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Clase: Dissertação
Título : Gestão do conhecimento no serviço de inspeção escolar de uma Superintendência Regional de Ensino do interior de Minas Gerais
Autor(es): Gomes, Douvânio de Oliveira
Orientador: Santos, Ilka Schapper
Miembros Examinadores: Miranda, Denise Rangel
Miembros Examinadores: Silva, Iverson Geraldo da
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida durante o curso de Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). A motivação para o desenvolvimento deste trabalho se deve à importância dos trabalhos prestados pelo inspetor escolar no sistema mineiro de educação no Estado de Minas Gerais, bem como à busca de como estariam se constituindo as ações ligadas à gestão do conhecimento (GC) no setor de inspeção e quais seriam os possíveis aprimoramentos relacionados à GC no Serviço de Inspeção Escolar (SIE). O presente estudo analisou o processo da gestão do conhecimento produzido pelos inspetores escolares de uma Superintendência Regional de Ensino (SRE) do interior de Minas Gerais. Foi atribuído a essa SRE o nome de Ethéria, tratando-se esse de um nome fictício adotado para resguardar a identidade da instituição e dos demais envolvidos nesta pesquisa, visto se tratar de uma pesquisa com fim puramente acadêmico, cujo intuito é o de analisar a gestão e os processos de trabalhos no Setor de Inspeção e, em momento algum, objetivou-se realizar denúncia e/ou incriminar alguém. Nesse sentido, a pergunta norteadora deste estudo é: quais ações podem ser adotadas para propor aprimoramento em processos relacionados à gestão do conhecimento produzido pelos inspetores escolares da SRE de Ethéria? Os objetivos definidos para este estudo foram: descrever a respeito da inspeção escolar, evidenciando sua responsabilidade no processo de fluxo de informações entre os órgãos educacionais e aferir os procedimentos de GC produzidos a partir da atuação dos inspetores escolares na SRE de Ethéria; realizar um estudo de referenciais teóricos a respeito de GC com vistas a proceder a uma análise dos dados apresentados na pesquisa de campo; e i propor ações que sistematizem as informações com vistas ao aprimoramento da implantação da GC no SIE. A hipótese do estudo é a de que o SIE da SRE de Ethéria pode potencializar a gestão do conhecimento produzido nesse setor. Para tanto, utilizou-se como metodologia uma abordagem qualitativa e, como instrumento para coleta de informações, foi aplicado questionário aos inspetores da SRE de Ethéria, também realizou-se entrevistas com diretores da SRE e com responsáveis pelo protocolo e arquivo da SRE. O referencial teórico utilizado se pauta, principalmente, na teoria desenvolvida por Nonaka e Takeuchi (1997) e por Longo et al. (2014) sobre gestão do conhecimento. Após análise dos dados obtidos na pesquisa de campo, foi proposto um Plano de Ação Educacional (PAE) com vistas a contribuir para o aperfeiçoamento dos processos do SIE, mais especificamente, aqueles que permitam sanar as dificuldades relacionadas às diversas etapas da gestão do conhecimento produzido no serviço de inspeção.
Resumen : This thesis was developed during the master‟s degree at Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The motivation to developing this paper is due to the importance of the services provided by school inspector in the education system of The Minas Gerais State, as well as for the pursuit would be constituting the actions connected to the knowledge management in the inspection area and what would be the possibles enhancements related to the knowledge management to the School Inspection Service. The current study analyzed the process of the knowledge management produced by school inspectors of one Region Superintendency of Education in the countryside of Minas Gerais. This Region Superintendency of Education is called Etheria, being a fictitious name to protect the identity of the Institution and all the others involved in this research, at this is an academic purpose research, whose purpose is analyze the management and the work processes in the Inspection area and, in no way, the aim was report or incriminate someone. In this way, the leading question is: which actions can be taken to improve the processes related to the knowledge management produced by school inspectors from Ethéria? The aims to this study are: describe concerning of school inspection, emphasizing its responsability in the process flow of information between the educational institutions and assess the procedures of knowledge management produced by the school inspectors performance at Etheria; carry out a theoretical framework study concerning knowledge management to analyze the data submitted on the field research; and propose actions that systematize the information to improve the implementation of the knowledge management to the School Inspection Service. The study hypothesis is that the School Inspection Service from Ethéria may enhance the knowledge management yielded in this segment. For this purpose, was used as methodology a qualitative approach, a questionnaire was applied to the Ethéria inspectors to gather information and the managers and the responsible for the protocol and files was interviewed as well. The theoretical framework used is guided mainly by Nonaka e Takeuchi (1997) and by Longo et al. (2014). After analysis of the data taken from the field research, was proposed an Education Plan of Action to contribute to improvement of the School Inspection Service processes, more specifically, those which solve the difficulties related to the various stages from the knowledge management in the inspection servisse.
Palabras clave : Gestão do conhecimento
Gestão pública
Inspeção escolar
Knowledge management
Public management
School inspection
SECI model
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11768
Fecha de publicación : 15-ene-2020
Aparece en las colecciones: Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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