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Clase: Dissertação
Título : Orientação e monitoramento da educação especial pela Superintendência Regional de Ensino Nova Era: um estudo em duas escolas estaduais
Autor(es): Ferreira, Graziele Alves
Orientador: Antunes , Katiuscia Cristina Vargas
Miembros Examinadores: Alexandrino, Daniela Fantoni Lima
Miembros Examinadores: Lopes, Ana Lucia Adriana Costa e
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), e buscou investigar: De que forma a Superintendência Regional de Ensino, através da Equipe do Serviço de Apoio à Inclusão (SAI), pode contribuir para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Individual do aluno (PDI) e do Plano de Atendimento Educacional Especializado (PAEE)? Para tanto, a pesquisa foi realizada em duas escolas jurisdicionadas à SRE Nova Era, ambas com atendimento aos anos iniciais do ensino fundamental e com Sala de Recursos Multifuncionais implantadas. A pesquisa teve, como objetivo geral, buscar estratégias para otimizar o processo de orientação e monitoramento realizado pela Equipe SAI no que se refere à produção do PDI e do PAEE. Como objetivos específicos, foram definidos: descrever o processo de inclusão, no âmbito do estado de Minas Gerais, através do trabalho da Equipe SAI da SRE Nova Era, junto a duas escolas estaduais, perpassando as legislações vigentes; analisar as ações da educação especial e os processos de elaboração dos dois instrumentos norteadores – PDI e PAEE – nessas duas escolas sob a ótica dos professores, especialistas e gestores que nelas atuam, relacionando esses processos em uma perspectiva inclusiva; e propor um Plano de Ação Educacional, que vise melhorar a orientação e o monitoramento da Equipe SAI para suporte a todas as escolas jurisdicionadas à SRE Nova Era, direcionando as ações da educação especial nessa perspectiva inclusiva. Foram utilizados dispositivos legais, estaduais e nacionais, que regulamentam o assunto, como a Resolução CEE nº 460/2013, o Guia de Orientação da Educação Especial na rede estadual de Minas Gerais, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, além da Constituição da República Federativa, de 1988, e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996. Como referencial bibliográfico, o trabalho se apoia, principalmente, nos pressupostos de Mantoan (2003, 2017, 2018), Glat e Blanco (2007), Capellini e Rodrigues (2009), Ropoli et al. (2010), Fernandes (2014), Ferreira (2018), Gatti (2018) e Nunes e Madureira (2018). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que se utilizou de análise documental, por meio da verificação de documentos relativos à inclusão, e de trabalho de campo através de entrevista coletiva com os profissionais das escolas pesquisadas.
Resumen : This dissertation was developed within the scope of the Professional Master’s Degree in Management and Evaluation of Education (PPGP) from the Center of Public Policies and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd / UFJF), and sought to investigate: How the Regional Superintendence of Education, through the Inclusion Support Service Team (SAI), can contribute to the development of the Individual Development Plan (PDI) and the Specialized Educational Assistance Plan (PAEE)? In order to do so, the research was performed in two schools legally linked to the SRE Nova Era, both with attendance to the first years of elementary education and with the Multifunctional Resources Room implanted. This research had, as a main objective, to seek strategies to optimize the orientation and monitoring process carried out by the SAI Team, in relation to the production of the PDI and the PAEE. As specific objectives were defined: to describe the process of inclusion in the scope of the state of Minas Gerais, through the work of the SAI Team of SRE Nova Era in these two State schools, going through the current legislation; to analyze the actions of special education and the processes of elaboration of the two guiding instruments - PDI and PAEE - in these two schools from the point of view of teachers, specialists and managers who work there, relating these processes in an inclusive perspective; and to propose an Educational Action Plan aimed at improving the orientation and monitoring of the SAI Team to support all schools legally linked to the SRE Nova Era, directing the actions of special education in this inclusive perspective. State and national legal provisions regulating the subject were used, such as CEE Resolution No. 460/2013, the Special Education Guidance Guide in the state network of Minas Gerais, the National Policy on Special Education in the Inclusive Perspective, and, of course, the Constitution of the Federative Republic of 1988 and the Law of National Guidelines and Bases of the National Education of 1996. As a bibliographical reference, the work is based mainly on the assumptions of Mantoan (2003, 2017, 2018), Glat and Blanco (2007), Capellini and Rodrigues (2009), Ropoli et al. (2010), Fernandes (2014), Ferreira (2018), Gatti (2018) and Nunes and Madureira (2018). This is a qualitative research, which used documentary analysis, through the verification of documents related to the inclusion and field research through a collective interview with the schools’ professionals surveyed.
Palabras clave : Educação inclusiva
Plano de desenvolvimento individual
Plano de atendimento educacional especializado
Inclusive education
Individual development plan
Specialized educational assistance plan
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11660
Fecha de publicación : 29-jul-2019
Aparece en las colecciones: Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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