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Tipo: Dissertação
Título: Entre currículos prescritos e currículos praticados: um estudo de caso em uma escola de ensino médio de Apuiarés - Ceará
Autor(es): Gomes, José Leonardo Ferreira
Primeiro Orientador: Santos, Marcelo Câmara dos
Membro da banca: Menezes, Marcus Bessa de
Membro da banca: Lima, Naira da Costa Muylaert
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP), do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). A pesquisa buscou compreender as ações educacionais, aulas de matemática e projetos que compõem o currículo praticado da Escola de Ensino Médio São Sebastião, situada no município de Apuiarés-CE, identificando como essas ações curriculares se conectam com o SPAECE e com o uso de seus dados. Nesse sentido, a pesquisa apresenta como objetivo geral entender como a matriz de referência do SPAECE para a 3° série do Ensino Médio e o currículo praticado se relacionam e como os dados gerados por essa avaliação podem melhorar as ações e projetos da escola. Para tanto, elencamos como objetivos específicos: I) descrever o contexto e as ações educacionais da Escola de Ensino Médio São Sebastião; II) analisar os dados de rendimento da escola no SPAECE; III) investigar as ações e projetos realizados na escola; IV) comparar currículo prescrito, currículo avaliado e currículo praticado na escola, a fim de entender como as avaliações externas influenciam neles; V) propor um plano de ação para que a escola utilize os dados das avaliações externas no aprimoramento de suas ações educacionais e projetos. Para isso a presente pesquisa teve uma abordagem qualitativa através do estudo de caso e utilizou como instrumentos para a coleta de dados a análise documental através da comparação entre documentos que representam os níveis de desenvolvimento do currículo; a entrevista com roteiro semiestruturado com professores e coordenadoras pedagógicas; e a aplicação de questionários com os alunos. As discussões desenvolvidas na pesquisa basearamse em autores como Bonamino e Sousa (2012), Castro (2009), Frasseto e Ramos (2013), Machado e Alavarse (2014), Minhoto (2016), Mota (2012), Pinto e Viana (2015), Sacristán (2000), Santos, Gimenes e Mariano (2013), Saviani (2003), Soligo (2010), Zancanaro e Hungaro (2016), dentre outros. As análises realizadas indicam que o currículo da escola é influenciado demasiadamente pelo SPAECE e que há uma deficiência no uso pedagógico dos dados dessa avaliação pelos atores escolares. Na tentativa de buscar caminhos para o problema encontrado, no plano de ação educacional, propomos um ciclo de formação continuada cujo objetivo é trabalhar a apropriação de dados com os docentes da escola.
Abstract: The present thesis was developed under the Professional Master in Management and Evaluation of Education (PPGP) of the Center for Public Policies and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd / UFJF). The research sought to understand the educational actions, math classes and projects that make up the curriculum practiced at the São Sebastião High School, located in the city of Apuiarés-CE, identifying how these curricular actions connect with SPAECE and the use of its data. In this sense, the research presents as a general objective to understand how SPAECE's reference matrix for the 3rd grade and the practiced curriculum relate and how the data generated by this evaluation can improve the school's actions and projects. To this end, we list as specific goals: I) to describe the context and educational actions of the São Sebastião High School; II) to analyze the data on school performance at SPAECE; III) to investigate the actions and projects carried out at the school; IV) to compare the curriculum prescribed, the curriculum evaluated, and the curriculum practiced at the school, in order to understand how external evaluations influence these; V) to propose an action plan for the school to use the data from external evaluations to improve its educational actions and projects. For this purpose, the present research had a qualitative approach through the case study and used as instruments for data collection the documental analysis through the comparison between documents that represent the levels of curriculum development; the interview with semi-structured script with teachers and pedagogical coordinators; and the application of questionnaires with the students. The discussions developed in the research were based on authors such as Bonamino and Sousa (2012), Castro (2009), Frasseto and Ramos (2013), Machado and Alavarse (2014), Minhoto (2016), Mota (2012), Pinto and Viana (2015), Sacristán (2000), Santos, Gimenes and Mariano (2013), Saviani (2003), Soligo (2010), Zancanaro and Hungaro (2016), among others. The analyses made indicate that the school curriculum is too much influenced by SPAECE and that there is a deficiency in the pedagogical use of the data from this evaluation by school actors. In an attempt to find ways to address the problem found in the educational action plan, we suggest a cycle of continuous training whose objective is to work on the appropriation of data with the school's teachers.
Palavras-chave: Currículo
SPAECE
Uso de dados
Curriculum
Use of data
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11680
Data do documento: 1-Jul-2020
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