https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11635
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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marcoslamnharocha.pdf | 12.04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Influência dos módulos de resiliência inicias no procedimento de retroanálise de pavimentos flexíveis |
Autor(es): | Rocha, Marcos Lamha |
Primeiro Orientador: | Marques, Geraldo Luciano de Oliveira |
Co-orientador: | Silva, Rafael Cerqueira |
Membro da banca: | Riccio Filho, Mário Vicente |
Membro da banca: | Motta , Laura Maria Goretti da |
Resumo: | Atualmente se dispõe de uma série de métodos computacionais (softwares) que proporcionam a retroanálise de estruturas de pavimento. A maioria destes softwares utilizam as medidas de deflexão como parâmetro de análise e fazem comparação entre os valores de deflexão medidos e calculados para a obtenção dos valores de módulo de resiliência (MR) das camadas do pavimento. Para a realização das análises são exigidos como dados de entrada a espessura da camada, o coeficiente de Poisson (ν) e os módulos de resiliência iniciais dos materiais. Mesmo com todas essas ferramentas, o problema não garante uma solução fechada (única), pois várias configurações estruturais podem resultar numa mesma bacia deflectométrica. Interferem diretamente nos cálculos os valores adotados para as espessuras e os valores escolhidos para módulo de resiliência inicial. Desta forma, esta pesquisa tem como objetivo analisar a variabilidade dos valores de módulo de resiliência obtidos de programas computacionais de retroanálise, tendo como dados de entrada valores distintos de módulos de resiliência iniciais (módulos sementes). Para isso, utilizou-se os dados obtidos por meio de avaliações estruturais não-destrutiva (Falling Weight Deflectometer - FWD) e destrutiva (retirada de amostras) em subtrechos de três regiões distintas (anel viário da UFJF e rodovias federais concedidas BR-116/RJ CRT e BR-040/GO/MG Via040). Com as amostras coletadas em campo, foram realizados ensaios triaxiais dinâmicos para a obtenção do MR em laboratório. As bacias de deflexão e os valores de módulo de resiliência iniciais foram utilizados como dados de entrada nos softwares de retroanálise Elmod e BackMeDiNa. Ao variar então o MR inicial de uma das camadas em 100% como dado de entrada dos programas, pesquisou-se as diferenças percentuais nos MR finais calculados para as camadas. Estudou-se também a condição de interface (aderida/não-aderida) entre as camadas, relações entre módulos obtidos em laboratório e em campo, comparações entre dois programas de retroanálise distintos e correlações entre parâmetros de bacia e os módulos retroanalisados. Após os resultados fornecidos pelos softwares de retroanálise para um dos trechos, estes foram inseridos no software MeDiNa de dimensionamento de pavimentos flexíveis para se analisar a influência da variabilidade dos módulos sementes no processo de dimensionamento de reforço de pavimento, por meio do parâmetro percentagem de área trincada (%AT). Verificou-se que os módulos sementes têm influência significativa nos módulos finais no processo de retroanálise, com diferenças percentuais de até 137%, principalmente para as camadas de base e sub-base do pavimento. Mesmo com as diferenças obtidas nos valores de MR a partir da variação dos MR iniciais, verificou-se que não houve impacto significativo no projeto de dimensionamento de reforço, uma vez os diferentes conjuntos modulares resultaram em uma mesma espessura da camada de reforço, sendo que a diferença percentual entre os trincamentos previstos para o revestimento do pavimento foi inferior à 7,2%. |
Abstract: | Currently, a series of computational methods (software) are available that provide the backcalculation of pavement structures. Most of these software uses the deflection measurements as an analysis parameter and compares the measured and calculated deflections values to obtain the resilience module (RM) of the pavement layers. In order to carry out the analyzes, the layer thickness, the Poisson's ratio (ν) and the initial resilient moduli are required as input data. Even with all these tools, the problem does not ensure a closed solution (unique), since several combinations may produce the same deflection basin. The thickness value and the moduli seed moduli interfere directly in the calculations. Therefore, this paper aims to analyze the variability of the resilient moduli obtained from backcalculation programs, having as input data different seed moduli. To this end, data obtained from non-destructive structural evaluation (Falling Weight Deflectometer - FWD) and destructive evaluation were used in three different regions (UFJF highway ring, BR-116RJ CRT and BR-040/GO/MG Via040 highway). With the samples collected in the field, dynamic triaxial tests were performed to obtain the RM in laboratory. Thereafter, the deflection basin values and the seed moduli were inputted into the two backcalculation software (ELMOD and BackMeDiNa). By varying the RM seed of one of the layers by 100%, the percentage differences in the final resilience moduli were calculated. The interface bonding between pavement layers, relations of between moduli obtained from laboratory and field, relations between two different backcalculation programs and correlations between deflection basin parameter and moduli were carried out as well. Besides, with the data provide from backcalculation software and crack monitoring, these were inputted into the flexible pavement design software (MeDiNa), to also analyze the influence of variability of seed moduli in the final result in the pavement reinforcement design, through the cracked area percentage parameter. Thus, it was found that the seed moduli have a high influence on the final moduli in the backcalculation processes, with percentage differences of up to 137%, mainly for the base and sub-base layers of pavement. Even with the difference obtained in the RM values from the variation of the initial RM, it was found that there was no significant impact on the reinforcement design, in which the percentage difference between the cracking predicted for the surface course was less than 7,5%. |
Palavras-chave: | Pavimento flexível Retroanálise Mecânica dos pavimentos Módulo de resiliência Flexible pavement Backcalculation Pavement mechanics Resilient moduli |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Engenharia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil (PEC) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11635 |
Data do documento: | 5-Mar-2020 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Engenharia Civil (Dissertações) |
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