Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11991
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
leonardoornellaspena.pdfPDF/A1.69 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: O uso de tecnologias digitais pelos professores da Escola Estadual Professora Heloísa Passos
Author: Pena, Leonardo Ornellas
First Advisor: Silva , Ana Carolina Araújo da
Referee Member: Reis , Rita de Cassia
Referee Member: Leite, Bruno Silva
Referee Member: Senra, Clarice Parreira
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). Esta caso de gestão tem como foco o uso de tecnologias digitais presentes na Escola Estadual Professora Heloísa Passos, em PiraporaMG. Nesse contexto, o objetivo geral desta pesquisa é analisar o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) pelos professores da Escola Estadual Professora Heloísa Passos. Foram definidos como objetivos específicos: (i) descrever o cenário que envolve o uso de TDIC pelos professores; (ii) identificar possíveis dificuldades e oportunidades de uso pelos professores; (iii) identificar os recursos digitais mais utilizados; e (iv) identificar as possibilidades de intervenções didáticas, políticas e pedagógicas que a gestão escolar pode realizar para favorecer a utilização das TDIC na escola. A questão de pesquisa está relacionada em possibilitar uma compreensão do uso dos recursos tecnológicos e das ferramentas digitais na sala de aula para responder: como as tecnologias digitais estão presentes na escola por meio dos professores? Para tanto, a metodologia utilizada neste trabalho tem uma abordagem qualitativa em um estudo de caso, desenvolvido por meio de pesquisa de campo na escola em questão. Na tentativa de respondermos à questão da pesquisa, utilizamos questionários e entrevistas semiestruturadas na fase de coleta de dados com a amostra de 21 professores. Tivemos como base, ainda, pesquisas sobre o uso das TDIC na educação e na gestão educacional das escolas brasileiras. A análise de conteúdo foi subdividida em dois eixos e revelou que há uma demanda por formações de cunho prático do tipo oficina ou outro tipo de evento interativo, que possibilitem a experimentação de tecnologias digitais pelos professores, de forma a permitir a familiarização com essas ferramentas. De posse dessas informações, propomos um Plano de Ação Educacional de formação continuada para disseminação da cultura digital e da tecnológica nesta escola, que visa desenvolver, em seus professores, competências pedagógicas para o uso de tecnologias digitais. Por meio de formações práticas e eventos de disseminação da cultura digital propostos no PAE, iremos favorecer um maior domínio pedagógico no uso de TDIC pelos professores para que as tecnologias digitais causem uma verdadeira transformação nas formas de ensinar e de aprender em nossa escola.
Abstract: The present dissertation was developed within the scope of the Professional Master’s in Education Management and Evaluation (PPGP) from the Center for Public Policy and Education Evaluation at the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). This study focuses on the use of digital technologies present at the State School Professora Heloísa Passos, in Pirapora-MG. In this context, the general objective of this piece of research is to analyze the use of Digital Technologies of Information and Communication (TDIC) by the teachers of the State School Professora Heloísa Passos. Specific objectives were defined: (i) to describe the scenario involving the use of TDIC by teachers; (ii) to identify possible difficulties and opportunities in the TDIC use by teachers; (iii) to identify the most used digital resources; and (iv) to identify the possibilities of didactic, political and pedagogical interventions that school management can carry out to favor the use of TDIC in the school. The research question is related to enabling an understanding of the use of technological resources and digital tools in the classroom to answer: how are digital technologies present at school through teachers? Therefore, the methodology used in this work has a qualitative approach in a case study, developed using field research at the school in question. In an attempt to answer the research question, we used questionnaires and semi-structured interviews in the data collection phase with the sample of 21 teachers. The study is also based on researchers about the use of TDIC in education and educational management of Brazilian schools. The content analysis was subdivided into two axes and revealed that there is a demand for practical training of the workshop type or other types of interactive events, which allow the experimentation of digital technologies by teachers, to allow familiarization with these tools. With these data, we propose an Educational Action Plan (PAE) for continuing education to spread digital and technological culture in this school, which aims to develop, in its teachers, pedagogical skills for the use of digital technologies. Through practical training and strategic guidance in school documents proposed in the PAE, we are going to boost greater pedagogical mastery in the use of TDIC by teachers so that digital technologies cause a real transformation in the ways of teaching and learning in our school.
Keywords: Gestão escolar
Tecnologias digitais
Formação docente
Práticas pedagógicas
School management
Digital technologies
Teacher training
Pedagogical practices
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11991
Issue Date: 3-Aug-2020
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons