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Type: Dissertação
Title: A influência das ações gestoras na qualidade da educação pública: o caso da Escola Estadual São Francisco de Assis, em Carmo do Cajuru/MG
Author: Batista, Eduardo Anísio de Souza
First Advisor: Ferreira, Victor Cláudio Paradela
Referee Member: Castro, Maria Cristina Drumond e
Referee Member: Costa, Débora Vargas Ferreira
Resumo: As instituições de ensino públicas estão inseridas em um sistema bastante competitivo em que sempre se deparam com as maiores e mais diversas mudanças sociais. Elas precisam se adaptar quando estão diante dessas modificações, mas, acima de tudo, precisam preparar os seus estudantes para o exercício pleno da cidadania, como agentes da transformação principalmente. O presente caso de gestão, portanto, descreve e analisa as ações propostas pela equipe gestora da Escola Estadual São Francisco de Assis, localizada em Carmo do Cajuru, Minas Gerais, que podem ter corroborado para a melhoria dos índices educacionais da instituição. Para isso, analisam-se uma série de práticas adotadas pela escola para tentar contornar o quadro no qual se inseria e que colaboraram para a melhoria da qualidade educacional. Observou-se na escola, a partir do ano de 2014, que houve o adiamento no processo de encerramento de turmas, a ampliação de modalidades/níveis de ensino oferecidos com e a retomada do Projeto Educação Integral e Integrada, além do fato de a Secretaria de Estado de Educação ter voltado a investir recursos financeiros com maior aporte na escola. Foram observadas melhorias significativas nos índices educacionais e resultados de avaliações que medem a equidade e a qualidade da educação pública e a proficiência dos alunos, tanto em avaliações externas, quanto em questões relacionados ao fluxo dos alunos (aprovação, aprovação em progressão parcial, abandono, reclassificação, reprovação e transferência). O objetivo da pesquisa foi, portanto, analisar de que forma as práticas gestoras que foram adotadas a partir de 2014 contribuíram para melhoria destes índices educacionais, bem como de que forma o grupo gestor passou a compreender quais e como as forças externas e internas influenciam a empresa escola, buscando, assim, esforços para superação dos desafios. Como objetivo propositivo, foi elaborado um Plano de Ação Educacional abrangendo algumas práticas sistematizadas e experiências que possam ser expandidas para outras escolas. Para a realização da investigação, optou-se pela pesquisa qualitativa, que se revelou mais adequada aos propósitos estabelecidos. Foram utilizadas na coleta de dados: pesquisa bibliográfica, análise documental e entrevistas semiestruturadas. O que se verificou foi que as ações gestoras influenciam diretamente na qualidade da educação pública, partindo principalmente da premissa de que dela depende o bom desempenho e a competência do gestor escolar e sua equipe para organizar, orientar e liderar ações e processos escolares, visando à promoção da aprendizagem e à formação dos seus alunos.
Abstract: Public education institutions are part of a very competitive system where they always face the biggest and most diverse social changes. They need to adapt when faced with these changes, but above all they need to prepare their students for the full exercise of citizenship, as agents of transformation mainly. The present management case, therefore, describes and analyzes the actions proposed by the management team of the São Francisco de Assis State School, located in Carmo do Cajuru, Minas Gerais, which may have corroborated for the improvement of the institution's educational indexes. For this, a series of practices adopted by the school are analyzed in order to try to overcome the situation in which it was inserted and which collaborated to improve educational quality. It was observed in the school from the year 2014, the postponement in the process of closing classes, the expansion of modalities / levels of education offered with and the resumption of the Integral and Integrated Education Project; in addition to the State Department of Education having returned to invest financial resources with greater contribution in this school. Significant improvements were observed in educational indices and results of assessments that measure the equity and quality of public education and students' proficiency; both in external evaluations and in matters related to the flow of students (approval, approval in partial progression, abandonment, reclassification, failure and transfer). The objective of the research was, therefore, to analyze how the management practices that were adopted since 2014 contributed to the improvement of these educational indexes. How the management group came to understand which and how the external and internal forces influence the school company, thus seeking efforts to overcome the challenges. As a propositional objective, an Educational Action Plan was elaborated covering some systematized practices and experiences that can be expanded to other schools. To carry out the investigation, we opted for qualitative research, which proved to be more adequate to the established purposes. Data collection included bibliographic research, document analysis and semi-structured interviews. What was found was that the management actions directly influence the quality of public education, based mainly on the premise that the good performance and competence of the school manager and his team depend on it; to organize, guide and lead school actions and processes aimed at promoting the learning and training of its students.
Keywords: Gestão escolar
Qualidade educacional
Educação pública
School management
Educational quality
Public education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11753
Issue Date: 20-Dec-2019
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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