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Tipo: Tese
Título: A construção/negociação de papéis e posições em uma atividade híbrida de entrevista-debate
Autor(es): Pacheco, Roberta Fernandes
Primeiro Orientador: Silveira, Sonia Bittencourt
Membro da banca: Rocha, Luiz Fernando Matos
Membro da banca: Vieira, Amitza Torres
Membro da banca: Oliveira, Maria do Carmo Leite de
Membro da banca: Pinto, Diana de Souza
Resumo: Esta tese tem o objetivo de examinar como as atribuições e reivindicações de papéis e posições são negociadas interacionalmente pelos participantes de uma entrevista-debate e como essa negociação constrói esse formato híbrido de atividade. A partir de uma perspectiva Interacional em Linguística (COUPER-KULEN e SELTING, 2001), a tese é ancorada nos estudos teóricos sobre papel (SARANGI, 2010, 2011a, 2011b; WEIZMAN, 1996, 2006, 2008) e posicionamento (LANGENHOVE e HARRÉ, 1999; WEIZMAN, 2008), além das conceptualizações que circundam o tipo de atividade (SARANGI, 2000; EMMERTSEN, 2007). O estudo adota uma abordagem qualitativa e interpretativa, baseada em um estudo de caso, utilizando as contribuições da Análise da Conversa (SACKS, SCHEGLOFF e JEFFERSON, 1974) como ferramenta de análise. O corpus é composto por três edições do programa Roda Viva, que se caracteriza como um programa de entrevistas, em que diversos temas são abordados e discutidos pelos participantes que compõem a mesa em cada uma de suas edições. Os resultados de análise evidenciam que há uma relação de interdependência interacional entre esses três construtos – papel, posição e atividade – na construção da atividade e na negociação de papéis e posições.
Abstract: This thesis aims to examine how roles and positions assignment and claims are interactionallly negotiated by participants of a debate interview and how this negotiation constructs this hybrid activity. From an interactional perspective in Linguistic (COUPER-KULEN and SELTING, 2001), this study is anchored in theoretical studies about role (SARANGI, 2010, 2011a, 2011b; WEIZMAN, 1996, 2006, 2008) and positioning (LANGENHOVE and HARRÉ, 1999; WEIZMAN, 2008), beyond the conceptualizations that surround the type of activity (SARANGI, 2000; EMMERTSEN, 2007). This research adopts a qualitative and interpretive approach, based on a case study, using the contributions of Conversation Analysis (SACKS, SCHEGLOFF and JEFFERSON, 1974) as an analysis tool. The corpus consists of three editions of Roda Viva TV show that is characterized as an interviews show, in which various themes are raised and discussed by the participants that form the table in each of its editions. The analysis results show that there is a relationship of interactional interdependence between these three constructs – role, position and activity – in activity construction and in roles and positions negotiation.
Palavras-chave: Papel
Posicionamento
Atividade Híbrida
Interação
Role
Positioning
Hybrid activity
Interaction
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras: Linguística
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1181
Data do documento: 5-Dez-2013
Aparece nas coleções:Doutorado em Linguística (Teses)
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