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Clase: Dissertação
Título : Os efeitos da descontinuidade da política de educação integral em uma escola da Zona da Mata Mineira
Autor(es): Silva, Willen Aragão
Orientador: Alviano Júnior, Wilson
Miembros Examinadores: Lemos, Daniel Cavalcanti de Albuquerque
Miembros Examinadores: Gonçalves, Maria Célia da Silva
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado discutiu a descontinuidade da política de Educação Integral. Com vista a ampliar a vivência e o tempo do aluno na escola, a política de Educação Integral foi interrompida em grande parte das escolas do estado de Minas Gerais no primeiro semestre de 2019, o que gerou prejuízos diversos. Assim, esta proposta de estudo chegou à Escola Estadual Teodorico Ribeiro, a qual está situada no bairro Furtado de Menezes, localizado na região leste da cidade de Juiz de Fora-MG. Essa escola integra a Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais e oferece os anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). A maioria dos discentes da escola são crianças oriundas de bairros conflagrados e de alta vulnerabilidade social. A escola oferecia a Educação Integral desde 2016, com cerca de cem alunos por ano. Dada essa descontinuidade na política, a pergunta norteadora definida para este estudo foi: quais ações podem ser tomadas pela gestão da Escola Estadual Teodorico Ribeiro de Assis para minimizar/superar os desafios gerados? Os objetivos definidos para este estudo foram: i) descrever as dificuldades encontradas com a descontinuidade da política de tempo integral na escola citada, ii) analisar as consequências relacionadas à cessação da educação integral na escola e iii) propor ações que levem à superação/minimização dos desafios encontrados. A metodologia utilizada foi o estudo de caso com abordagem qualitativa. Como instrumentos para o desenvolvimento da pesquisa e coleta de dados foram utilizadas as seguintes técnicas: entrevistas semiestruturadas, questionários e pesquisa documental. Dentro do recorte aplicado neste estudo, limitamos os sujeitos envolvidos à escola pesquisada, onde foi investigado os efeitos das descontinuidades da política de Educação Integral. As análises foram divididas em três eixos: i) concepções de Educação Integral e de Educação em Tempo Integral, ii) os desafios da gestão pedagógica perante as descontinuidades na política de Educação Integral, iii) os desafios da gestão escolar na condução da política de Educação Integral. A partir dessas análises, no capítulo três, foi construído o Plano de Ação Educacional (PAE) com três ações: i) criação de uma comunidade de prática, ii) reestruturação do PPP alinhado à educação integral, iii) proposta de ampliação de parcerias. É esperado que com essas ações a escola consiga minimizar os efeitos da descontinuidade, sendo ela parte fundamental na construção de uma educação humana integral, junto à família e comunidade.
Resumen : This dissertation was developed within the scope of the Professional Master in Management and Evaluation of Education (PPGP) of the Center for Public Policy and Evaluation of Education at the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The management case studied discussed the discontinuity of the Comprehensive Education policy. In order to expand the student's experience and time at school, the Comprehensive Education policy was interrupted in most schools in the state of Minas Gerais in the first semester of 2019, which generated several losses. Thus, this study proposal arrived at the Teodorico Ribeiro State School, which is located in the Furtado de Menezes neighborhood, located in the eastern region of the city of Juiz de Fora-MG. This school is part of the State Education Network of Minas Gerais and offers the Initial Years of Elementary Education (1st to 5th year). Most of the school's students are children from conflicted neighborhoods with high social vulnerability. The school has been offering Integral Education since 2016, with around one hundred students per year. Given this discontinuity in politics, the guiding question defined for this study was: what actions can be taken by the management of the Teodorico Ribeiro de Assis State School to minimize / overcome the challenges generated? The objectives defined for this study were: i)to describe the difficulties encountered with the discontinuity of the full-time policy at the aforementioned school, ii) to analyze the consequences related to the cessation of integral education at school and iii) to propose actions that lead to overcoming / minimizing of the challenges encountered. The methodology used was a case study with a qualitative approach. As instruments for the development of research and data collection, the following techniques were used: semi-structured interviews, questionnaires and documentary research. Within the scope that was applied in this study, we limited the subjects involved to the researched school, where the effects of the discontinuities of the Integral Education policy were investigated. The analyzes were divided into three axes: i) conceptions of Integral Education and Full-Time Education, ii) the challenges of pedagogical management in the face of discontinuities in the policy of Integral Education, iii) the challenges of school management in the conduct of Education policy Integral. From these analyzes, in chapter three, the Educational Action Plan (PAE) was built with three actions: i) creation of a community of practice, ii) restructuring of the PPP in line with integral education, iii) proposal to expand partnerships. It is expected that with these actions the school will be able to minimize the effects of discontinuity, being a fundamental part in the construction of a comprehensive human education, together with the family and community.
Palabras clave : Política pública
Educação integral
Educação em tempo integral
Public policy
Integral education
Full-time education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11954
Fecha de publicación : 7-ago-2020
Aparece en las colecciones: Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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