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Tipo: Tese
Título: Mulheres jovens, selfies, feminilidades e subjetividades em imagens
Autor(es): Machado, Nathalye Nallon
Primeiro Orientador: Ferrari, Anderson
Membro da banca: Castro, Roney Polato de
Membro da banca: Rodrigues, Cristiano José
Membro da banca: Souza , Marcos Lopes de
Membro da banca: Dias, Rosimeri de Oliveira
Resumo: Esta tese, realizada com mulheres jovens de uma escola pública da periferia de Juiz de Fora, MG, trata da relação entre as imagens selfies - que são publicadas nas Redes Sociais de cada uma das participantes – e a constituição de subjetividades que, afetadas pelos dispositivos de feminilidade, possibilitam às mulheres constituírem-se. Este trabalho problematizou a importância da imagem na constituição de sujeitos, principalmente mulheres, por sua intensa relação com padrões de beleza e comportamento impostos pela sociedade em que nos inserimos. Amparei-me em autoras e autores da perspectiva pós-estruturalista que nos levam a pensar como nos constituímos, como os jogos de verdade nos capturam e como as relações nos subjetivam. Por meio desta perspectiva fui instigada a perguntar constantemente e a repensar sobre como nos tornamos o que somos. Os Estudos de Gênero e da Cultura Visual também ampararam a condução desta tese, que foi se delineando no diálogo com as autoras e autores, mas também com os encontros com as jovens, as orientações e o Grupo de Pesquisa. Importante ressaltar que este trabalho considera a educação como um processo amplo, em que a mídia e a própria sociedade exercem influência na forma dos indivíduos constituírem-se. Nos encontros realizados por meio de Grupos Focais privilegiei o contato entre as jovens e seus relatos orais ou imagéticos sobre si. Cabe dizer que não trata-se de um estudo conclusivo ou explicativo do que sejam selfies e juventude, mas um investimento em problematizar a relação que existe em constituir-se como mulher jovem, por meio de imagens. Neste processo assumi que a educação dos sujeitos acontece em várias situações da vida e que os artefatos culturais, como as páginas de Redes Sociais, são instâncias educativas que influenciam na forma que cada uma entende sua existência e sua relação com o mundo e as pessoas.
Abstract: This thesis, performed with young women from a public school in the outskirts of Juiz de Fora, MG, deals with the relationship between selfies images - which are published in the social networks of each of the participants - and the constitution of subjectivities that, affected by the devices. of femininity, enable women to be constituted. This work problematized the importance of image in the constitution of subjects, especially women, due to its intense relationship with beauty and behavior standards imposed by the society in which we operate. I will draw on authors and authors from the poststructuralist perspective who lead us to think about how we constitute ourselves, how truth games capture us, and how relationships subjectify us. Through this perspective I was prompted to constantly ask and rethink how we become who we are. The Gender and Visual Culture Studies also supported the conduction of this thesis, which was outlined in dialogue with the authors, but also with the meetings with the young people, the orientations and the Research Group. Importantly, this work considers education as a broad process, in which the media and society itself influence the shape of individuals. In the meetings held through Focus Groups I privileged the contact between the young women and their oral or imaginary reports about themselves. It should be said that this is not a conclusive or explanatory study of what selfies and youth are, but an investment in problematizing the relationship that exists in constituting a young woman through images. In this process I assumed that the subjects' education takes place in various life situations and that cultural artifacts, such as the pages of Social Networks, are educational instances that influence how each one understands their existence and their relationship with the world and people.
Palavras-chave: Imagens
Selfies
Subjetividade
Educação
Dispositivo de feminilidade
Images
Subjectivity
Education
Femininity device
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11765
Data do documento: 18-Dez-2019
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação (Teses)



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