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Clase: Dissertação
Título : A gestão financeira do PDDE nas Escolas Estaduais de Belo Horizonte/MG da SRE-A: um desafio para os diretores escolares
Autor(es): Lima, Lélia Cristina Silva
Orientador: Alexandrino, Daniela Fantoni de Lima
Miembros Examinadores: Antunes, Katiuscia Cristina Vargas
Miembros Examinadores: Silva, Kelly da
Miembros Examinadores: Figueiredo, Camila Gonçalves Silva
Resumo: A presente dissertação, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), pretende investigar o caso de gestão analisando as dificuldades que os diretores escolares enfrentam para realizar a condução dos recursos financeiros com foco no processo de prestação de contas, que enseja diligências e inadimplências das Caixas Escolares em relação aos recursos financeiros descentralizados do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), repassados às escolas estaduais de Minas Gerais. Para tanto, definiu-se como objetivo geral identificar e analisar as dificuldades enfrentadas pelos diretores escolares das escolas estaduais de Belo Horizonte (BH), Minas Gerais, pertencentes à Superintendência Regional de Ensino de Minas Gerais – Metropolitana A (SRE-A) durante o processo da gestão financeira dos recursos do PDDE e propor um Plano de Ação Educacional (PAE) para aprimorar a condução dos recursos financeiros do referido programa, principalmente em relação à prestação de contas. Dessa forma, esta pesquisa discutiu o financiamento da educação e a forma adequada de realizar a gestão financeira dos recursos do PDDE. A metodologia adotada foi o estudo de caso com abordagem qualitativa e, como instrumento, foi aplicado questionário aos diretores escolares de BH da SRE-A. Por meio dos dados coletados e, em relação à gestão financeira do PDDE, foram detectados problemas que revelaram, principalmente, a falta de: (I) capacitação adequada; (II) manual específico; e (III) profissional fixo e qualificado que auxilie os diretores na prestação de contas. Tendo como parâmetro o diagnóstico realizado, foi desenvolvido um PAE que busca preencher as lacunas que comprometem a gestão financeira dos recursos do PDDE, através de uma capacitação adequada e eficiente que englobe a teoria e a prática, além da elaboração de um manual específico, para que o conhecimento adquirido durante a capacitação seja efetivamente apropriado e consolidado.
Resumen : This dissertation, developed within the scope of the Professional Master's degree in Management and Evaluation of Education (PPGP) of the Public Policies Center and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF), aims to investigate the management case by analyzing the difficulties that school principals face to conduct the management of financial resources focused on the accountability process, that leads to diligences and defaults of the school funds concerning the decentralized financial resources of the Direct Money Program at School (PDDE), transferred to the state schools of Minas Gerais. Therefore, the general objective was to identify and analyze the difficulties faced by the school principals of the state schools of Belo Horizonte (BH), Minas Gerais, belonging to the Regional Superintendence of Education of Minas Gerais - Metropolitan A (SRE-A) during the process of financial management of PDDE resources and to propose an Educational Action Plan (PAE) to improve the conduction of its financial resources, especially about the accountability. Thus, this piece of research discussed educational financing and the appropriate way to carry out the financial management of PDDE resources. The adopted methodology was the case study with a qualitative approach, and as an instrument, a questionnaire was applied to the BH school principals of SRE-A. Through the collected data and, concerning the PDDE financial management, detected problems revealed, mainly, the lack of (I) adequate training; (II) specific manual; and (III) a fixed and qualified professional who assists the principals in the accountability. Having the diagnosis as a parameter, a PAE was developed to fill the gaps that compromise the financial management of the PDDE resources, through adequate and efficient training that encompasses theory and practice, in addition to the elaboration of a specific manual, so that the knowledge acquired during training is effectively appropriated and consolidated.
Palabras clave : Gestão financeira do PDDE
Prestação de contas
Capacitação adequada
PDDE financial management
Accountability
Adequate training
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12027
Fecha de publicación : 30-jun-2020
Aparece en las colecciones: Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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