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Tipo: Dissertação
Título: Violência escolar em uma escola estadual: desafios e possibilidades gestoras
Autor(es): Matos, Ibero Ribeiro de
Primeiro Orientador: Ferreira, Rosângela Veiga Júlio
Membro da banca: Oliveira, Roberto Perobelli de
Membro da banca: Silva, Vania Fernandes e
Membro da banca: Sant'Anna, Priscila Fernandes
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estruturou-se a partir da observação de situações de violência entre estudantes de uma escola estadual do estado de Minas Gerais. A violência escolar, objeto de atenção de gestores educacionais, que buscam discutir alternativas estratégicas para a problemática, é oriunda de um amálgama de questões políticas, econômicas, sociais, judiciárias e culturais. Preocupados com o tema, atentos ao que autores de referência discorrem sobre o assunto e investigando o que acontece no espaço escolhido para a pesquisa, trabalhamos com a hipótese de que o quadro de violência escolar pode estar configurado pelo não reconhecimento de um conjunto de sujeitos (estudantes, professores, família) do papel social da instituição escolar. No sentido de confirmar e/ou refutar essa hipótese, definimos como questão de investigação: que sentidos estudantes, professores e demais servidores estabelecem para a instituição escolar investigada, quando perguntados sobre evidências do quadro de violência escolar? Para problematizar essa questão de investigação, observando, em especial, de que maneira a gestão da escola pode contribuir para a comunidade refletir sobre consequências de questões de violência escolar às relações de ensino e aprendizagem, definimos, como objetivo geral, compreender os diferentes tipos de violência escolar na instituição estudada e seus desdobramentos nos processos educacionais, com vistas a propor um plano de gestão. Traçamos, então, como objetivos específicos: (i) identificar evidências do caso de gestão, mapeando os tipos de situações cotidianas que contribuem para o quadro de violência escolar e investigando como os diferentes sujeitos que ocupam a escola estadual vêm lidando com essas situações; (ii) analisar a natureza e a recorrência da violência mapeada, problematizando desafios e possibilidades para a implementação de ações gestoras; (iii) propor um Plano de Ação para a constituição de uma gestão escolar que contribua para a modificação da cultura escolar pautada na violência, devolvendo à comunidade os investimentos da pesquisa. Para tanto, adotamos, como procedimento metodológico, dados advindos de questionários não identificados, aplicado a estudantes, professores e demais funcionários, o que nos permitiu chegar a categorias de análise que balizaram o Plano de Ação. Concluímos que a cultura da violência, presente nas agressões verbais, físicas e em danos ao patrimônio público, encontra no diálogo caminhos de mediação para a implementação de uma cultura não excludente. Nesse sentido, a gestão das situações de violência se coloca como uma possibilidade para a promoção de um percurso que pode vir a fortalecer o coletivo na instituição, pela luta da garantia do direito de aprendizagem, independente de fatores de natureza social, política, econômica, psicológica, dentre outros que justifiquem a violência à escola e na escola.
Abstract: The following dissertation was developed within the scope of the Professional Master’s Degree in Management and Evaluation of Public Education (PPGP) of the Center for Public Policies and Evaluation of Education at the Federal University of Juiz de Fora (CAEd / UFJF). The management case was structured based on the observation of situations of violence among students at a state school in the state of Minas Gerais. School violence - which is the focus of attention of educational managers who seek to discuss strategic alternatives to the problem - comes from a combination of political, economic, social, legal and cultural issues. Concerned about the theme, attentive to what reference authors have discussed about the subject, and investigating what takes place in the location chosen for the research, the present work focus on the hypothesis that the reality of school violence may be configured by the non-recognition of the school institution's social role by a set of agents (students, teachers, families). In order to confirm and / or refute this hypothesis, the following research question was defined: what connotations do students, teachers and other public agents establish for the investigated school institution, when asked about the evidence of school violence? To problematize this research question observing, in particular, how school management can contribute for the community to reflect on the consequences of school violence issues for both teaching and learning relationships, it was defined - as a general objective - to understand the different types of school violence in the studied institution and its consequences in the educational processes, with the intent of proposing a management plan. The following specific objectives were outlined: (i) to identify evidence from the management case, mapping the types of everyday situations that contribute to the situation of school violence, and investigating how the different agents who inhabit the state school have been dealing with these situations; (ii) to analyze the nature and frequency of the mapped violence, problematizing challenges and possibilities for the implementation of management actions; (iii) to propose an Action Plan for the constitution of a school management that contributes to the modification of the school culture based on violence, returning the investments of the research to the community. For that purpose, the methodology adopted was to collect data from unidentified questionnaires applied to students, teachers and other employees, which allowed to identify categories of analysis that determined the Action Plan. It was concluded that the culture of violence - present through the verbal and physical aggressions, and through damage to public property - finds in dialogue ways of mediation for the implementation of a non-exclusive culture. In this sense, managing situations of violence is proposed as a possibility for the promotion of a path that can strengthen the community within the institution, through the fight to guarantee the right to learn, regardless of social, political, economic and psychological factors among others, that justify violence to the school and violence at school.
Palavras-chave: Violência escolar
Gestão
Agressão física
Agressão verbal
Dano ao patrimônio
School violence
Management
Physical aggression
Verbal aggression
Damage to property
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11744
Data do documento: 6-Jan-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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