Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11687
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
leandrothiagodasilva.pdfPDF/A10.37 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Liderança educacional e gestão escolar: estudo de caso de duas escolas estaduais da Superintendência Regional de Ensino de Patrocínio
Author: Silva, Leandro Thiago da
First Advisor: Machado, Miriam Raquel Piazzi
Referee Member: Miranda, Denise Rangel
Referee Member: Oliveira, Luciana da Silva de
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão aqui apresentado investiga, analisa e propõe reflexões sobre as ações gestoras e práticas educacionais desenvolvidas em duas escolas da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Patrocínio, que se destacaram pelos resultados educacionais obtidos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), bem como pelos projetos educativos desenvolvidos no âmbito escolar. O objetivo geral desta pesquisa buscou compreender as ações gestoras e práticas educacionais desenvolvidas pelas escolas N e Q (nomes fictícios) e o impacto que estas promovem no processo ensino-aprendizagem dos estudantes atendidos pelas mesmas. Partindo desse objetivo, foram definidos os seguintes objetivos específicos: a) analisar as ações gestoras e práticas educacionais desenvolvidas nas duas escolas que compõem o recorte da pesquisa; b) compreender as relações destas com as dimensões da gestão escolar e aspectos da liderança educacional, visando a oferta de um ensino de qualidade; e c) propor estratégias para o aprimoramento das formações e acompanhamentos pedagógicos realizados pela equipe pedagógica da SRE Patrocínio com os diretores escolares e especialistas em educação básica (EEB). Para tanto, foi utilizada a metodologia estudo de caso, através de uma abordagem qualitativa, tendo como instrumentos entrevistas semiestruturadas realizadas com as diretores e especialistas das duas escolas. Além destes instrumentos, também foi realizada uma pesquisa bibliográfica que buscou compreender a visão de autores como Lück (2007 e 2009), Soares (2009 e 2013), Ferreira (2016 e 2017), Horta Neto (2010), Paro (2007 e 2010), Alarcão (2001), dentre outros presentes na revisão de literatura desta pesquisa. Os resultados revelaram boas práticas educacionais desenvolvidas em ambas as escolas no tocante à liderança educacional e às dimensões de gestão escolar, que refletem no desempenho obtido pelas duas unidades escolares no IDEB. A partir da análise e discussão dos resultados obtidos na pesquisa foi elaborado um Plano de Ação Educacional (PAE), como proposta de intervenção, valendo-se da formação continuada e do monitoramento, que são duas importantes vertentes do trabalho desenvolvido pelos analistas educacionais da SRE, e da socialização de boas práticas entre as escolas.
Abstract: The present dissertation was developed within the scope of Professional Master in Education Management and Evaluation (PPGP) from the Center for Public Policy and Educational Evaluation from Juiz de Fora Federal University (CAEd/UFJF). The management case presented here investigates, analyzes and proposes reflections from managerial actions and educational practices developed in two schools from Patrocínio Teaching Regional Superintendence (SRE), which stood out with their educational results obtained in Basic Education Development Index (IDEB), as well as the educational projects developed in schools. This research’s general objective was to understand the managerial actions and educational practices developed by N and Q schools (fictitious names) and the impact they promote on students, attended by them, teaching-learning process. Based on this objective, the following specific objectives were defined: a) analyze managerial actions and educational practices developed in the two schools that compose the research outline; b) understand the relations between school management and educational leadership, focusing on quality education; and c) propose strategies for pedagogical training improvement and accompaniment carried out by SRE’s pedagogical team with principals and basic education specialists (EEB). For this dissertation was used the case study methodology, through a qualitative approach, using semi-structured interviews conducted with principals and specialists from both schools. In addition to these instruments, a bibliographic research was also conducted that sought to understand the authors views such as Lück (2007 and 2009), Soares (2009 and 2013), Ferreira (2016 and 2017), Horta Neto (2010), Paro (2007 and 2010), Alarcão (2001), and others present in this research literature review. The results revealed good educational practices developed in both schools, regarding educational leadership and school management dimensions, which reflect the performance obtained by the two school units in IDEB. From the analysis and discussion of obtained results in research, an Educational Action Plan (PAE) was prepared as an intervention proposal, drawing on continuing education and monitoring, which are two important aspects of work developed by SRE's educational analysts, and socialization of good practice among schools.
Keywords: Resultados educacionais
Projetos educativos
Liderança educacional e gestão escolar
Boas práticas educacionais
Educational outcomes
Educational projects
Educational leadership and school management
Good educational practices
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11687
Issue Date: 18-Dec-2019
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.