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Tipo: Dissertação
Título: Luzes e cores: uma proposta pedagógica para o ensino de Física
Autor(es): Bechtlufft, Josélia Margarida de Paiva
Primeiro Orientador: Menezes, Paulo Henrique Dias
Membro da banca: Senra, Clarice Parreira
Membro da banca: Nogueira, Giovana Trevisan
Resumo: Ensinar física sempre foi um desafio, principalmente quando se trata de alunos do ensino médio. Esta dissertação surgiu do questionamento de como transformar uma aula de física para alunos secundaristas numa atividade mais prazerosa, mais interativa e de fácil compreensão. Para isso, elaboramos uma sequência didática, baseada nos princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa, para abordar o conteúdo de luz e cor. A sequência foi aplicada em uma turma do 2º ano do ensino médio a partir de duas questões norteadoras que inquiriam os alunos sobre o porquê de enxergarmos os objetos e o porquê de enxergarmos as cores. A partir dessas questões, foram desenvolvidas uma série de atividades, baseadas em experimentos com materiais de baixo custo, para levar os alunos ao desenvolvimento da compreensão da relação entre luz e cor no seu dia a dia. A análise envolveu dados quantitativos e qualitativos, coletados por meio de questionários com questões fechadas e abertas, além das observações realizadas em de sala de aula. Os resultados indicam que houve uma apropriação significativa dos conteúdos de ensino por parte dos alunos e que também foram estimuladas habilidades que podem contribuir para o desenvolvimento de um pensamento de ordem superior.
Abstract: Teaching Physics has always been a challenge, particularly when dealing with high school students. This thesis arose from the questioning of how to transform a physics class for high school students into a more enjoyable, more interactive, and easier to understand activity. For that, we elaborated a didactic sequence, based on the principles of the Theory of Meaningful Learning, to address the content of light and color. The sequence was applied to a class of the second year of high school. It was based on two guiding questions that asked students about why we see objects and colors. From these questions, a series of activities were developed, grounded in experiments using low-cost materials, to lead students to develop an understanding of the relationship between light and color in their daily lives. The analysis involved quantitative and qualitative data, collected through questionnaires with closed and open questions, in addition to observations made in the classroom. The results indicate that there was a more significant appropriation of the teaching content by the students and that skills were also stimulated that can contribute to the development of higher order thinking.
Palavras-chave: Ensino de física
Luz e cor
Aprendizagem significativa
Pensamento de ordem superior
Physics teaching
Light and color
Meaningful learning
Higher order thinking
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Mestrado Profissional em Ensino de Física (SBF)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11957
Data do documento: 7-Ago-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (Dissertações)



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