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Type: Dissertação
Title: A gestão de resultados da aprendizagem e as ferramentas de gestão de dados disponíveis para as escolas do Estado de Minas Gerais: um caso de gestão
Author: Oliveira, Júlia Nogueira Lima de
First Advisor: Menezes, Marcus Bessa de
Referee Member: Teixeira, Beatriz de Basto
Referee Member: Lima, Maria de Fátima Magalhães de
Resumo: A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). Este estudo tem como indagação norteadora: como utilizar pedagogicamente os dados da aprendizagem dos alunos na escola? Para tanto, inicialmente assumimos a hipótese de que a falta de uso dos dados da avaliação da aprendizagem dos alunos para fazer o diagnóstico do ensino-aprendizagem faz com que as ferramentas de dados disponibilizados pelo Estado de Minas Gerais não fossem utilizadas como uma ferramenta de gestão pedagógica. Adotamos, como metodologia, a pesquisa qualitativa por possibilitar uma abordagem crítica considerando nas análises como a política de Avaliação da Aprendizagem em Larga Escala (AALE) era entendida e utilizada na rotina da escola pesquisada. Como procedimento metodológico, optamos pelo estudo exploratório, questionário não identificado para os professores e entrevista semiestruturada para a supervisora pedagógica e para o vice-diretor. A partir do estudo exploratório, levantamos evidências para subsidiar o questionário e a entrevista. Dessa forma, a nossa pesquisa partiu da análise de dois eixos: o uso dos dados e a liderança do diretor. Após análise, constatamos que, tanto no estudo exploratório quanto no questionário e entrevistas, parte da equipe desconhecia os objetivos da política pública da AALE como ferramenta diagnóstica da aprendizagem, consequentemente, comprometendo o uso das ferramentas de gestão de dados dessas avaliações e o uso dos resultados no planejamento de ações. Dessa forma, trazemos um novo tipo de liderança, a liderança transformacional, em conjunto com a liderança pedagógica do gestor escolar, onde o diretor tem o papel de contribuir para uma visão comum e compartilhada dos objetivos das avaliações externas como ferramenta diagnóstica, assim como despender esforços nas capacidades e motivação dos professores em sala de aula. Visando contribuir para com a apropriação das AALEs e uso das informações geradas para a elaboração do plano estratégico do gestor escolar, apresentamos ao final deste trabalho um Plano de Ação Educacional onde propomos um Sistema de Gestão da Qualidade Educacional (SGQE) para a melhoria contínua dos processos internos de gestão.
Abstract: This dissertation is developed within the scope of the Professional Master in Management and Education Assessment of the Center for Public Policy and Federal University of Education Evaluation of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). This study has as its guiding question: how to pedagogically use the data of students' learning at school? To this end, we initially assumed that the lack of use of student learning assessment data to make the teaching-learning diagnosis means that the data tools provided by the State of Minas Gerais were not used as a management tool pedagogical. We adopted, as a methodology, qualitative research because it allows a critical approach considering in the analyzes how the Large-Scale Learning Assessments (LSLA) policy was understood and used in the researched school routine. As a methodological procedure, we opted for an exploratory study, an unidentified questionnaire for teachers and a semi-structured interview for the pedagogical supervisor and the deputy director. From the exploratory study, we raised evidence to support the questionnaire and the interview. Thus, our research started from the analysis of two axes: the use of data and the leadership of the director. After analysis, we found that, both in the exploratory study, in the questionnaire and interviews, part of the team was unaware of the objectives of LSLA's public policy as a diagnostic learning tool, consequently compromising the use of the data management tools of these assessments and the use of results in action planning. Thus, we bring a new type of leadership, transformational leadership, together with the pedagogical leadership of the school manager, where the principal has the role of contributing to a common and shared vision of the objectives of external evaluations as a diagnostic tool, as well as spending efforts on the capacities and motivation of teachers in the classroom. Aiming to contribute to the appropriation of LSLA’s and the use of the information generated for the elaboration of the school manager's strategic plan, we present at the end of this work an Educational Action Plan where we propose an Educational Quality Management System (SGQE) for the continuous improvement of internal management processes.
Keywords: Gestão escolar
Liderança do diretor
Uso dos dados
School management
Leadership of the director
Use of data
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12000
Issue Date: 25-Sep-2020
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