https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11990
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
valdezitapailalopesbarbosa.pdf | 98.25 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | Os desafios para superação das reprovações no 1ºano do Ensino Médio: um estudo de caso sobre a Escola Estadual Senador Levindo Coelho em Ubá, Minas Gerais |
Author: | Barbosa, Valdezita Paula Lopes |
First Advisor: | Nicolella, Alexandre Chibebe |
Referee Member: | Oliveira Júnior, Lourival Batista de |
Referee Member: | Pazello , Elaine Toldo |
Resumo: | O presente trabalho caracteriza-se como um estudo de caso, desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). A pesquisa objetivou, a partir da observação do contexto escolar da Escola Estadual Senador Levindo Coelho (EESLC), (i) analisar os fatores que levam aos índices de reprovação e, especificamente, a reprovação de um grande percentual de alunos matriculados no 1ºAno do Ensino Médio, (ii) refletir sobre quais aspectos a gestão escolar deve agir para melhorar os resultados desses alunos, (iii) propor um Plano de Ação Educacional que configure como um instrumento de apoio para minimizar a situação encontrada. A escola em destaque é específica de ensino médio, expõe índices de reprovação superiores aos índices nacionais no 1º ano do Ensino Médio nos anos evidenciados pela pesquisa, apresenta baixo índice de violência, não se localiza em área de vulnerabilidade social crítica e recebe alunos de variadas classes sociais do município de Ubá e região. O interesse no tema em questão surgiu do acompanhamento próximo do problema identificado a partir da experiência da autora como professora da rede estadual de educação de Minas Gerais e gestora na escola pesquisada. Para alcançar os objetivos propostos foi definida como metodologia principal a utilização de questionários e pesquisa qualitativa e quantitativa em documentos de fonte primária e secundária da EESLC e da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais (SEEMG). Neste caso de gestão foram analisados o perfil o aluno e os fatores extra e intraescolares, no esforço de entender quais seriam os responsáveis pelo alto índice de reprovação recorrente na EESLC. A pesquisa revelou o preparo insuficiente do aluno ao chegar ao Ensino Médio e a deficiência das práticas pedagógicas adotadas pela escola EESLC. A partir dos achados, um Plano de Ação Educacional (PAE) se desenhou com propostas baseadas na adoção de práticas pedagógicas diferenciadas que propiciem ao aluno com dificuldades a oportunidade de aprovação com aprendizado real por meio de um acompanhamento diferenciado ao longo do ano letivo, com identificação das necessidades de cada um. Para a escola, a proposta do PAE visa a conquista de um padrão de desempenho livre dos expressivos números da reprovação. |
Abstract: | The present work is characterized as a case study, developed within the scope of the Professional Master in Management and Evaluation of Public Education (PPGP) of the Center for Public Policies and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd / UFJF). From the observation of the school context of the State School Senador Levindo Coelho (EESLC), the research aimed to: (i) analyze the factors that lead to failure rates and, specifically, the disapproval of a large percentage of students enrolled in the 1st Year of Education (ii) to reflect on what aspects school management should take to improve the results of these students, (iii) to propose an Educational Action Plan that can be configured as a support instrument to minimize the situation found. The high school is specific to secondary education, exhibits higher rates of disapproval than the national indices in the first year of high school in the years evidenced by the survey, presents a low level of violence, is not located in an area of critical social vulnerability and receives students of various social classes of the municipality of Ubá and region. The interest in the subject in question arose from the close monitoring of the problem identified from the experience of the author as a teacher of the state education network of Minas Gerais and manager at the school researched. To achieve the proposed objectives, the main methodology was the use of questionnaires and qualitative and quantitative research in primary and secondary source documents of EESLC and the State Secretariat of Education of Minas Gerais (SEE-MG). In this case, management the profile of the student and the extra and intra-school factors were analyzed, in the effort to understand which would be responsible for the high recurrence rate in EESLC. The research revealed the insufficient preparation of the student in high school and the deficiency of the pedagogical practices adopted by the EESLC school. Based on the findings, an Educational Action Plan (PAE) was designed with proposals based on the adoption of differentiated pedagogical practices that allow the student with difficulties the opportunity for approval with real learning through a differentiated monitoring throughout the school year, with the needs of each. For the school, the PAE proposal aims at achieving a free performance standard of expressive failure numbers. |
Keywords: | Reprovação Ensino Médio Gestão escolar School failure High school School management |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Program: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11990 |
Issue Date: | 18-Nov-2018 |
Appears in Collections: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
This item is licensed under a Creative Commons License