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Clase: Dissertação
Título : Letramento e direitos humanos: a vinheta narrativa como dispositivo de reflexão na formação de professores
Autor(es): Francisco, Leomar
Orientador: Jácome, Alexandre José Pinto Cadilhe de Assis
Miembros Examinadores: Baião, Jonê Carla
Miembros Examinadores: Salgado, Ana Claudia Peters
Resumo: O presente estudo parte de questões ligadas à formação de professores críticoreflexivos (LIBERALI, 2008; FREIRE, 2018 [1996]) para atuarem na sociedade brasileira contemporânea. Tendo em vista que vivemos em meio a uma efervescência social (MOITA LOPES, 2006), marcada pela desigualdade, segregação e intolerância entre as pessoas, o docente é um dos agentes sociais capaz de acessar crianças, jovens e adultos em formação e transformar suas realidades (GIROUX, 1997) – apontando-lhes um projeto de sociedade baseado na cidadania e na justiça social (BRASIL, 2006). Tal tarefa de transformação requer uma prática profissional crítica-reflexiva, que garanta ao professor autonomia nas tomadas de suas decisões e no trato humanitário dos sujeitos que estão sob sua responsabilidade social. A partir deste entendimento, tenho como objetivo geral construir uma compreensão sobre como a vinheta narrativa (CREESE, TAKHI & BLACKLEDGE, 2017; ERICKSON, 1986) instituise como dispositivo catalisador (SIGNORINI, 2006) de práticas reflexivas no contexto da formação inicial de professores – dado que o trabalho docente envolve uma gama de saberes profissionais (TARDIF, 2014), e que esses saberes precisam ser refletidos já na graduação. No intuito de observar como a escrita na graduação, que constitui parte do letramento para o local de trabalho (MOTTA-ROTH, 2016), potencializa reflexões sobre os saberes profissionais do professor, faço uso de pressupostos da etnografia como mecanismo de geração de vinhetas narrativas (GARCEZ & SCHULZ, 2015). Para isso, analiso documentos diversos de um portfólio educacional (AMBRÓSIO, 2013) produzido por estudantes do curso de licenciaturas em Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora. Como recurso metodológico, faço uso de instrumental teórico-analítico de estudos do discurso em viés sociolinguístico e pragmático (SILVERSTEIN, 2003; BLOMMAERT, 2005; HANKS, 1999; WORTHAM & REYES, 2015) para analisar como narrativas escritas desempenham ações formativas e de construção de saberes, posicionamentos e identidades sociais docentes (GEE, 2007; DEPPERMANN, 2015). A partir das discussões propostas, foi possível considerar que a mobilização da vinheta como dispositivo formativo de professores corrobora a sensibilidade dos aprendizes, no que diz respeito à diversidade e à dignidade humana. Tal auxílio acontece quando, ao narrarem, os graduandos dão indícios de naturalização, contrariedade ou alinhamento com relação às cenas do mundo social retratadas.
Resumen : The present study is based on the concern to critical-reflective teachers (LIBERALI, 2008; FREIRE, 1996) to work in contemporary Brazilian society. Bearing in mind that we live in a social effervescence (MOITA LOPES, 2006), marked by inequality, segregation, and intolerance among people, teachers are social agents capable of reaching the children, the youth, and the adults in formation and also of transforming their realities (GIROUX, 1997) – presenting them with a social project based on citizenship and social justice (BRASIL, 2006). Such a transformation task requires a critical-reflexive professional practice, which guarantees teachers‟ autonomy in taking their decisions, and also in the humanitarian treatment of the subjects which are under their social responsibility. From this reasoning, I have as the main aim to build an understanding of how the narrative vignette (CREESE, TAKHI & BLACKLEDGE, 2017; ERICKSON, 1986) is established as a catalyst device (SIGNORINI, 2006) of reflective practices in the context of the initial formation of teachers – given that the teaching work involves a range of professional knowledge (TARDIF, 2014), and that this knowledge needs to be reflected in the undergraduate course. To observe how writing at the undergraduate level, which is part of literacy for the workplace (MOTTAROTH, 2016), enhances reflections on the teachers‟ professional knowledge, I use the assumptions of ethnography as a mechanism for generating narrative vignettes (GARCEZ & SCHULZ, 2015). For this, I analyze a series of documents from an educational portfolio (AMBRÓSIO, 2013) produced by students from the undergraduate course of Linguistics at the Federal University of Juiz de Fora. As a methodological resource, I mobilize a theoreticalanalytical tool for discourse studies in a sociolinguistic and pragmatic bias (SILVERSTEIN, 2003; BLOMMAERT, 2005; HANKS, 1999; WORTHAM & REYES, 2015) to analyze how written narratives perform training and knowledge-building actions, teaching positioning and social identities (GEE, 2007; DEPPERMANN, 2015). Based on the proposed discussions, it was possible to consider that the mobilization of the vignette as a teacher training device corroborates the sensitivity of the apprentices, regarding diversity, and human dignity. Such assistance happens when, by narrating, the undergraduate students give signs of naturalization, annoyance, or alignment concerning the scenes of the portrayed social world.
Palabras clave : Formação de professores
Narrativa
Análise do discurso
Direitos Humanos
Teacher training
Narrative
Discourse analysis
Human rights
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras: Linguística
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11717
Fecha de publicación : 3-abr-2020
Aparece en las colecciones: Mestrado em Linguística (Dissertações)



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