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Tipo: Dissertação
Título: Projetos de literatura na escola: a poesia como plataforma de letramento literário e expansão cultural em uma escola estadual de Minas Gerais
Autor(es): Mendes, Júnia Paixão
Primeiro Orientador: Machado, Miriam Raquel Piazzi
Membro da banca: Botelho, Laura Silveira
Membro da banca: Sant'Anna, Priscila Fernandes
Resumo: A presente dissertação, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), versa sobre o alcance e impactos de dois projetos literários desenvolvidos em uma Escola Estadual do interior de Minas Gerais − o projeto POETIZAR e o projeto Festa Literária de Carmo da Mata (Flicar). A proposta é pesquisar sobre a abrangência e os impactos desses dois projetos literários da Escola Estadual Joaquim Afonso Rodrigues, única instituição de ensino estadual do município de Carmo da Mata. O objetivo que norteia o trabalho é responder a seguinte questão: Quais os impactos dos Projetos Poetizar e Flicar na escola, na promoção do letramento literário dos alunos através da experiência com literatura? Para a discussão teórica sobre a literatura na escola e letramento literário, trouxemos autores como Cosson (2019), Lajolo (2003), Azevedo (1999, 2003, 2004 2010), Soares (2011), Paulino (2005), Bordini e Aguiar (1993) dentre outros. Este estudo justifica-se pela consolidação e crescimento dos projetos, que conseguiram unir a escola em torno da literatura e propor atividades que extrapolaram os limites do ambiente escolar e integraram todo o município, e também pelos resultados observados em relação ao letramento literário dos alunos, à expansão cultural observada entre os estudantes e no município e à melhoria das relações entre os atores educacionais inseridos nos projetos. Para a pesquisa qualitativa, usamos como ferramentas questionários em escala Likert aplicados aos professores de todas as áreas de conhecimento da instituição e alunos do 8º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio e grupo focal com os professores de língua portuguesa. A partir da análise dos dados, concluímos que o olhar do corpo docente para a literatura ainda se baseia no senso comum, que a literatura precisa estar em destaque no cotidiano escolar e que faltam espaços alternativos à sala de aula para a experiência da fruição literária. O plano de ação traz propostas com vistas ao refinamento e distribuição das ações dos projetos ao longo de todo o ano letivo, à capacitação docente, criação de espaços literários na escola e ressignificação da biblioteca escolar, sempre com olhos no letramento literário dos alunos e na literatura como ferramenta de transformação social e pessoal.
Abstract: The present dissertation, developed within the scope of the Professional Master Degree in Educational Management and Evaluation (PPGP) of the Public Policy Center and Education Evaluation at the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF), deals with the scope and impacts of two literary projects developed in a Public School located in a country town of the state of Minas Gerais - the POETIZAR project and the Festa Literária de Carmo da Mata project (Flicar). The proposal is to research the scope and impacts of these two literary projects at the Joaquim Afonso Rodrigues Public School, the only one public educational institution in Carmo da Mata town. The objective that guides this research is to give an answer to the following question: What are the impacts of the Poetizar and Flicar Projects at the school, to improve students’ literary literacy through experience with literature? For the theoretical discussion about literature at school and literary literacy, we brought authors such as Cosson (2019), Lajolo (2003), Azevedo (1999, 2003, 2004 2010), Soares (2011), Paulino (2005), Bordini and Aguiar (1993) among others. This study is justified by the projects consolidation and growth, which, succeeded uniting the school to incorporate literature and to propose activities that went beyond the limits of the school environment and joined the townspeople, and also by the results observed regarding to students literary literacy, as the cultural expansion observed among students and in the townspeople and even the relationship improvement between educational actors inserted in the projects. For qualitative research, we used questionnaires on a Likert scale applied to teachers from all knowledge areas of the institution and students from the 8th year of Elementary School to the 3rd year of High School and a focus group of Portuguese-speaking teachers. From the data analysis, we conclude that the literature in the faculty's view is still based on common sense, that the literature needs to be highlighted in everyday school’s life and there is a lack in alternative spaces to the classmates to experience literary enjoyment. The action plan gives proposals for refinement and distribution of the project actions throughout the school year, for teachers’ training, creation of literary spaces in the school and the reframing of the school’s library, always with an eye on students’ literary literacy and literature as a tool for social and personal transformation.
Palavras-chave: Literatura
Letramento literário
Poesia
Literary literacy
Literature
Poetry
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11716
Data do documento: 24-Jun-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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