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Tipo: Dissertação
Título: A utilização de um índice de completude na avaliação de impacto para projetos de ruas completas
Autor(es): Rosa, Ashiley Adelaide
Primeiro Orientador: Lima, Fernando Tadeu de Araújo
Membro da banca: Alberto, Klaus Chaves
Membro da banca: Abdalla, José Gustavo Francis
Membro da banca: Moura, Ana Clara Mourão
Membro da banca: Tenório, Gabriela Souza
Resumo: Esta pesquisa busca investigar sobre o conceito de Ruas Completas e, mais especificamente, procura compreender como este conceito e seus impactos no desenho e no planejamento de ruas podem ser mensurados por meio de uma abordagem objetivamente mensurável. Neste contexto, esta pesquisa, de cunho exploratório, propõe a elaboração e a aplicação de um índice para avaliar a completude desses espaços urbanos, que venha a contribuir para a análise e a proposição de ruas dentro desta lógica. O conceito de Ruas Completas, em síntese, preconiza a organização do espaço de uma rua de maneira mais segura e acessível, incentivando uma variedade de modais e a mobilidade ativa, visando a fortalecer a identidade local. Sendo assim, o desenvolvimento da pesquisa baseou-se na (i) revisão sobre o conceito de Ruas Completas; (ii) revisão de métodos de avaliação antecedentes e indicadores para projetos com esta abordagem; (iii) elaboração de um índice para medir a completude das ruas; e por fim, (iv) aplicação, verificação e análise do índice proposto. Conclui-se, a partir do estudo desenvolvido, que as Ruas Completas tratam de uma abordagem recente e pouco explorada no campo acadêmico, sobretudo, em contexto nacional. Deste modo, instrumentos que venham a avaliar projetos de Ruas Completas tendem a incentivar sua implementação, sua pesquisa e sua exploração. Esta dissertação, portanto, pretende contribuir para a discussão sobre o tema e promover abordagens quantitativas de avaliação para o planejamento urbano, que considerem mais especificamente a escala e a vocação de uma rua, e que possam auxiliar no desenvolvimento de cidades mais sustentáveis e equitativas.
Abstract: This research seeks to investigate the concept of Complete Streets and, more specifically, seeks to understand how this concept and its impacts on street design and planning can be measured through an objectively measurable approach. In this context, this explorative research proposes the development and application of an index to assess the completeness of these urban spaces, which will contribute to the analysis and proposition of streets within this logic. The concept of Complete Streets, in summary, advocates the organization of a street space in a safer and more accessible way, encouraging a variety of modes and active mobility, aiming to strengthen the local identity. Thus, the development of the research was based on (i) a review of the concept of Complete Streets; (ii) review of antecedent evaluation methods and indicators for projects with this approach; (iii) elaboration of an index to measure the completeness of the streets; and finally, (iv) application, verification and analysis of the proposed index. It is concluded from the study developed that Complete Streets is a recent approach and little explored in the academic field, especially in the national context. In this way, instruments that come to evaluate Complete Streets projects tend to encourage their implementation, their research and their exploration. This dissertation, therefore, intends to contribute to the discussion on the theme and to promote quantitative approaches to assessment for urban planning, which more specifically consider the scale and vocation of a street, and which can assist in the development of more sustainable and equitable cities.
Palavras-chave: Urbanismo
Ruas completas
Mobilidade urbana
Projeto urbano
Avaliação quantitativa
Urbanism
Complete streets
Urban mobility
Urban design
Quantitative assessment
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Engenharia
Programa: Programa de Pós-graduação em Ambiente Construído
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11637
Data do documento: 9-Abr-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Ambiente Construído (Dissertações)



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