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Tipo: Dissertação
Título: Política de acesso das pessoas com deficiência no ensino superior: estudo de caso da UFJF
Autor(es): Junqueira, André Luís Reis
Primeiro Orientador: Antunes, Katiuscia Cristina Vargas
Membro da banca: Alexandrino, Daniela Fantoni de Lima
Membro da banca: Lopes, Ana Lucia Adriana Costa e
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado discutiu a política pública regulamentada no ano de 2017 pelo Ministério da Educação - MEC, que garantiu, por meio de reserva de vagas, o acesso das pessoas com deficiência - PCDs ao Ensino Superior. O estudo abordou o ingresso dessas pessoas na Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF e as dificuldades enfrentadas pela Comissão criada pela instituição para análise técnica dos laudos médicos entregues pelos candidatos, tendo em vista que os candidatos a essas vagas precisam comprovar na matrícula, com laudo médico, que possuem algum tipo de deficiência. Como questão norteadora, buscou-se identificar: de que forma o processo de matrícula de pessoas com deficiência na UFJF pode ser aprimorado? O objetivo analítico é identificar os principais problemas enfrentados pelo setor de Análise de Documentos de Matrícula, em assegurar somente a quem for de direito as vagas para pessoas com deficiência na UFJF. Os objetivos específicos foram descrever como é feita a matrícula das PCDs na UFJF e o processo de trabalho da Comissão de Análise de Pessoas com Deficiência da UFJF. Diante dos problemas de gestão encontrados, o trabalho tem como objetivo propositivo criar um plano de ação para propor melhorias nos procedimentos de matrícula. Esta dissertação está dividida em três capítulos. No primeiro capítulo, apresentamos o caso de gestão e um estudo sobre as políticas inclusivas no Ensino Superior no Brasil e na UFJF, além de ser feita uma análise de como é o processo de matrícula dos alunos PCDs e do trabalho de análise da Comissão de Análise de Documentos de Matrícula de Pessoas com Deficiência, bem como da legislação sobre o tema. No segundo capítulo apresentamos a fundamentação teórica sobre o tema inclusão e a questão da intersetorialidade. Também abordamos o percurso metodológico da pesquisa, passando pela pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e a pesquisa de campo. No terceiro capítulo, propusemos o plano de ação, com sugestões de melhorias no processo de matrícula das PCDs na UFJF.
Abstract: This dissertation was developed within the scope of the Professional Master's in Education Management and Evaluation (PPGP) from the Center for Public Policies and Education Evaluation at the Federal University of Juiz de Fora (CAEd / UFJF). The management case studied discussed the public policy regulated in 2017 by the Ministry of Education - MEC, which guaranteed, by reserving places, the access of people with disabilities - PCDs to Higher Education. The study addressed the admission of these people to the Federal University of Juiz de Fora - UFJF and the difficulties faced by the Commission created by the institution for technical analysis of the medical reports delivered by the candidates, considering that the candidates for these vacancies need to prove in the enrollment, with medical report, who have some type of disability. As a guiding question, we sought to identify: how can the enrollment process for people with disabilities at UFJF be improved? The analytical objective is to identify the main problems faced by the Registration Documents Analysis sector, in ensuring only those who are entitled to vacancies for people with disabilities at UFJF. The specific objectives were to describe how the enrollment of PCDs at UFJF is done and the work process of the UFJF's Analysis of People with Disabilities Commission. In view of the management problems encountered, the work aims to create an action plan to propose improvements in the registration procedures. This dissertation is divided into three chapters. In the first chapter, we present the case of management and a study on inclusive policies in Higher Education in Brazil and at UFJF, in addition to an analysis of the process of enrolling students with PCDs and the analysis work of the Analysis Commission. Registration Documents for People with Disabilities, as well as legislation on the subject. In the second chapter we present the theoretical foundation on the theme of inclusion and the issue of intersectoriality. We also address the methodological path of the research, including bibliographic research, documentary research and field research. In the third chapter, we proposed the action plan, with suggestions for improvements in the registration process for PCDs at UFJF.
Palavras-chave: Inclusão
Ensino Superior
Pessoas com Deficiência
Inclusion
University education
Public policy
Disabled people
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11910
Data do documento: 16-Dez-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)
PROQUALI - Dissertações



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