Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11672
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
roberthgonçalvespereira.pdfPDF/A1.49 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Mazorche, Sandro Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3158859691850299pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Francinildo Nobre-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0515871654481647pt_BR
dc.contributor.referee2Rosa, Valéria Mattos da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0297644115959460pt_BR
dc.creatorPereira, Roberth Gonçalves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3292761888950138pt_BR
dc.date.accessioned2020-09-04T11:59:22Z-
dc.date.available2020-09-04-
dc.date.available2020-09-04T11:59:22Z-
dc.date.issued2020-03-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11672-
dc.description.abstractMathematics teaching is increasingly difficult for most teachers, especially when it comes to geometry. Students are largely not interested in this area, often due to the various abstractions brought by it or because they feel “blocked” in trying. In order to demystify and minimize this terror brought by mathematics, especially by geometry, in this work methods for calculating areas are shown, which are often seen and some of them approached with less attendance in the classroom. In order to bring novelty to teachers and students, the Pick Formula, Triangulations and Planimeter are some of the ways to calculate areas that can sharpen student curiosity and interested, since with that we can get out of the routine and bring something new that is totally related to everyday life. After all, from the beginning, measuring has always been in the interest of humanity.pt_BR
dc.description.resumoO ensino da matemática está cada vez mais difícil para a maioria dos professores, principalmente quando se trata de geometria. Os estudantes em grande parte não se interessam por esta área, muitas vezes devido as várias abstrações trazidas por ela ou por se sentirem ”bloqueados”a tentar. Afim de desmitificar e minimizar esse terror trazido pela matemática sobretudo pela geometria, neste trabalho é mostrado métodos para cálculo de áreas vistos frequentemente e alguns abordados com menos assiduidade em sala de aula, com o intuito de trazer novidade para professores e alunos, a Fórmula de Pick, Triângulações e o Planímetro são algumas das maneiras de calcular áreas que podem aguçar a curiosidade e o interesse do estudante, uma vez que com isso podemos sair da rotina e trazer algo novo que está totalmente relacionado com o cotidiano. Afinal, desde o princípio medir sempre foi de interesse da humanidade.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectÁreaspt_BR
dc.subjectPlanímetropt_BR
dc.subjectGeometrypt_BR
dc.subjectAreaspt_BR
dc.subjectPlanimeterpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleMétodos para cálculo de áreas regulares e irregulares nos anos finais do ensino fundamental 2pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons