educacional (PAE) para a instituição, que tem como ações principais: relatório sobre a infraestrutura escolar; organização de um espaço para descanso dos estudantes; projeto interdisciplinar sobre cansaço; intercâmbio nas turmas de 9º ano; plano de formação da equipe escolar; e organização de eventos e atividades que explorem as múltiplas dimensões humanas. |
Abstract: | This dissertation was developed within the scope of the Professional Graduate Program (PPGP), Master in Management and Evaluation of Education from the Center for Public Policies and Evaluation of Education (CAEd) of the Federal University of Juiz de Fora (UFJF). The management case discusses the implementation of public policy on a full-time high school in the city of Itarema, reflecting the expansion of this model in the state network of Ceará. It should be noted that this policy is in line with goal 6 of the National Education Plan (PNE) and the State Education Plan (PEE) to offer full time in at least 50% of educational institutions to at least 25% of students. In this perspective, the study analyzes students' reflections of EEMTI Valdo de Vasconcelos Rios. The general objective is to analyze in order to propose student’s perceptions in view of the challenges of school management in the implementation of the proposal. The specific objectives are: to describe the full-time high school policy in Ceará and the context of its implementation at school; to analyze intra and extra-school factors that interfere in the implementation; and to propose adaptation and permanence strategies aimed at meeting the expectations of students. The research question is: "How is the management team of EEMTI Valdo de Vasconcelos Rios been dialoguing with the students implementing high school full time in order to provide their adaptation and permanence of student to/in the program?". The research has in its approach methodological perspective the predominance of the research qualitative approach. For data collection, instruments were created for this purpose, such as an anonymous closed on-line questionnaire proposed to all 3rd-grade students and the realization of three focus groups: 1. Students who entered after the implementation of said policy 2. Students who entered, left, and returned full time; and 3. students who spent three years full-time. In the first two cases, selection considered all representatives- In the last, there was a selection based on the responses to the questionnaire. Other documents, such as reports, minutes, and instrumentals of the Teacher Class Director Project, various records, the Political Pedagogical Project (PPP), and also documents and official texts from the state and federal spheres. The theoretical framework included authors such as Gonçalves (2006), Cavaliere (2009, 2014), Coelho (2009), Gadotti (2009), Maurício (2009a; 2009b), Arroyo (2012) and Moll (2009; 2014). The research results point to three axes of study: The management of time and space variables in full-time education; The curriculum and the possibilities for curriculum diversification and the construction of training itineraries; and The dimensions of full-time education in the education of the student, which contribute to the preparation of the Educational Action Plan (PAE) and has as actions: report on school infrastructure; organization of a space for students to rest; interdisciplinary project on tiredness; exchange in 9th grade classes; school team training plan; and .organizing events and activities that explore the multiple human dimensions. |
Keywords: | Tempo integral Implementação Gestão Permanência Currículo Full time Implementation Management Permanence Curriculum |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Program: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12065 |
Issue Date: | 4-Aug-2020 |
Appears in Collections: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
This item is licensed under a Creative Commons License