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dc.contributor.advisor1Ramos, Maria Lúcia Bueno-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9373853760102806pt_BR
dc.contributor.referee1Zago, Renata Cristina de Oliveira Maia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3987257122606257pt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro, Maria Izabel Meirelles Reis Branco-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9474379903398229pt_BR
dc.creatorCastro, Thalita Barbosa de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2020-12-03T15:42:25Z-
dc.date.available2020-12-01-
dc.date.available2020-12-03T15:42:25Z-
dc.date.issued2019-08-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11977-
dc.description.abstractAt the beginning of the twentieth century, in a context of advanced social revolution, an artistic avant-garde breaks out, new sociocultural and economic patterns germinated and constructed or known as Constructivism. Genuine Russian aesthetic movement that integrates as artisanal techniques and artistic industrial production, bringing its production to the daily lives of citizens and adapting to the needs of a new socialist society. It is in this social space that the work of artists Liubova Popova and Varvara Stepanova was established. To delineate all this historical episode finally attempted as concerns: how did their work make a convergence between fashion and art at the beginning of the century, and how did this historical agreement came about? Do the gender dynamics used in the movement understand the place of women and the gender reorganizations used in this new regime of altered ceiling changes? The aim of the research is to draw a historical approach of three fields of production and knowledge: applied arts, fashion and gender, understood within the field of arts. Bringing the elements of intersections as the object of fundamental analysis for investigation, this intersection being a central figure in the production of artists, with a survey of discourse about the artistic objectpt_BR
dc.description.resumoNo início do século XX, em um contexto de revolução social avançado, eclodiu uma vanguarda artística, novos padrões socioculturais e econômicos germinaram e construíram o que conhecemos como Construtivismo, movimento estético genuínamente russo, que integrava as técnicas artesanais e a produção industrial à prática artística, levando sua produção ao cotidiano dos cidadãos e se adequando às necessidades de uma nova sociedade socialista. Foi neste espaço social que o trabalho das artistas Liubova Popova e Varvara Stepanova se estabeleceu. Delinear todo este episódio histórico tentara por fim as inquietações: como o trabalho destas mulheres fez uma convergência entre moda e arte no início do século e como se deu este acordo histórico? As dinâmicas de gênero estabelecidas no movimento nos fez entender o lugar das mulheres? As reorganizações de gênero estabelecidas neste novo regime teceram mudanças significativas? O objetivo da pesquisa foi traçar uma abordagem histórica de três campos de produção e conhecimento: artes aplicadas, moda e gênero, compreendidos dentro do campo das artes. Trazendo os elementos das interseções como objeto de análise fundamental para a investigação. Sendo que na interseção central figura a produção das artistas, com a qual levantamos discurso sobre o objeto artístico.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIAD – Instituto de Artes e Designpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLiubova Popovapt_BR
dc.subjectVarvara Stepanovapt_BR
dc.subjectModapt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectArtes aplicadaspt_BR
dc.subjectConstrutivismopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectLiubova Popovapt_BR
dc.subjectVarvara Stepanovapt_BR
dc.subjectFashionpt_BR
dc.subjectArtpt_BR
dc.subjectConstructivismpt_BR
dc.subjectGenrept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.titleLiubova Popova e Varvara Stepanova: convergências entre moda e vanguarda no início do século XXpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações)



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