Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11756
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
antoniaveraluciadasilva.pdfPDF/A1.05 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Os desafios vivenciados pela CREDE 15 na implementação do projeto professor aprendiz: um olhar para a mobilização dos professores formadores
Author: Silva, Antonia Vera Lúcia da
First Advisor: Souza, Elisabeth Gonçalves de
Referee Member: Magaldi, Carolina Alves
Referee Member: Barcellos, Marcília Elis
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). A partir das evidências levantadas pelo caso de gestão, buscou-se compreender como a Célula de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem (CEDEA), na Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE 15), pode avançar na implementação do Projeto Professor aprendiz. Assim, estabeleceu-se a seguinte questão de pesquisa: como a CEDEA pode avançar na implementação do Projeto Professor Aprendiz na CREDE 15? Os objetivos propostos para a compreensão desse caso de gestão foram: i) descrever como ocorreu a implementação do Projeto Professor Aprendiz na CREDE 15; ii) analisar os desafios vivenciados na implementação do Projeto Professor Aprendiz; iii) propor um plano de ação que fortaleça a implementação do Projeto Professor Aprendiz na CREDE 15. Para tanto, adotamos como metodologia o estudo de caso com abordagem qualitativa, por se tratar de um fenômeno social inserido em um contexto real e possibilitar a interação com os envolvidos no processo para uma melhor descrição, interpretação e análise do caso. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas estruturadas, das quais participaram formadores, cursistas, coordenadores escolares e técnicos responsáveis pelo referido Projeto, na CREDE 15. O referencial teórico que embasou esta pesquisa é composto pelos estudos realizados por pesquisadores como Shön (2000), Imbernón (2011), Tardif (2014), Nóvoa (1992), Alarcão (2001), Gatti (2008), Freire (1996), entre outros, sobre a concepção de formação continuada na perspectiva da reflexão, a partir da prática pedagógica desenvolvida pelos professores em sala de aula. Após a análise dos dados coletados na pesquisa de campo, constatamos alguns problemas que afetam os avanços necessários na implementação do referido projeto na CREDE 15, como: a limitação do tempo dos professores formadores para estudar e planejar as formações, a insegurança dos docentes para atuar como formadores de seus pares, a falta de um espaço físico adequado para realizar as formações, as falhas na divulgação do projeto professor aprendiz e a insuficiência dos recursos financeiros para a logística das formações. Nesse sentido, propusemos um Plano de Ação Educacional que contempla ações que poderão possibilitar avanços na implementação do projeto professor aprendiz na CREDE 15
Abstract: This dissertation was made for the Professional Master in Management and Public Education Evaluation (PPGP) at the Public Policies and Evaluation Education Center at the Juiz de Fora Federal University (CAEd/UFJF). Based on evidences found by the management case, we try to understand how the School and Learning Development Cell (CEDEA) in the Regional Education Development Coordination (CREDE 15) can advance in the implementation of the Learner Teacher Project. Thus, the following research question was established: how can CEDEA advance in implementing the Learner Teacher Project at CREDE 15? The proposed goals to understand this management case were: i) to describe how the Teacher Learner Project was implemented at CREDE 15; ii) to analyze the challenges experienced in implementing the Teacher Learner Project; iii) to propose an action plan to strengthen the implementation of Teacher Learner Project at CREDE 15. For this, we adopted as methodology the case study and the qualitative research because it is a social phenomenon inserted in a real context and allows interaction with those involved in the process for a better case description and analysis. Data collection was carried out through structured interviews, in which Teacher trainers, course participants, school coordinators and technicians responsible for the referred Project at CREDE 15. The bibliography used in this research consists of studies done by researchers such as Shon (2000), Imbernón (2011), Tardif (2014), Nóvoa (1992), Alarcão (2001), Gatti (2008), Freire (1996) among others about the concept of continuing education in the perspective of reflection from the pedagogical practice developed by teachers in the classroom. After analyzing the data collected in the field research, we found some problems that affect the necessary advances in the implementation of the project at CREDE 15, such as: the limitation of the time of the teacher learner to study and plan the training, the insecurity of the teachers to act as teacher trainers to other teachers, the lack of an adequate physical space to carry out training, errors in the dissemination of the teacher Learner project and the insufficient financial resources for training logistics. In this sense, we proposed an Educational Action Plan that contemplates actions that may enable advances in the implementation of the teacher Learner project at CREDE 15.
Keywords: Formação continuada
Projeto professor aprendiz
Professor formador
Continuing education
Teacher learner project
Teacher trainer
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11756
Issue Date: 16-Jul-2020
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons