https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11760
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
rafaeladacruzcorreateixeira.pdf | PDF/A | 12.3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Desafios e possibilidades para realização de ações pedagógicas na biblioteca escolar: o caso de uma escola estadual mineira |
Autor(es): | Teixeira, Rafaela da Cruz Corrêa |
Primeiro Orientador: | Neves, Lívia Fagundes |
Membro da banca: | Ferreira, Rosangela Veiga Júlio |
Membro da banca: | Domingues Júnior, Paulo Lourenço |
Resumo: | Esta pesquisa discute os desafios e as potencialidades das atividades desenvolvidas na biblioteca da Escola Estadual Deputado Olavo Costa (EEDOC) vinculada à Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. A hipótese de pesquisa é que, devido aos diversos desafios existentes na escola, atualmente, há uma limitação das práticas desenvolvidas na biblioteca da EEDOC, para que este espaço se configure como ferramenta pedagógica. Assim, o estudo busca responder a questão norteadora: Em que medida as práticas realizadas e/ou vinculadas à biblioteca da EEDOC vêm contribuindo para a formação do leitor e para o desenvolvimento dos letramentos na etapa do Ensino Médio (EM)? O objetivo geral é compreender de que forma o uso da biblioteca da EEDOC pode ser aprimorado enquanto espaço para a formação do leitor e para os letramentos. E os objetivos específicos são: (i) descrever o espaço e o trabalho desenvolvido na biblioteca escolar da instituição campo de pesquisa; (ii) analisar as práticas junto às demandas/atividades da biblioteca e a relação da comunidade escolar com esse espaço e (iii) propor a adoção de práticas que favoreçam a utilização da biblioteca escolar pelos sujeitos da escola para que ela cumpra o papel de espaço voltado para a formação de leitores e para os letramentos. No que se refere à perspectiva teórica há dois eixos temáticos, no primeiro autores como Alcântara (2013) e Costa (2013) fundamentam o estudo sobre a biblioteca escolar. No segundo eixo, buscou-se utilizar autores como Cosson e Souza (2011); Butlen (2015) e Street (2003) para discutir algumas especificidades sobre a leitura, a formação de leitores e os letramentos. Como procedimentos metodológicos, utilizou-se as pesquisas documental, bibliográfica, exploratória e de campo. E como instrumentos de coleta de dados optou-se, inicialmente, pela revisão bibliográfica e aplicação de 76 questionários identificados para os alunos do EM com caráter exploratório. Posteriormente, foram realizadas cinco entrevistas semiestruturadas - duas individuais com docentes e três coletivas com grupos de alunos do EM. Para analisar os dados das entrevistas foram criadas quatro categorias: utilização e práticas desenvolvidas na biblioteca; hábitos/rotina de leitura; formação de leitores e letramentos. Os resultados obtidos revelam que apesar dos desafios (os aparentes e os revelados pela pesquisa) em relação às práticas desenvolvidas na biblioteca da EEDOC, estas vem contribuindo, de certa forma, para a formação do leitor e para o desenvolvimento dos letramentos. Isso porque foram identificadas potencialidades nas atividades desenvolvidas e/ou vinculadas a este espaço, como, por exemplo, os projetos de leitura, que motivam, incentivam e despertam o interesse dos alunos com a leitura. Assim, o Plano de Ação Educacional deste estudo traz propostas de aprimoramento destas práticas, indicando a criação de Clubes de Leitura na escola e a inserção da utilização das tecnologias digitais nas atividades da biblioteca. Espera-se que este estudo possa reafirmar a relevância da promoção da leitura pela biblioteca escolar, para que assim este espaço possa contribuir efetivamente para a formação de leitores e para o desenvolvimento dos letramentos. |
Abstract: | This research discusses the challenges and potential of the activities developed in the library of the State School Deputado Olavo Costa (EEDOC) linked to the Minas Gerais State Secretariat of Education. The research hypothesis is that, due to the various existing challenges in the school, currently, there is a limitation of the practices developed in the EEDOC library, to configure this space as a pedagogical tool. Thus, the study seeks to answer the guiding question: To what extent have the practices performed and/or linked to the EEDOC library been contributing to the reader formation and the development of literacies in the high school stage? The general aim is to understand how the use of the EEDOC library can be improved as a space to the reader's formation and literacies. And the specific aims are: (i) to describe the space and the work developed in the school library of the research field institution; (ii) to analyze the practices with the demands/activities of the library and the relationship of the school community with this space and (iii) to propose the adoption of practices that favor the use of the school library by the subjects of the school so that it fulfills the role of space aimed at reader formation and literacies. Concerning the theoretical perspective, there are two thematic axes, in the first authors such as Alcântara (2013) and Costa (2013) support the study on the school library. In the second axis, we sought to use authors such as Cosson and Souza (2011); Butlen (2015) and Street (2014) to discuss some specificities about reading, reader formation, and literacies. As methodological procedures, documentary, bibliographic, exploratory and field types of research were used. And as instruments for data collection it was decided, at first, to review the literature and apply 76 identified questionnaires for high school students with an exploratory character. Subsequently, five semi-structured interviews were conducted - two individuals with teachers and three collectives with groups of high school students. To analyze the interview data, four categories were created: use and practices developed in the library; reading habits/routine; reader formation, and literacies. The obtained results reveal that despite the challenges (the apparent and the ones revealed by the research) concerning the practices developed in the EEDOC library, these have been contributing, in a certain way, to the reader formation and the development of literacies, to the extent that potentialities were identified in the activities developed and/or linked to this space, such as the reading projects, which motivate, encourage and arouse students' interest in reading. Therefore, the Educational Action Plan of this study brings improvement proposals for these practices, for that, we sought to suggest feasible actions, for example, the creation of Reading Clubs at school and the insertion of the usage of digital technologies in library activities. It is expected that this study can reaffirm the relevance of reading promoting by the school library so that this space can effectively contribute to the reader formation and the development of literacies. |
Palavras-chave: | Biblioteca escolar Leitura Letramentos School library Reading Literacies |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11760 |
Data do documento: | 7-Ago-2020 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons