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Clase: Tese
Título : Planejamento de sistemas de transmissão considerando restrições de segurança, potência reativa e incertezas sobre carga e geração eólica
Autor(es): Moraes, Camile Arêdes
Orientador: Oliveira, Edimar José de
Co-orientador: Oliveira, Leonardo Willer de
Miembros Examinadores: Mantovani, José Roberto Sanches
Miembros Examinadores: Belati, Edmarcio Antonio
Miembros Examinadores: Poubel, Raphael Paulo Braga
Miembros Examinadores: Passos Filho, João Alberto
Miembros Examinadores: Honório, Leonardo de Mello
Resumo: Este trabalho apresenta os algoritmos desenvolvidos para resolução do problema de Planejamento da Expansão de Sistemas de Transmissão de Energia Elétrica (PET). O trabalho inclui no PET as incertezas relativas à geração de energia eólica e demanda. Adicionalmente, o critério de segurança "N-1" e o suporte de potência reativa são considerados na formulação não-linear inteira mista característica do problema PET. Para tanto, foi desenvolvido um Algoritmo Híbrido Eficiente (AHE), que consiste em um Redutor do Espaço de Busca (REB) e um Algoritmo Modificado Bioinspirado no comportamento de morcegos (AMB). Complementarmente, foi desenvolvido um algoritmo Heurístico CC-CA (HCCCA) para resolver o problema do PET considerando a rede CA e o suporte de potência reativa. O HCCCA resolve o PET utilizando o modelo CC de rede e o planejamento de reativo é resolvido utilizando o modelo de rede CA. O PET vai sendo ajustado iterativamente até que o sistema CA opere sem corte de carga e dentro dos limites operativos. Os sistemas Garver, IEEE 24-Barras e o sistema Sul equivalente brasileiro são utilizados para mostrar o desempenho dos métodos desenvolvidos.
Resumen : This work presents the obtained results and experiences to solve the problem of Transmission Expansion Planning (TEP). The work includes in TEP the uncertainties related to wind power generation and the active power demand. Additionally, the safety criterion "N-1" and the reactive power support are considered in the mixed integer nonlinear formulation that is the main characteristic of the TEP problem. For that, an Efficient Hybrid Algorithm (EHA) was developed, which consists of a Search Space Reducer (SER) and a Modified Bioinspired Algorithm based on in bat behavior (MBA). In addition, a Heuristic CC-AC algorithm (HCCAC) was developed to solve the TEP problem considering the AC network and the reactive power support. HCCAC solves TEP using the CC network model and reactive planning is solved by using the AC network model. The TEP is being adjusted iteratively until the AC system operates without load shedding and within the operating limits. The Garver systems, IEEE 24-Bus and the equivalent Brazilian South system are used to show the performance of the proposed methodology
Palabras clave : Transmissão de energia elétrica
Potência reativa
Algoritmo heurístico construtivo
Algoritmo meta-heurístico
Geração eólica
Transmission energy system
Reactive power
Constructive heuristic algorithm
Wind generation
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Engenharia
Programa: Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11665
Fecha de publicación : 2-abr-2020
Aparece en las colecciones: Doutorado em Engenharia Elétrica (Teses)



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