https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12043
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
viviandanieledelima.pdf | 2.1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Saúde mental e meio acadêmico: Uma investigação dos serviços de atendimento ao universitário no município de Juiz de Fora |
Autor(es): | Lima, Vivian Daniele de |
Primeiro Orientador: | Lourenço, Lelio Moura |
Membro da banca: | Neves, Antonio Maurício Castanheira das |
Membro da banca: | Keller, Edelvais |
Resumo: | A conquista de uma vaga na universidade coincide com um período de desenvolvimento significativo na vida dos jovens. Instituições de Ensino Superior têm demonstrado preocupação com os aspectos psicológicos, já que tem sido evidenciado um crescimento do número de sofrimento psicológico nos estudantes universitários. Este estudo teve como objetivo principal investigar o âmbito das crenças dos profissionais lotados em serviços da assistência estudantil acerca da saúde mental dos universitários, bem como das possibilidades interventivas considerando o contexto das universidades públicas e privadas do município de Juiz de Fora – MG. Participaram da pesquisa 20 profissionais (psicólogos, pedagogos, assistentes sociais e médicos) que atuavam em cinco instituições de ensino superior. A metodologia adotada pela pesquisa foi a qualitativa (pesquisa de levantamento). A amostra foi por conveniência, utilizando a técnica de snowball. Os instrumentos utilizados foram dois questionários e uma entrevista semi-estruturada. Os dados das entrevistas foram gravados, transcritos e analisados pela Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Com relação às principais atividades desenvolvidas foram observadas práticas de acolhimento, aconselhamento psicológico, plantão psicológico, atendimentos sociais e pedagógicos individuais, e realização de intervenções em grupo, além de oficinas, rodas de conversa, palestras e encaminhamentos. Com relação às principais crenças acerca do papel profissional, os entrevistados destacaram o papel de acolhimento, de auxílio à adaptação ao contexto acadêmico, promoção e prevenção de saúde, papel de redução de sintomas, humanização, sensibilização, olhar ampliado, reflexão crítica e política. No que se refere às crenças dos profissionais em relação ao papel dos serviços de assistência estudantil, as categorias mais frequentes incluíram: papel de permanência, transformação, trocas e apoio. Em relação à crença dos profissionais acerca dos principais fatores que influenciam no adoecimento acadêmico foram destacados: variáveis psicológicas, dificuldades nos relacionamentos interpessoais, dificuldades econômicas e dificuldades do contexto acadêmico (tais como relação professor e aluno, currículo e competição acadêmica). Por fim, em relação às possibilidades futuras, as principais subcategorias incluíram reformular a divulgação dos serviços, trabalho com os professores, trabalho em rede e interface com outros equipamentos do município. |
Abstract: | The university coincides with a period of significant development in the lives of young people. Higher education institutions, although recently, have shown concern with the psychological aspects involved at this time by their students, since there has been an increase in the number of psychological distress in university students. This study had as main objective to investigate the scope of crimes and perceptions of professionals specialized in student assistance services on university students' mental health, as well as the possibilities of intervention considering the context of public and public universities in the city of Juiz de Fora – MG. Twenty professionals (psychologists, pedagogues, social workers and doctors) participated in the research who worked in five institutions in the city of Juiz de Fora - MG. The methodology adopted by the research was qualitative (survey research). The sample was for convenience, using the snowball technique. The instruments used were two questionnaires and a semi-structured interview. The interview data were recorded, transcribed and analyzed by the Content Analysis proposed by Bardin. Regarding the main activities developed, welcoming practices, psychological counseling, psychological duty, pedagogical consultations, and group interventions, as well as workshops, conversation circles and lectures were observed. Regarding the main beliefs about the professional role, the interviewees highlighted the role of welcoming, helping to adapt to the academic context, qualified listening, health’s promotion and prevention, humanization, expanded view, critical and politics reflection. With regard to the professionals' beliefs regarding the role of student assistance services, the most frequent categories included: reference role, permanence, transformation, exchanges and support. Regarding the perception of professionals about the main factors that influence academic illness, the following were highlighted: psychological variables, difficulties in interpersonal relationships, economic difficulties, and difficulties in the academic context (such as teacher-student relationship, curriculum and academic competition). Finally, in relation to future possibilities, the main subcategories included expanding job possibilities, reformulating the dissemination of services, working with teachers, working in networks and interfacing with other equipment in the municipality. |
Palavras-chave: | Universitários Saúde mental Promoção e prevenção de saúde Crenças Assistência estudantil University students Mental health Health promotion and prevention Beliefs Student assistance |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | ICH – Instituto de Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Psicologia |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12043 |
Data do documento: | 30-Set-2020 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Psicologia (Dissertações) |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons