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Clase: Tese
Título : Os sentidos do brincar para professores de uma escola pública de educação infantil de Boa Vista/RR: implicações para a formação docente.
Autor(es): Carmo, Ana Claudia Paula do
Orientador: Santos, Núbia Aparecida Schaper
Miembros Examinadores: Monteiro, Sandrelena da Silva
Miembros Examinadores: Moreira, Ana Rosa Costa Picanço
Miembros Examinadores: Ibiapina, Ivana Maria Lopes de Melo
Miembros Examinadores: Duarte, Rosangela
Resumo: Este resumo apresenta a pesquisa de doutorado que objetivou analisar como os professores que atuam no 1° e 2° períodos da Educação Infantil, em uma escola da rede municipal de Boa Vista-RR, constroem os sentidos sobre o brincar e refletir sobre essas significações na prática pedagógica com crianças pequenas.Consideramos a criança como um ser de relações em processo de descobertas, aprendizagens e transformações. Pensar a criança como ser ativo nas relações sociais, confere considerá-la integrada a um processo psicológico, social, cultural e histórico, constituída em um tempo específico. Desta forma, problematizamos as noções de infância, de criança e de brincar a partir de um campo específico do conhecimento: a Psicologia Histórico-Cultural e nela ancoramos a nossa perspectiva epistemológica de pensar essas noções datadas em um tempo-espaço determinado pela história e pela cultura. Atualmente, a discussão sobre a formação dos profissionais que atuam na Educação Infantil ganha relevo e consistência. Neste sentido, a questão orientadora da pesquisa surge das inquietações geradas a partir da possibilidade de avanços e desafios na Educação Infantil, na perspectiva em que seja possível compreender e valorizar a capacidade cognitiva, afetiva e criativa da criança. Assim, apresentamos o brincar como o ponto essencial de discussão deste trabalho, pois entendemos que integrar a educação com a brincadeira, na Educação Infantil, passa pela forma como a criança é vista e entendida, uma vez que compreendemos que o brincar deve ser o eixo que conduz as práticas no campo da Educação Infantil.Esta pesquisa está circunscrita à abordagem qualitativa, com a perspectiva metodológica da pesquisa crítica de colaboração, uma vez que possibilita o diálogo entre pesquisador e pesquisado, tendo como ponto principal a compreensão e transformação dos contextos escolares. A linguagem do professor como objeto e instrumento foi considerada, pois expõe como é o pensar a sala de atividades e nela as relações estabelecidas. A sessão reflexiva foi o instrumento para a produção dos dados e os núcleos de significação foram o caminho para a análise.A partir das falas dos participantes da pesquisa foi possível tecer reflexões que possibilitaram compreender, conhecer formas diferentes de perceber-se e perceber o mundo, integrando os sentidos dos professores sobre o brincar à prática pedagógica. Para os resultados destapesquisa foi fundamental constatar que os professores percebem de forma crítica as situações vividas no espaço educacional e conseguem ir mais além, tanto com relação ao papel da Secretaria Municipal de Educação e as posturas que assume como também no que diz respeito a ideias e conceitos que entendem ser necessários para que ampliem os conhecimentos a respeito da educação de crianças pequenas. A compreensão da necessária transformação da prática pedagógica que ofereça espaços, tempos e atividades que verdadeiramente considerem a criança, o brincar, o imaginar, o criar, com respeito e valorização aos interesses e particularidades infantis, foi apresentadapelos professores como fundamental depois das discussões e reflexões feitas durante as sessões.
Resumen : This abstract presents a doctor research that aims in analizing how the teachers from the 1stand 2ndgrades of public preschool in Boa Vista-RR, construct meanings about playing and also reflect about these meanings in pedagogical practice with small kids. We assume that the child is also a real human being, in process of discovery, learnings and transformation. Thinking of the child as an active being in social relationships means consider him/her integrated in a psychological, social, cultural and historical process, constituted at a specific time. This way, we problematize the notions of childhood, child and playfrom a specific field of knowledge: the Historical -Cultural Psychology and anchor in it our epistemological perspective of thinking these notions dated in a time-space determined by history and culture. Nowadays, the discussion about the formation of the professional who works in the preschool is highlighted and consistent. Thus, the guiding question of the research arises from the concerns generated from the possibility of advances and challenges in preschool education, from the perspective that it is possible to understand and value the cognitive, affective and creative abilities of a child. Concerning this, we present playing as an essential point of discussion of this work, because we understand that integrating education with playing, in preschool education, is about the way the child is seen and understood, once we understand that playing must be the axis that drives practice in the field of preschool education. This research is limited to the qualitative approach, with the methodological perspectiveof critical collaborative research, since it enables the dialogue between the researcher and the researched, having as it main point the understanding and transformation of school contexts. The teacher’s language as object and instrument was considered because it exposes how the activity room and the relationships established in it are thought. The reflexive session was the instrument for the data production and the cores of meaning were the path to the analysis. From the speeches of the research participants it is intended to weave reflections that make it possible to understand, know different ways to perceive the world, integrating the feelings of teachers about playing to the pedagogical practice. For the result of this research, it was essential to note that the teachers perceive the situations experienced in the educational environment critically, and go further, either as in relation to the role of the County Secretary of Education and the positions it takes, also as in relation to the ideas and concepts they understand to be necessary to expand the knowledge about the education of young children. The understanding of the necessary transformation of the pedagogical practice that offers spaces, times and activities that truly consider the child, the playing, the imagine, the creating, with respect and the appreciation of children’s interests and particularities; it was presented by the teachers as essential after the discussions and reflections made during the sections.
Palabras clave : Educação infantil
Brincar
Formação docente
Preschool
Play
Teach er formation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11886
Fecha de publicación : 4-sep-2019
Aparece en las colecciones: Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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