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Type: Dissertação
Title: Desafios de permanência e conclusão na educação de Jovens e Adultos Semipresencial de Joaíma/MG
Author: Cézar, Joana Dark Pinheiro
First Advisor: Nicolella, Alexandre Chibebe
Referee Member: Oliveira Junior, Lourival Batista de
Referee Member: Rocha Rodrigues, Wallace Faustino da
Resumo: Esta dissertação desenvolve-se no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão aqui analisado se deu no âmbito do Centro Estadual de Educação Continuada (CESEC) de Joaíma, localizado nesta cidade no estado de Minas Gerais. O CESEC é uma instituição que oferta Educação de Jovens e Adultos na modalidade semipresencial. O intuito é identificar os principais fatores que auxiliam na não continuidade dos alunos, já que cerca de 25% dos estudantes que efetuam suas matrículas não frequentam a escola. A pesquisa empreendida apresentou a seguinte questão norteadora: quais são os principais fatores associados ao baixo índice de conclusões dos alunos matriculados nos ensinos fundamental e médio do CESEC de Joaíma no período de 2015-2017? A relevância do trabalho desenvolvido reside na oportunidade de, a partir dos achados, desenvolver mecanismos que visem ao aumento da permanência desses alunos e ao aumento do índice de conclusões das etapas da educação básica. Os objetivos definidos para este estudo foram: apresentar a forma de oferta da EJA no Brasil com ênfase à modalidade semipresencial; investigar os principais motivos que fazem com que vários alunos efetuem suas matrículas e não frequentem a escola, ou frequentem muito pouco, analisando os aspectos sociais e culturais que podem interferir na continuidade da trajetória educacional dos alunos; e, por fim, propor ações que aumentem o índice de frequência, bem como de conclusões do ensino fundamental e ensino médio na escola pesquisada. Assume-se hipoteticamente que as causas da não continuidade dos alunos tem relação com aspectos sociais, pedagógicos e pessoais. Para tanto, adotamos como metodologia a pesquisa exploratória e descritiva por meio da análise de material bibliográfico, levantamento e coleta de dados, utilizando os métodos qualitativos e quantitativos. Como instrumentos de investigação, realizou-se a aplicação de questionários direcionados aos alunos que efetuaram matrícula em algum dos anos do período da pesquisa e aos professores que atuavam na instituição. Os principais dados coletados mostram, como principais fragilidades, a falta de formação específica dos profissionais para atuar na EJA, o material didático incompatível com o público a que se destina, a diferença de faixa etária entre os alunos, falta de motivação e a necessidade da administração escolar se pautada numa gestão democrática.
Abstract: This dissertation is developed within the Professional Master in Management and Evaluation of Education (PPGP) of the Center for Public Policy and Evaluation of Education of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd / UFJF). The management case developed here took place within the State Center for Continuing Education - CESEC Joaíma-, located in the city of Joaíma in the state of Minas Gerais, an institution that offers Youth and Adult Education in the semi-present modality, in order to identify the main factors that help the non-continuity of studies as about 25% of students who enroll do not attend school. This research had as its guiding question: What are the main factors associated with the low rate of completion of students enrolled in elementary and high school at the Joaíma‘s CESEC between 2015 and 2017? The relevance of this work lies in the opportunity, based on the findings, to develop mechanisms aimed at increasing the permanence of these students and increasing the rate of completion of the basic education stages. The objectives defined for this study were: To present the form of supply of EJA in Brazil with emphasis on the semi-presential modality; Investigate the main reasons why many students enroll and do not attend school, or attend too little, analyzing the social and cultural aspects that may interfere with the continuity of the students' educational path and, finally; Proposing actions that increase the frequency index, as well as conclusions of elementary and high school in the researched school. We hypothetically assume that the causes of student non-continuity are related to social, pedagogical and personal aspects. Therefore, we used as a methodology the exploratory and descriptive research, using bibliographic material analysis, survey and data collection using qualitative and quantitative methods and as research instruments the application of questionnaires directed to students who enrolled in any of the years of the period of the research and the teachers who worked at the institution. The main data collected show as main weaknesses the lack of specific training of professionals to work in the EJA, the didactic material incompatible with the intended audience, age difference between students, lack of motivation and the need for school administration if based on democratic management.
Keywords: Educação de jovens e adultos
Certificação
Não continuidade
Youth and adult education
Certification
Non-continuity
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11661
Issue Date: 22-Jan-2020
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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