https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11837
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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valériafabricarneiromarques.pdf | PDF/A | 5.15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Cine para todos: Imaginários e memórias do cinema no bairro Borboleta |
Autor(es): | Marques, Valéria Fabri Carneiro |
Primeiro Orientador: | Musse, Christina Ferraz |
Membro da banca: | Thomé, Cláudia de Albuquerque |
Membro da banca: | Brum, Alessandra Souza Melett |
Resumo: | Esta dissertação tem como objetivo central compreender o processo de criação de sociabilidades relativas ao cinema de rua. Os cinemas de rua caracterizavam-se por serem salas dedicadas à exibição fílmica que tinham suas portas voltadas para a rua. Estas casas de espetáculo viveram seu ápice nas primeiras décadas do século XX e acabaram entrando em declínio, especialmente, a partir de 1980. Deste momento em diante, o cinema passa a ocupar as salas de shoppings centers e desloca-se o cerne da experiência com o espaço urbano para o da atividade de consumo capitalista. Na cidade de Juiz de Fora, localizada na Zona da Mata em Minas Gerais, os cinemas de rua tiveram destaque tanto espacialmente, quanto em relação à influência que exerciam nos jovens. As memórias relativas a esses espaços proporcionam um retrato da vida cultural da cidade, bem como das identidades e das sociabilidades que suscitavam. Nesta pesquisa utilizamos como objeto central de estudo as memórias de frequentadores do Cine-Theatro Paratodos, cinema do bairro Borboleta, antiga colônia alemã. Como o objeto estudado nesta pesquisa é, além de um cinema de rua, um cinema de bairro, nos interessa também perceber como se davam as relações culturais em um espaço mais periférico em relação ao centro da cidade. Dessa forma, a discussão teórica dessa pesquisa trabalha os conceitos de cité e ville, utilizando autores como Sennett (2018), Certeau (1998) e Kuster e Pechman (2014); o ato de movimentar-se no tecido urbano, bem como as relações entre memória, identidade e espaço, trabalhando com as obras de Pallasmaa (2018), Corrêa (2009) e Halbwachs (1990); as relações entre o cinema e a cidade de Juiz de Fora, na qual são utilizadas como referências os trabalhos de Musse (2008), Stehling (1979) e Ferraz (2010). A pesquisa também busca reimaginar o espaço do cinema através de depoimentos e reconstruções gráficas de como eram os interiores do Cine-Theatro Paratodos. Para trabalhar com os depoimentos utilizou-se a Metodologia de História Oral com base nas reflexões de Thompson (1992) e Worcman e Pereira (2006). Ao final deste estudo foi possível observar como o cinema mobilizou diversas sociabilidades no bairro e fortaleceu os vínculos entre a comunidade e o espaço em que está inserida. |
Abstract: | This dissertation aims to understand the process of creating sociability related to street cinema. Street cinemas were characterized by being rooms dedicated to the cinematic exhibition that had their doors facing the street. These theaters lived at their peak in the early decades of the twentieth century and eventually declined, especially from 1980 onwards. From then on, the cinema occupies the halls of shopping malls and shifts the core of the experience with urban space to that of capitalist consumer activity. In the city of Juiz de Fora, located in Zona da Mata in Minas Gerais, street cinemas were prominent both spatially and in relation to their influence on young people. The memories related to these spaces provide a picture of the cultural life of the city, as well as the identities and sociability they raised. In this research we used as a central object of study the memories of patrons of the Cine-Theatro Paratodos, cinema of the district Borboleta, former German colony. As the object studied in this research is, besides a street cinema, a neighborhood cinema, we are also interested in perceiving how cultural relations took place in a more peripheral space in comparison with the center of town. Thus, the theoretical discussion of this research works the concepts of cité and ville, using authors such as Sennett (2018), Certeau (1998) and Kuster and Pechman (2014); the act of moving in the urban fabric, as well as the relations between memory, identity and space, working with the works of Pallasmaa (2018), Corrêa (2009) and Halbwachs (1990); the relations between the cinema and the city of Juiz de Fora, in which the works of Musse (2008), Stehling (1979) and Ferraz (2010) are used as references. The research also seeks to reimagine the space of cinema through testimonials and graphic reconstructions of what were the interiors of the Cine-Theatro Paratodos. To work with the statements we used the Oral History Methodology based on the reflections of Thompson (1992) and Worcman and Pereira (2006). At the end of this study it was possible to observe how the cinema mobilized various sociability in the neighborhood and strengthened the bonds between the community and the space in which it operate |
Palavras-chave: | Cinema Cidade Memória Sociabilidade História oral Cinema City Memory Sociability Oral History |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Comunicação Social |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Comunicação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11837 |
Data do documento: | 27-Fev-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Comunicação (Dissertações) |
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