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Tipo: Dissertação
Título: A presença e a abordagem da Sociologia no Exame Nacional do Ensino Médio a partir das diretrizes e orientações curriculares oficiais para a disciplina
Autor(es): Ribeiro, Flávia Ghignone Braga
Primeiro Orientador: Oliveira , Rafaela Reis Azevedo de
Membro da banca: Antunes, Katiuscia Cristina Vargas
Membro da banca: Bodart, Cristiano das Neves
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado analisou a inserção e a representatividade da Sociologia no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da Lei nº 11.684 de 2008, que institucionalizou a disciplina nessa etapa de ensino. Considerou-se a relevância que o exame assumiu enquanto política pública educacional brasileira e a trajetória intermitente que impactou a constituição dessa disciplina. O objetivo geral foi analisar a presença e a abordagem da Sociologia no Enem, no período de 2009 a 2018, considerando o seu alinhamento às orientações curriculares oficiais para a disciplina, principalmente as Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCN+EM), e propor um Plano de Ação Educacional (PAE). Tratase de pesquisa qualitativa, com metodologia centrada na análise documental, realizada em três etapas: identificação da presença da Sociologia nas provas, que evidenciou oscilação numérica e tímido quantitativo de elementos distintivos; diagnóstico sobre a presença e abordagem da disciplina por edição, que evidenciou a tipologia das abordagens entre a tendência de isolamento, a combinação com aplicações contextualizadas e a diluição; e análise pedagógica a partir dos PCN+EM, considerando a matriz de referência do exame (2009), a abordagem do livro didático e a reflexão sobre a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em que sobressaiu a percepção de que apenas temáticas não sejam suficientes para demarcar e incentivar abordagens representativas para o campo. Foi considerado o diálogo com outros pesquisadores que investigaram o tema, como Fraga e Matiolli (2012; 2014; 2015), Rossi (2017) e Lima (2017), e o conceito de enquadramento, da teoria de Basil Bernstein. Diante dos resultados, foi proposto um PAE com ações articuladas para a sensibilização e valorização de especialistas, a capacitação de colaboradores e o monitoramento de atividades, com o objetivo de contribuir para o aprimoramento do exame.
Abstract: The present dissertation was developed under the Professional Master's Program of the Postgraduate Program in Management and Evaluation of Education (PPGP) of the Center for Public Policies and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd / UFJF). The studied management case had as its object the inclusion and representivity of Sociology in the Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), the Brazilian National High School Test, starting from the Law 11.684 from 2008, which formalized this field of study as part of the high school curriculum. This study took into account the relevance acquired by Enem as public policy in Brazilian education, and the intermittent trajectory of sociology as a part of the secondary curriculum. The main purpose was to analyze coverage of Sociology themes in the test between 2009 and 2018, in terms of their adherence to official curricular guidelines, mainly the “Complementary Educational Guidelines to the National Curricular Parameters for High School” (PCN+EM), and to propose an Educational Action Plan (PAE). It is a qualitative research, and its methodology focuses on documental analysis, performed in three stages: a search for sociological themes in the tests, which detected a numerical oscillation in the number of questions and a small amount of distinctively sociological elements; diagnostic analysis by year, which detected thematic approaches verging from a tendency towards isolation, a combination with contextualized applications and dilution; and pedagogical analysis in terms of the PCN+EM, taking into account the exam´s reference matrix (2009), the approach adopted in textbooks and the reflection about the new National Curriculum Common Core (BNCC), with the resulting perception that themes alone are not sufficient to demarcate and encourage representative approaches in the field of Sociology. This study took into considerations other researchers on this theme, such as Fraga and Matiolli (2012; 2014; 2015), Rossi (2017) and Lima (2017), and the concept of framing in Basil Bernstein´s theory. In face of the results, a plan is proposed with articulated actions towards making specialists aware of the importance of the issue and towards training the developers of items and instruments, aiming at refining the test.
Palavras-chave: Avaliação
Currículo
Ensino Médio
Enem
Sociologia
Curriculum
Enem
Evaluation
High school
Sociology
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11656
Data do documento: 17-Jul-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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