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Tipo: Dissertação
Título: A representação da identidade étnica da população negra no Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (PAEBES) nas áreas de Ciências Humanas e Linguagens
Autor(es): Oliveira, Daniel Augusto Bartholomeu de
Primeiro Orientador: Amorim, Cassiano Caon
Membro da banca: Ferreira, Rosângela Veiga Júlio
Membro da banca: Monteio, Lívia Nascimento
Resumo: A presente dissertação investiga como a identidade da população negra é representada em instrumentos de avaliação das áreas de Ciências Humanas e Linguagens no Projeto PAEBES nos anos de 2012, 2014 e 2016. Este caso de gestão se baseará na análise do seguinte problema: como elaborar propostas para melhorar qualitativamente a abordagem da temática étnico-racial no Projeto PAEBES com foco nas Ciências Humanas e Linguagens? Para tanto, a questão que será investigada será justamente de que forma a abordagem de temas étnico raciais, ligados à população negra, está sendo representada dentro do Projeto PAEBES. Assumimos como hipótese que a população negra está subrepresentada na matriz de referência e nos itens elaborados que ajudam a compor o Projeto PAEBES, bem como a possibilidade da abordagem de temas relacionados à cultura e história afro-brasileira e africana. Dessa forma, o objetivo geral desta proposta de investigação é propor estratégias para otimizar a elaboração de itens das disciplinas de Ciências Humanas e Linguagens, adequando-as a estrutura legal ligada às temáticas étnico-raciais. Para tal, definimos como objetivos específicos: i) identificar quantos descritores abordam a temática étnico-racial ligada à população negra relacionando-os aos itens do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (PAEBES) e a respectiva matriz curricular do estado do Espírito Santo. ii) Analisar os itens das avaliações do PAEBES nas áreas de Ciências Humanas e Linguagens e a adequação com a legislação pertinente aos temas ligados às relações étnico-raciais. iii) Propor estratégias e/ou instrumentos para ampliar, seguindo critérios de elaboração criados para isso, a representatividade das temáticas étnico-raciais relativas à História e Cultura Afro-Brasileira nos itens para Ciências Humanas e Linguagens. Para tanto, utilizaremos, a metodologia qualitativa, e como instrumentos de coleta de dados a realização de entrevistas com os Analistas de Ciências Humanas e Linguagens do CAEd. Esta pesquisa tem como referencial teórico as análises de Eyng (2015), Moraes e Ferreira (2015), Saraiva, Simões e Oliveira (2014) e Goodson (1997), Gomes (2012) e Munanga (2015) a respeito de currículo, relações étnico-raciais e avaliação. O intuito deste trabalho foi desenvolver um plano de ação que visa garantir o aprimoramento e a efetiva presença da população negra no projeto PAEBES de uma forma qualitativa dentro da perspectiva de valorização da cultura, identidade e história dessa população.
Abstract: This dissertation investigates how the identity of the black population is represented in instruments of evaluation of the areas of humanities and languages in the PAEBES project in the years 2012, 2014 and 2016. This management case will be based on the analysis of the following problem: how to elaborate proposals to qualitatively improve the approach of the racial ethnic theme in the PAEBES project with a focus on human sciences and languages? To this end, the question that will be investigated will be precisely how the approach of racial ethnic themes, linked to the black population, is being represented within the PAEBES project. We assume as a hypothesis that the black population is subrepresented in the reference matrix and in the elaborate items that help compose the PAEBES project, as well as the possibility of addressing themes related to Afro and African culture and history. Thus, the general objective of this research proposal is to propose strategies to optimize the elaboration of items of the disciplines of humanities and languages, adapting them to the legal structure linked to ethnic-racial issues. To this end, we defined as specific objectives: i) to identify how many descriptors address the ethnic-racial theme linked to the black population relating them to the items of the Basic Education Evaluation Program of Espírito Santo and the respective matrix The state of Espírito Santo. II) analyze the items of the PAEBES assessments in the areas of humanities and languages and the adequacy with the legislation pertinent to the topics related to ethnic-racial relations. III) Propose strategies and/or instruments to enlarge, following elaboration criteria created for this, the representativeness of ethnic-racial themes related to the Afro-Brazilian history and culture in the items for humanities and languages. For this purpose, we will use the qualitative methodology and as instruments for data collection to conduct interviews with the human sciences and CAEd languages analysts. This research has as theoretical reference the analyses of Eyng (2015), Moraes and Ferreira (2015), Saraiva, Simões and Oliveira (2014) and Goodson (1997), Gomes (2012) and Munanga (2015) regarding curriculum, ethnicracial relations and evaluation. The aim of this work was to develop an action plan that aims to ensure the improvement and effective presence of the black population in the PAEBES project in a qualitative way within the perspective of valuing the culture, identity and history of this population.
Palavras-chave: Avaliação em larga escala
Currículo
Identidade negra
Matriz de referência
Representatividade
large scale evaluation
Curriculum
Black identity
Reference matrix
Representativeness
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11721
Data do documento: 7-Out-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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