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Clase: Dissertação
Título : Ensinando anatomia através de jogos: análise da percepção e ganho cognitivo dos alunos em aulas de biologia para o ensino médio.
Autor(es): Nunes, Paulo Sérgio Ferreira
Orientador: Rezende, Alice Belleigoli
Co-orientador: Macêdo, Simone Moreira de
Miembros Examinadores: Hohl, Rodrigo
Miembros Examinadores: Oliveira, Vanessa Neves de
Resumo: Atualmente, no contexto do ensino médio, um dos temas abordados na Biologia é a constituição do corpo humano e uma dificuldade frequentemente relatada pelos alunos é assimilar os nomes “técnicos” relativos às estruturas e também suas localizações anatômicas. Isso leva a dificuldades de aquisição do conhecimento e memorização, refletindo também no desempenho dos estudantes. É cada vez maior a necessidade de utilização de novas estratégias pedagógicas que possam inovar o ensino da anatomia, tornando a aprendizagem mais acessível e atrativa para os alunos. Neste contexto, os jogos educativos são materiais didáticos valiosos. Eles motivam os alunos e despertam o interesse deles pelo conteúdo. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um jogo educativo para o aprendizado de anatomia humana e utilizá-lo como ferramenta complementar no ensino médio de uma escola pública, avaliando a percepção e ganho cognitivo dos alunos. O trabalho foi realizado na disciplina de Biologia do segundo ano do ensino médio, nas duas turmas sob regência do professor Paulo Sérgio Ferreira Nunes, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Mercês Garcia Vieira, em São José do Calçado - Espírito Santo, no ano de 2019. A proposta foi elaborar um jogo de cartas que mesclasse a dinâmica do UNO, que é muito conhecido e presente no dia a dia dos estudantes da escola, com o conteúdo de anatomia humana – o UNUMANO. Inicialmente, os sistemas do corpo humano foram estudados em aulas expositivas ou em casa através de material preparado e enviado pelo professor. Os alunos então ajudaram a construir o jogo em sala de aula ao longo do ano: receberam cartas contendo apenas as figuras de estruturas corporais que deveriam ser preenchidas com o nome, sistema e localização. Ao final do estudo de todos os sistemas, o UNUMANO estava completo e foi utilizado pelos alunos, que jogavam em grupos de 4 a 5 estudantes, sempre sob supervisão do professor. Após um período de jogos, foi aplicado um teste de verificação de conhecimentos (TVC) cujos resultados foram comparados com os da turma do ano anterior, que teve as aulas ministradas pelo mesmo professor e recebeu os mesmos materiais, porém sem a utilização do jogo. Os alunos também responderam a um questionário de percepção sobre o UNUMANO. A utilização do jogo melhorou o desempenho no TVC de anatomia dos estudantes das turmas de 2019, cujas médias foram superiores a dos alunos que cursaram a disciplina no ano letivo de 2018. Dos 78 alunos que vivenciaram o UNUMANO, a maioria teve uma percepção geral positiva em relação ao jogo avaliando-o com uma nota média de 9,58 ± 0,66 (média ± SD), e 95,6% dos estudantes concordaram que o jogo de anatomia teve um impacto positivo na aprendizagem e estimulou a participação ativa do aluno neste processo. Em adição, 94,1% dos alunos concordaram que o jogo melhorou a compreensão do conteúdo e 76,4% afirmaram que ele ajudou na memorização do nome das estruturas. Os resultados sugerem que o jogo educativo foi uma excelente alternativa para aperfeiçoar a aprendizagem de anatomia na disciplina de Biologia no ensino médio, melhorando a percepção discente e o ganho cognitivo dos estudantes. Em adição, o UNUMANO aumentou o protagonismo do educando na construção do conhecimento e aproximou o conteúdo de Biologia do seu cotidiano.
Resumen : Currently, in the context of high school, one of the topics taught in Biology is the constitution of the human body and a difficulty frequently reported by students is to assimilate the “technical” names related to structures and their anatomical positions. This leads to difficulties in memorizing and acquiring knowledge, reflecting on student’s performance. The use of new pedagogical strategies that can innovate the teaching of anatomy is necessary, making learning more accessible and attractive to students. Educational games are valuable teaching material that motivate students and arouse their interest in the content. The objective of this project was to develop an educational game for the learning of human anatomy and use it as a complementary tool in public high school, assessing the students' perception and cognitive gain. The project was carried out with the Biology discipline in the second year of high school, in the two classes supervised by teacher Paulo Sérgio Ferreira Nunes at the Mercês Garcia Vieira Elementary and High School in São José do Calçado-ES in the year 2019. The proposal was to develop a card game that mixes the dynamics of UNO, a game known and present in the students’ daily lives, with the content of human anatomy - UNUMANO. Initially, the systems of the human body were studied in lectures or at home through material prepared and sent by the teacher. The students then helped build the game in the classroom throughout the year: they received cards containing only the images of anatomical structures that should be filled in with name, system and location in human body.At the end of the study of all systems, the game was concluded and UNUMANO was used by students who played in groups of 4 to 5 people, always under the teacher’s supervision. After a period of playing the game, a knowledge acquisition test was given to the students, and the results were compared with those of the previous year's class which had lectures taught by the same teacher and received the same materials, but without using the card game. The students also answered a perception questionnaire about UNUMANO. This game activity improved the performance in the anatomy knowledge acquisition test in the intervention group, whose students’ averages were higher than those of the students who had the discipline in the year 2018. Most of the 78 students who tried UNUMANO had a positive perception of the game with an average of 9.58 ± 0.66 (mean ± SD), and 95.6% of the students agreed that the anatomy game had a positive impact on learning and stimulated the student’s active participation in this process. In addition, 94.1% of the students agreed that the game improved the understanding of the content and 76.4% thought it helped in memorizing the name of the structures. The results suggested that the educational game is an excellent alternative to increase the learning of anatomy in High School students, improving their perception and cognitive gain. In addition, UNUMANO increased the student’s role in the construction of knowledge and brought the content of Biology closer to their daily lives.
Palabras clave : Anatomia humana
Jogos educativos
Ganho cognitivo
Percepção discente
Ensino médio
Biologia
Human anatomy
Educational games
Cognitive gain
Student’s perception
High school
Biology
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: ICB – Instituto de Ciências Biológicas
Programa: Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO
Clase de Acesso: Acesso Embargado
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11893
Fecha de publicación : 29-jul-2020
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)



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