https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11672
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
roberthgonçalvespereira.pdf | PDF/A | 1.49 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Mazorche, Sandro Rodrigues | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3158859691850299 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ferreira, Francinildo Nobre | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0515871654481647 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Rosa, Valéria Mattos da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0297644115959460 | pt_BR |
dc.creator | Pereira, Roberth Gonçalves | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3292761888950138 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-09-04T11:59:22Z | - |
dc.date.available | 2020-09-04 | - |
dc.date.available | 2020-09-04T11:59:22Z | - |
dc.date.issued | 2020-03-09 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11672 | - |
dc.description.abstract | Mathematics teaching is increasingly difficult for most teachers, especially when it comes to geometry. Students are largely not interested in this area, often due to the various abstractions brought by it or because they feel “blocked” in trying. In order to demystify and minimize this terror brought by mathematics, especially by geometry, in this work methods for calculating areas are shown, which are often seen and some of them approached with less attendance in the classroom. In order to bring novelty to teachers and students, the Pick Formula, Triangulations and Planimeter are some of the ways to calculate areas that can sharpen student curiosity and interested, since with that we can get out of the routine and bring something new that is totally related to everyday life. After all, from the beginning, measuring has always been in the interest of humanity. | pt_BR |
dc.description.resumo | O ensino da matemática está cada vez mais difícil para a maioria dos professores, principalmente quando se trata de geometria. Os estudantes em grande parte não se interessam por esta área, muitas vezes devido as várias abstrações trazidas por ela ou por se sentirem ”bloqueados”a tentar. Afim de desmitificar e minimizar esse terror trazido pela matemática sobretudo pela geometria, neste trabalho é mostrado métodos para cálculo de áreas vistos frequentemente e alguns abordados com menos assiduidade em sala de aula, com o intuito de trazer novidade para professores e alunos, a Fórmula de Pick, Triângulações e o Planímetro são algumas das maneiras de calcular áreas que podem aguçar a curiosidade e o interesse do estudante, uma vez que com isso podemos sair da rotina e trazer algo novo que está totalmente relacionado com o cotidiano. Afinal, desde o princípio medir sempre foi de interesse da humanidade. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ICE – Instituto de Ciências Exatas | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Geometria | pt_BR |
dc.subject | Áreas | pt_BR |
dc.subject | Planímetro | pt_BR |
dc.subject | Geometry | pt_BR |
dc.subject | Areas | pt_BR |
dc.subject | Planimeter | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.title | Métodos para cálculo de áreas regulares e irregulares nos anos finais do ensino fundamental 2 | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações) |
This item is licensed under a Creative Commons License