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Type: Dissertação
Title: A relação universidade-escola evidenciada por meio dos estágios supervisionados: um olhar para a recepção dos licenciandos nas escolas estaduais de Juiz de Fora
Author: Pereira, Lethycia Lopes
First Advisor: Reis, Rita de Cássia
Referee Member: Silva, Ana Carolina Araújo da
Referee Member: Cabral, Wallace Alves
Resumo: A presente pesquisa de mestrado pertence ao Programa de Pós-graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O estudo tem caráter qualitativo e visou investigar o que a universidade e as escolas fazem para a recepção e a promoção dos estagiários no ambiente escolar e quais são as relações estabelecidas entre essas instituições. Nossa questão de pesquisa é: quais são os elementos necessários para a elaboração de orientações para as escolas da Educação Básica, no que diz respeito à recepção e ao acompanhamento dos estágios supervisionados obrigatórios dos cursos de licenciaturas da UFJF? Os autores do campo da Educação com os quais dialogamos defendem o estágio como um espaço de formação inicial e continuada de professores, enfatizando o papel da escola e do professor supervisor como coformadores dos licenciandos. Além disso, ressalta-se a importância de haver uma troca de experiência entre os pares e momentos de reflexão conjunta entre todos os envolvidos no estágio supervisionado. Para atingir nossos objetivos, elencamos as escolas da rede estadual do município de Juiz de Fora (MG) que mais receberam estagiários nos últimos três anos. Desse modo, selecionamos três escolas e utilizamos como instrumento de coleta de informações a entrevista semiestruturada com os gestores e os professores supervisores que mais tiveram estagiários nas respectivas escolas. Além disso, também entrevistamos os professores orientadores da UFJF responsáveis por esses estágios nas instituições selecionadas. A partir de nossas análises, identificamos as relações tecidas durante a disciplina de estágio supervisionado e as ações que auxiliam no estreitamento da relação entre a universidade e a escola. A pesquisa nos possibilitou elaborar um Plano de Ação Educacional com orientações para as escolas, para a universidade e para a Superintendência Regional de Ensino de Juiz de Fora, no que diz respeito à recepção e promoção dos estagiários no ambiente escolar, consolidando o estágio supervisionado como um elemento fundante da formação de professores. Esperamos que essas orientações contribuam para a melhoria da qualidade das licenciaturas da universidade, prevalecendo a relação entre os pares, entre universidade e escola, e levando à construção de um conhecimento de forma coletiva nas duas instituições. Por fim, busca-se a valorização do estágio para a formação inicial e continuada de professores.
Abstract: This master's research belongs to the Professional Graduate Program in Management and Evaluation of Public Education (PPGP) of the Center for Public Policies and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/ UFJF). The study has a qualitative aspect and aimed to investigate what the university and the schools do for the welcoming and promotion of interns in the school environment and what are the relations established between these institutions. Our research question is: what are the necessary elements for the elaboration of guidelines for Basic Education schools, regarding to the reception and monitoring of the mandatory supervised internships of UFJF undergraduate courses? The authors from the field of Education who we spoke with defend the internship as a space for initial and continuing teacher qualification, emphasizing the role of the school and the supervising teacher as cotrainers of undergraduate students. In addition, it is emphasized the importance to Exchange experience between peers and moments of communal reflection between all those involved in the supervised internship. To achieve our goals, we listed the state schools in the municipality of Juiz de Fora (MG) that have received the most interns in the last three years. Thus, we selected three schools and used the semi-structured interview with the supervising managers and teachers who had the most interns in the respective schools as a methodological tool. Furthermore, we also interviewed UFJF supervising professors responsible for these internships at selected institutions. From our analyzes, we identified the relationships made during the supervised internship discipline and the actions that help in strengthening the relationship between the university and the school. The research enabled us to develop an Educational Action Plan with guidelines for schools, the university and the Regional Superintendence of Teaching of Juiz de Fora, with regard to the welcoming and promotion of interns in the school environment, consolidating the supervised internship as a fundamental element of teacher training. We hope that these guidelines will contribute to the improvement of the quality of university degrees, prevailing the relationship between peers, between university and school, and leading to the construction of knowledge collectively in both institutions. Finally, the aim is to enhance the internship for initial and continuing teacher qualification.
Keywords: Formação de professores
Estágio supervisionado
Relação universidade-escola
Teacher training
Supervised internship
University-school relationship
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11950
Issue Date: 4-Aug-2020
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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