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Tipo: Dissertação
Título: Para gringo ver: o cinema e as representações do Brasil no início do século XXI
Autor(es): Gasparete, Felipe Reis
Primeiro Orientador: Borges, Gabriela
Membro da banca: Rodrigues, Flávio Lins
Membro da banca: Tavares, Denise
Resumo: Esta pesquisa está voltada a entender as prerrogativas e paradigmas que circundam os estereótipos e clichês do Brasil e dos brasileiros dentro da cinematografia internacional. Usamos a Análise Fílmica como método, questionando e identificando as origens e características de tais definições sobre a imagem nacional e sua população, que em nada se parece com as representações cristalizadas nas películas estrangeiras. Entendemos a importância psicossocial dos estereótipos na construção das identidades, mas indagamos até que ponto esses benefícios se sobrepõem às imagens apresentadas mundialmente. Para isso, fizemos um recorte temporal, selecionando filmes no início do século XXI, e que esbarram nos grandes eventos que ocorreram no Brasil, como a Jornada Mundial da Juventude, a Copa do Mundo de Futebol e as Olimpíadas. Mergulhamos nas obras dos autores Tunico Amâncio (2000), Roberto DaMatta (1994), Homi K. Bhabha (2005), que nos guiaram neste estudo, abrindo caminho para uma melhor compreensão da teoria das representações sociais. Além disso, revisamos a própria cinematografia brasileira, a fim de descobrir quais imagens, ou a falta dela, também ajudaram a construir os clichês e estereótipos nacionais. Nesta dissertação, avaliamos se este olhar estrangeiro permanece o mesmo, ou se houve algumas modificações acerca dos estereótipos pré-determinados.
Abstract: This research aims to investigate the origins of the stereotypes and clichés about Brazil and Brazilians, and how they are represented in the international cinema. Based on Cinema Analysis methodology, we intend to investigate those categories and how they are applied on films about our nation. We understand the importance of the social stereotypes and clichés, but also, we question if they are suitable to embrace all the complexity of Brazil and its habitants. To do this, we made a time cut, picking up films at the beginning of the 21st century, which bump into the big events that took place in Brazil, such as World Youth Day, the Soccer World Cup and the Olympics. We immersed ourselves in the works of the authors Tunico Amâncio, Roberto DaMatta, Homi K. Bhabha, who guided us in this study, paving the way for a better understanding of the theory of social representations.In a second qualitative analysis we investigate how the production of Brazil’s images took place and how they contributed to build the image across the world.
Palavras-chave: Cinema
Estereótipo
Clichê
Brasil
Stereotype
Cliché
Brazil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12049
Data do documento: 28-Ago-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



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