https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11806
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
marcelabrasilgalvão.pdf | PDF/A | 11.96 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Família e escola: o envolvimento das famílias na formação do leitor de literatura |
Autor(es): | Galvão, Marcela Brasil |
Primeiro Orientador: | Micarello, Hilda Aparecida Linhares da Silva |
Co-orientador: | Moreira, Ana Rosa Picanço |
Membro da banca: | Neves, Vanessa Ferraz Almeida |
Membro da banca: | Santos, Núbia Aparecida Schaper |
Resumo: | Esta dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, no âmbito da linha de pesquisa “Linguagem, Conhecimento e Formação de Professores”. Investiga o envolvimento das famílias na formação do leitor de literatura, nos anos iniciais do ensino fundamental, em uma escola da rede municipal de Juiz de Fora- MG. Ainda, investiga como elas estão envolvidas e como esse envolvimento é visto pelos gestores e professores, de modo a perceber quais as consequências desse processo para tal formação. A pesquisa, de viés qualitativo, é alicerçada nos princípios de Mikhail Bakhtin, no campo da filosofia da linguagem, e em Vigostki, na perspectiva histórico cultural. Como instrumentos metodológicos para produção de dados foram utilizados a entrevista com as professoras e gestoras, a observação das reuniões de pais e/ou responsáveis na escola e a análise documental do Projeto Político Pedagógico da escola, das fichas avaliativas e de um bilhete enviado às famílias referente ao empréstimo de livros. Os dados foram analisados com base na filosofia da linguagem de Mikhail Bakhtin, compreendendo que todos esses instrumentos são situações de produção de enunciados, uma vez que todos eles são dados verbais. As análises foram estruturadas com base nas instâncias em que se dá a relação entre famílias e escola, principalmente nos dispositivos criados pela escola com a finalidade de efetivar sua parceria com as famílias, especialmente no que concerne ao envolvimento destas com a formação dos leitores de literatura. |
Abstract: | This dissertation was developed in the Graduate Program in Education, Faculty of Education, Federal University of Juiz de Fora, in the scope of the research line ―Language, Knowledge and Teacher Training, investigates the involvement of families in the formation of literature reader, in the early years of elementary school, in a school of the municipal network of Juiz de Fora-MG. Still, investigate how they are involved and how this involvement is seen by managers and teachers, in order to understand the consequences of this process for such formation. The research, qualitative bias, is based on the principles of Mikhail Bakhtin, in the field of philosophy of language, and Vigostki, in the historical cultural perspective. The methodological instruments used to produce data were interviews with teachers and managers, observation of parents and/or responsible meetings at school, and documentary analysis of the school's Pedagogical Political Project, of the evaluation sheet and a ticket sent to families concerning book lending. The data were analyzed based on Mikhail Bakhtin's philosophy of language, understanding that all these instruments are situations of utterance production, since they are all verbal data. The analyzes were structured based on the instances in which the relationship between families and schools occurs, especially on the devices created by the school with the purpose of making its partnership with families, especially with regard to their involvement with the formation of readers. |
Palavras-chave: | Relações entre famílias e escola Mediação Formação de leitor literário Families. Scholl Mediation Formation of literary readers |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11806 |
Data do documento: | 9-Set-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação (Dissertações) |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons