Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11883
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
josepaulodeabrahimabdalla.pdfPDF/A2.16 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Os cursos de graduação e pós-graduação na modalidade a distância da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal de Juiz de Fora: Conquistas, reflexões e desafios
Author: Abdalla, José Paulo de Abrahim
First Advisor: Sanabio, Marcos Tanure
Referee Member: Borges, Eliane Medeiros
Referee Member: Longaray, André Andrade
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP), do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora. O caso de gestão estudado visou identificar possibilidades de aperfeiçoamento no bacharelado em Administração Pública, ministrado na modalidade a distância pela Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal de Juiz de Fora. Assim, a questão que moveu este processo de investigação é: que ações e práticas podem ser implementadas para gerar melhorias no desdobramento pedagógico do curso supramencionado? Para tanto, adotou-se um percurso metodológico focado numa abordagem qualitativa e de cunho exploratório, por meio da qual, a pesquisa bibliográfica assumiu contorno relevante, na elaboração da base teórica somando-se assim à adoção da pesquisa documental, utilizada no contato com documentação de fonte primária existente na Faculdade. Por fim e, com vistas à inserção no campo, foi adotado o estudo de caso, tendo como instrumento de coleta de dados, um roteiro específico, que por sua vez, sustentou a realização de entrevistas, do tipo semiestruturadas com os sujeitos selecionados, mediante critério amostral definido por conveniência/julgamento do pesquisador. Concluídas as análises dos dados, foram identificadas possíveis ações de melhoria, dentre as quais se podem destacar: desenvolver e implementar um instrumento de avaliação do curso; implementar um processo de formação e capacitação continuada e gerar ações para ampliar o envolvimento da direção da unidade com as práticas de educação a distância ali executadas. Tais ações foram agrupadas em um plano de ações propositivas, com vistas a contribuir para o aprimoramento do curso e suas práticas de gestão
Abstract: This dissertation was developed under the Professional Master in Management and Evaluation of Education (PPGP), Center for Public Policy and Evaluation of Education, Federal University of Juiz de Fora. The management case studied aimed to identify possibilities for improvement in the BA in Public Administration, taught at a distance by the Faculty of Administration and Accounting Sciences of the Federal University of Juiz de Fora. Thus, the question that drove this research process is: what actions and practices can be implemented to generate improvements in the pedagogical development in the above mentioned course? Therefore, a methodological approach was adopted focused on a qualitative and exploratory approach, whereby the bibliographic research assumed relevant outline, in the elaboration of the theoretical basis adding to the adoption of documentary research, used in contact with documentation primary source from the Faculty. Finally, and with a view to insertion in the field, a case study was adopted, using as a data collection instrument, a specific script, which in turn supported the conduct of semi-structured interviews with the selected subjects through sample criteria defined by convenience /judgment of the researcher. After the data analysis, was possible to identify improvement actions, among which we can highlight: develop and implement a course evaluation instrument; implement a process of continuing education and training and generate actions to increase the involvement of the unit's management with the distance education practices performed there. These actions were grouped into a purposive action plan, with a view to contributing to the improvement of the course and its management practices.
Keywords: Caso de gestão
Modalidade a distância
Possibilidades de aperfeiçoamento
Management case
Distance modality
Possibilities for improvement.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11883
Issue Date: 15-Jan-2020
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)
PROQUALI - Dissertações



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons