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Tipo: Dissertação
Título: Interpretação e apropriação dos resultados do SIMAVE: Um estudo de caso do uso das informações da avaliação externa de matemática como instrumento de gestão curricular
Autor(es): Ferreira, Amanda Sena Valdivia
Primeiro Orientador: Ferreira, Rosângela Veiga Júlio
Membro da banca: Kistemann Júnior, Marco Aurélio
Membro da banca: Sant'Anna, Priscila Fernandes
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão discutiu os resultados do SIMAVE/PROEB em Matemática no 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Carmelita Carvalho Garcia, localizada em Santana do Jacaré – MG, que desafiam a gestão da escola a pensar em como melhorar a aprendizagem dos estudantes. Procuramos compreender como os resultados das avaliações em larga escala têm sido apropriados para pensar estratégias educacionais na escola pesquisada. Definimos, então, como questão de pesquisa: quais elementos têm influenciado na manutenção de um elevado percentual de estudantes dessa etapa de escolarização em padrões mais baixos de desempenho? Definimos como objetivos específicos para este estudo: i) identificar evidências do caso de gestão da Estadual Carmelita Carvalho Garcia, investigando elementos administrativos e pedagógicos que poderiam explicar a manutenção dos estudantes em baixos padrões de desempenho em Matemática no Ensino Médio; ii) compreender de que forma os profissionais da instituição lidam com as informações advindas da política pública educacional da avaliação em larga escala, reconhecendo possibilidades e limites de ações gestoras para a promoção da aprendizagem dessa área do conhecimento; iii) propor um plano de ação para a constituição de uma gestão escolar atenta às informações que advierem do lócus de pesquisa, devolvendo à comunidade escolar os investimentos da pesquisa. Assumimos como hipótese de trabalho que reflexões coletivas podem gerar mudanças na proposta de ensino, em torno de uma concepção ampliada da política pública da avaliação em larga escala, entendendo os dados como informações importantes para pensar estratégias de ensino, envolvendo os profissionais das diferentes áreas do conhecimento, que poderiam contribuir, no médio prazo, para um deslocamento dos estudantes à direita da escala de proficiência. Adotamos, como metodologia de pesquisa, a investigação qualitativa por possibilitar uma abordagem crítica, considerando, nas análises, aspectos sociais, culturais e econômicos que podem explicar como os professores da escola investigada compreendem impactos da implementação de políticas públicas no cotidiano das experiências vivenciadas no Ensino Médio. Como instrumentos metodológicos, procedemos a um estudo exploratório do Projeto Político Pedagógico – PPP, das atas de reuniões semanais entre gestores, especialistas e professores, e projetos já realizados na escola, com base em elementos disparadores da reflexão, estrategicamente escolhidos, além de questionário e grupo focal. Com base na análise dos dados, foi possível concluir que há lacunas na equipe pedagógica no que se refere ao entendimento da política de avaliação externa enquanto instrumento de diagnóstico para discussão e orientação curricular. Esse fecho nos levou à definição de cinco ações estratégicas por meio das quais, proporcionarão momentos de reunião com gestores, especialistas e professores da escola para interpretar, apropriar e utilizar das informações proporcionadas pelas avaliações externas, com o propósito de direcionar reflexões pedagógicas e nortear o trabalho colaborativo e participativo dos docentes, com foco na conquista de metas que expressem o avanço na qualidade de ensino-aprendizagem.
Abstract: This present work was developed under the Professional Master Degree in Management and Public Education Evaluation (PPGP) of the Centre for Public Policy and the Education Evaluation Centre of the Federal University of Juiz de Fora (CAED/UFJF). The management case discussed the results of SIMAVE / PROEB in Mathematics in the 3rd year of Carmelita Carvalho Garcia State High School, located in Santana do Jacaré - MG, which challenge the school management to think about how to improve student learning. We seek to understand how the results of largescale evaluations have been appropriate for thinking educational strategies in the school surveyed. We then define as a research question: which elements have influenced the maintenance of a high percentage of students in this stage of schooling in lower performance standards? We defined as specific objectives for this study: i) to identify evidences of the case of management of Carmelita Carvalho Garcia State, investigating administrative and pedagogical elements that could explain the maintenance of students in low performance standards in Mathematics in High School; ii) understand how the institution's professionals deal with the information coming from the public educational policy of large-scale evaluation, recognizing the possibilities and limits of management actions to promote learning in this area of knowledge; iii) to propose an action plan for the constitution of a school management attentive to the information that comes from the research locus, returning the research investments to the school community. We assume as a working hypothesis that collective reflections can generate changes in the teaching proposal, around a broader conception of public policy of large-scale evaluation, understanding the data as important information for thinking teaching strategies, involving professionals from different areas of education. which could contribute in the medium term to a shift of students to the right of the proficiency scale. We adopted, as a research methodology, the qualitative research because it enables a critical approach, considering, in the analysis, social, cultural and economic aspects that can explain how the teachers of the investigated school understand the impacts of the implementation of public policies in the daily experience of teaching. Medium. As methodological instruments, we proceeded to an exploratory study of the Pedagogical Political Project - PPP, the minutes of weekly meetings between managers, specialists and teachers, and projects already carried out at school, based on strategically chosen reflection triggers, as well as a questionnaire and focus group. Based on the data analysis, it was possible to conclude that there are gaps in the pedagogical team regarding the understanding of the external evaluation policy as a diagnostic tool for discussion and curricular guidance. This closure led us to define five strategic actions through which, will provide moments of meeting with school managers, specialists and teachers to interpret, appropriate and use the information provided by external evaluations, with the purpose of directing pedagogical reflections and guiding the collaborative and participative work of teachers, focusing on the achievement of goals that express the advance in the quality of teaching and learning.
Palavras-chave: Apropriação de resultados
Matemática
Ensino médio
SIMAVE
Gestão curricular
Pensamento matemático
Santana do Jacaré
Appropriation of results
Mathematics
High school
Yes
Curriculum management
Mathematical thinking
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11750
Data do documento: 19-Dez-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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