https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12004
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
luizguilhermeamorimdecastro.pdf | 2.03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | A latinidad norte-americana vista pela ótica da literatura chica-lit: Alisa Valdes e sua obra Playing with boys |
Autor(es): | Castro, Luiz Guilherme Amorim de |
Primeiro Orientador: | Gonçalves, Ana Beatriz Rodrigues |
Membro da banca: | Nogueira, Nícea Helena de Almeida |
Membro da banca: | Dutra, Paulo Roberto de Souza |
Resumo: | Esta dissertação tem como objetivo estudar um gênero de literatura chamado Chica-Lit, protagonizado por mulheres latinas entre 20 e 30 anos de idade, em ambientes urbanos dos Estados Unidos das América, e em constante conflito entre suas aspirações profissionais e pessoais. O gênero advém do Chick-Lit, com temática semelhante, mas sem os elementos identitários presentes na produção latina. Enquanto o Chick-Lit teve seu início com a obra de Helen Fielding, O Diário de Bridget Jones (lançado em 1996), Alisa Valdes foi a precursora do Chica-Lit, com o seu livro The Dirty Girls Social Club (lançado em 2003), seguido por Playing With Boys (2004). Sua segunda obra é o objeto deste estudo. A latinidad presente na obras de Valdes é o fio condutor do estudo, de maneira a entender onde se localizam, cultural e socialmente, as mulheres latinas, hispânicas e chicanas, dentro da cultura estadounidense. Ao fazermos um histórico que passe pela imigração hispânica nos Estados Unidos, o movimento social e político por direitos dos latinos chamado Chicano Movement, a produção cultural desse povo dentro do país, conseguimos estabelecer as bases para esta investigação, que se utilizou de teorias de home, code-switching, multiculturalismo e sexualidade com o intuito decompreendera cultura híbrida dessas personagens. Consideramos que o Chica- Litestá localizado dentro do que a pesquisadora norte-americana Mary Louise Pratt (1999) classifica como zona de contato, ou o local metafórico onde as várias culturas se entrelaçam e criam um novoespaço de existência. |
Abstract: | This dissertation aims to study a literary genre called Chica-Lit, whose protagonists are Latina women between 20 and 30 years of age, in urban settings of the United States of America, and in constant conflict between their professional and personal aspirations. The genre stems from Chick-Lit, with a similar theme, but without the identity elements present in the Latin/Hispanic production. While Chick-Lit began with Helen Fielding's Bridget Jones's Diary (1996), Alisa Valdes was Chica-Lit'spioneer, with her books The Dirty Girls Social Club (2003) and Playing With Boys (2004). The Latinidad present in Valdes's works is pivotal to this study, since it establishes where the Latina/Hispanic protagonists are located, culturally and socially, within the American culture. After studying the history of Latino/Hispanic immigration to the USA, the social and political movement for Latino rights in the country, called Chicano Movement, the cultural production of this group in North America, we were able to establish the basis for this investigation, which also uses the theories of home, codeswitching and multiculturalism as components of the hybrid culture of the characters, who are found within the metaphorical area characterized by American researcher Mary Louise Pratt (1999) as contact zones, or the space where various cultures intertwine, and bring about a new space of their existence. |
Palavras-chave: | Chica-lit Chick-lit Latinidad Chicano movement Zona de contato Chica-lit Chick-lit Latinidad Chicano movement Contact zone |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Letras |
Programa: | - |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12004 |
Data do documento: | 22-Out-2020 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras - Estudos Literários (Dissertações) |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons