https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11715
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
elizabethnogueiradasilvamarçal.pdf | PDF/A | 5.64 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | A proficiência dos alunos de Ensino Médio da Escola Estadual Carmosina Durães Martins: desafios e possibilidades |
Autor(es): | Marçal, Elizabeth Nogueira da Silva |
Orientador: | Brooke, Nigel Pelham de Leighton |
Miembros Examinadores: | Teixeira, Beatriz de Basto |
Miembros Examinadores: | Alves, Maria Teresa Gonzaga |
Resumo: | A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão a ser estudado irá discutir a estagnação nos padrões baixo e intermediário da proficiência dos alunos do ensino médio da Escola Estadual Carmosina Durães Martins, localizada no município de Arinos, Minas Gerais, aferidos pelo Programa de Avaliação da Rede Pública da Educação Básica (ProEB), divergente dos resultados positivos obtidos nas avaliações desenvolvidas pelos próprios professores. O objetivo geral é compreender as causas desta discrepância entre os resultados das avaliações internas e externas no ensino médio da Escola Estadual Carmosina Durães Martins. Os objetivos específicos definidos para este estudo foram: (i) descrever os dados de proficiência a partir dos resultados do ProEB e o fluxo escolar da Escola Estadual Carmosina Durães Martins; (ii) analisar e realizar pesquisa documental acerca do motivo da proficiência baixa nas avaliações externas; e (iii) propor medidas e ações para equalizar o fluxo escolar e a proficiência dos resultados das avaliações externas, garantir a oferta das oportunidades de aprendizagem aos estudantes e a articulação do currículo e Matriz de Referência do ProEB. Assumimos como hipótese que os alunos do ensino médio estão sendo promovidos sem adquirirem os conhecimentos básicos do currículo da etapa de ensino por serem suprimidas suas oportunidades de aprendizagem. Para tanto, utilizamos como metodologia a pesquisa documental e, como instrumentos, as matrizes de referência das avaliações internas e do ProEB das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática do ensino médio, instrumentos de coleta de dados das avaliações internas e Diário Eletrônico Digital (DED). Os achados da pesquisa revelaram que a equipe pedagógica e os docentes necessitam de organização e direcionamento para o exercício do processo pedagógico de forma adequada. As informações obtidas na análise documental formaram o embasamento para a proposição do Plano de Ação Educacional (PAE), que apresenta ações exequíveis para que a aprendizagem plena do aluno possa ser garantida e a consequente melhoria da proficiência. |
Resumen : | This dissertation is developed on the approach of the Professional Master degree in Education Management and Assessment (PPGP) of the Public Policies and Education Assessment of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The case of management to be studied will discuss the stagnation in the low and intermediate standards of proficiency of high school students at the Carmosina Durães Martins, located in the municipality of Arinos, Minas Gerais, assessed by the Assessment Program of the Public Basic Education System (ProEB), diverging from the positive results in the assessments developed by the teachers themselves. The general objective is to understand the causes of this discrepancy between the results of internal and external evaluations in high school of the Carmosina Durães Martins State School. The specific objectives defined for this study were: (i) to describe the proficiency data from the ProEB results and the school flow at the Carmosina Durães Martins State School; (ii) to analyze and conduct documentary research about the reason for low proficiency in external evaluations; and (iii) to propose measures and actions to equalize the school flow and the proficiency of the results of the external evaluations, to ensure the provision of learning opportunities to students and the articulation of the curriculum and reference matrix of ProEB. Our hypothesis is that high school students are being promoted without acquiring the basic knowledge of the curriculum of the teaching stage because their learning opportunities are suppressed. Therefore, we used as methodology the documentary research and, as instruments, the reference matrices of internal evaluations and ProEB for the high school Portuguese Language and Mathematics subjects, instruments for collecting data from internal evaluations and Digital Electronic Diary (DED). The research findings revealed that the pedagogical team and teachers need organization and direction to exercise the pedagogical process properly. The information obtained in the documentary analysis formed the basis for the proposal of the Educational Action Plan (PAE), which presents feasible actions so that the student's full learning can be guaranteed and the consequent improvement of proficiency. |
Palabras clave : | Proficiência Aprendizagem escolar Avaliação externa Proficiency School learning External evaluation |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11715 |
Fecha de publicación : | 18-ago-2020 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons