Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12004
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
luizguilhermeamorimdecastro.pdf2.03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: A latinidad norte-americana vista pela ótica da literatura chica-lit: Alisa Valdes e sua obra Playing with boys
Autor(es): Castro, Luiz Guilherme Amorim de
Primeiro Orientador: Gonçalves, Ana Beatriz Rodrigues
Membro da banca: Nogueira, Nícea Helena de Almeida
Membro da banca: Dutra, Paulo Roberto de Souza
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo estudar um gênero de literatura chamado Chica-Lit, protagonizado por mulheres latinas entre 20 e 30 anos de idade, em ambientes urbanos dos Estados Unidos das América, e em constante conflito entre suas aspirações profissionais e pessoais. O gênero advém do Chick-Lit, com temática semelhante, mas sem os elementos identitários presentes na produção latina. Enquanto o Chick-Lit teve seu início com a obra de Helen Fielding, O Diário de Bridget Jones (lançado em 1996), Alisa Valdes foi a precursora do Chica-Lit, com o seu livro The Dirty Girls Social Club (lançado em 2003), seguido por Playing With Boys (2004). Sua segunda obra é o objeto deste estudo. A latinidad presente na obras de Valdes é o fio condutor do estudo, de maneira a entender onde se localizam, cultural e socialmente, as mulheres latinas, hispânicas e chicanas, dentro da cultura estadounidense. Ao fazermos um histórico que passe pela imigração hispânica nos Estados Unidos, o movimento social e político por direitos dos latinos chamado Chicano Movement, a produção cultural desse povo dentro do país, conseguimos estabelecer as bases para esta investigação, que se utilizou de teorias de home, code-switching, multiculturalismo e sexualidade com o intuito decompreendera cultura híbrida dessas personagens. Consideramos que o Chica- Litestá localizado dentro do que a pesquisadora norte-americana Mary Louise Pratt (1999) classifica como zona de contato, ou o local metafórico onde as várias culturas se entrelaçam e criam um novoespaço de existência.
Abstract: This dissertation aims to study a literary genre called Chica-Lit, whose protagonists are Latina women between 20 and 30 years of age, in urban settings of the United States of America, and in constant conflict between their professional and personal aspirations. The genre stems from Chick-Lit, with a similar theme, but without the identity elements present in the Latin/Hispanic production. While Chick-Lit began with Helen Fielding's Bridget Jones's Diary (1996), Alisa Valdes was Chica-Lit'spioneer, with her books The Dirty Girls Social Club (2003) and Playing With Boys (2004). The Latinidad present in Valdes's works is pivotal to this study, since it establishes where the Latina/Hispanic protagonists are located, culturally and socially, within the American culture. After studying the history of Latino/Hispanic immigration to the USA, the social and political movement for Latino rights in the country, called Chicano Movement, the cultural production of this group in North America, we were able to establish the basis for this investigation, which also uses the theories of home, codeswitching and multiculturalism as components of the hybrid culture of the characters, who are found within the metaphorical area characterized by American researcher Mary Louise Pratt (1999) as contact zones, or the space where various cultures intertwine, and bring about a new space of their existence.
Palavras-chave: Chica-lit
Chick-lit
Latinidad
Chicano movement
Zona de contato
Chica-lit
Chick-lit
Latinidad
Chicano movement
Contact zone
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: -
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12004
Data do documento: 22-Out-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras - Estudos Literários (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons