https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11884
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
analuizadearaujoribeiro.pdf | PDF/A | 2.19 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | A utilização do Laboratório de Educação Matemática na escola: experiências com professores que ensinam matemática. |
Author: | Ribeiro, Ana Luiza de Araújo |
First Advisor: | Escher, Marco Antônio |
Referee Member: | Kindel, Dora Soraia |
Referee Member: | Silva, Leonardo José da |
Resumo: | Esta pesquisa apresenta uma investigação sobre a implementação do Laboratório de Educação Matemática na escola básica. A partir da pergunta diretriz: “Quais vozes estão presentes ao apresentar o Laboratório de Educação Matemática como proposta pedagógica na escola básica?”, almejou-se estudar a relação laboratório-escola por meio da experiência com professores durante um curso de formação continuada. A fim de orientar o estudo, os objetivos específicos norteadores foram: realizar estudo teórico acerca dos temas centrais da pesquisa; obter informações específicas por meio de questionários enviados a professores de Juiz de Fora/MG e região; estruturar e oferecer um curso de formação continuada sobre o Laboratório de Educação Matemática para professores da escola básica e identificar aspectos expressivos nas falas dos professores e da equipe da escola frente aos temas discutidos. Os eixos teóricos utilizados para o embasamento do estudo foram o socioconstrutivismo, a formação continuada de professores e a utilização de materiais didáticos manipuláveis no processo de ensino e de aprendizagem. O estudo, de cunho qualitativo, foi desenvolvido por meio de questionários e experiências com professores participantes do curso de formação continuada, na cidade de Juiz de Fora/MG e região. Com o objetivo geral de aproximar os participantes do ambiente do laboratório, o curso também pretendia estimular o processo de estruturação desse local na escola e proporcionar aos professores reflexões e discussões sobre o tema. Por meio da observação participante, as informações coletadas durante o curso foram analisadas a partir da divisão dos locais de fala entre os professores e a equipe da escola. Após a análise de dados, verificou-se que as vozes expressadas pelos professores e equipes das escolas foram positivas em relação ao laboratório e sua importância no processo de ensino e aprendizagem. Da mesma forma, foram constatadas dificuldades na implementação desse ambiente por ambos, além de alguns momentos de divergência entre os dois locais de fala. Essas adversidades corroboram com as necessidades, como os autores estudados apontavam, da relevância da formação continuada de professores. |
Abstract: | This research presents an investigation about the implementation of the Mathematical Education Laboratory in the elementary school. From the guiding question: “What voices are present when presenting the Mathematical Education Laboratory as a pedagogical proposal in the elementary school?”, it has aimed to study the laboratory-school relationship through the experience with teachers during a continuing education course. In order to guide the study, the specific objectives were: to conduct a theoretical study about the central themes of the research; to obtain specific information through questionnaires sent to teachers from Juiz de Fora/MG and region; to structure and offer a continuing education course about the Mathematical Education Laboratory for elementary school teachers and to identify expressive aspects in the speeches of teachers and school staff regarding the topics that were discussed. The theoretical axes used for the basis of the study were socioconstructivism, the continuing education of teachers and the use of manipulative teaching materials in the teaching and learning process. The qualitative study was developed through questionnaires and experiences with teachers participating in the continuing education course in the city of Juiz de Fora/MG and region. Within the general goal of bringing participants closer to the laboratory environment, the course also intended to stimulate the process of structuring this place in the school and provide teachers with reflections and discussions on the subject. Through participant observation, the information collected during the course was analyzed by dividing the place of speech between teachers and school staff. After data analysis, it was verified that the voices expressed by teachers and school teams were positive regarding the laboratory and its importance in the teaching and learning process. Similarly, some difficulties were found in the implementation of this environment by both, as well as some moments of divergence between the two place of speech. These adversities corroborate the needs, as the authors previously studied pointed out, of the relevance of continuing teacher education. |
Keywords: | Educação matemática Laboratório de educação Matemática Materiais didáticos manipuláveis Formação continuada Escola básica Mathematical education Mathematical education laboratory Manipulative teaching materials Continuing education Elementary school |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Program: | Programa de Pós-graduação em Educação Matemática |
Access Type: | Acesso Aberto |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11884 |
Issue Date: | 13-Dec-2019 |
Appears in Collections: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
This item is licensed under a Creative Commons License