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Type: Dissertação
Title: A (des) construção da imagem de Aécio Neves (PSDB) a partir dos conceitos de mineiridade e identidades híbridas
Author: Carvalho, Willian José de
First Advisor: Oliveira, Luiz Ademir de
Referee Member: Leal, Paulo Roberto Figueira
Referee Member: Fernandes, Carla Montuori
Resumo: Na política, o mineiro é visto como líder conciliador em função do equilíbrio, bom senso e valorização da estabilidade (DIAS, 1985; ARRUDA, 1990; FRANÇA, 1998; VASCONCELOS, 1999). Tais atributos compõem o conceito de mineiridade. É diante de tal conceito que a presente dissertação, por meio da interface entre mídia e política, pretende investigar a (des) construção da imagem de Aécio Neves (PSDB), a fim de identificar em sua trajetória como emerge o líder conciliador a partir da perspectiva da cultura da mineiridade até se tornar um dos políticos de postura agressiva e acusado de envolvimento em escândalos de corrupção. Tal estudo também se centra na discussão de identidades híbridas (HALL, 1997, BAUMAN, 2005, WOODWARD, 2005), processo ocasionado com o advento da modernidade tardia, em que as velhas fontes de ancoragem dos sujeitos dão espaço para uma fluidez de informações e valores que são capazes de descentralizar o indivíduo, transformando o seu processo identitário em algo bastante fragmentado. (GIDDENS, 1991; 2002; BAUMAN, 2000; 2005; HALL, 1997; 2005). A interação do sujeito com o mundo acontece mediante a processos simbólicos e é por meio deles que o indivíduo se referência na realidade da vida cotidiana. (BERGER; LUCKMANN, 1995; GOFFMAN, 2013). Assim sendo, a mídia pode ser compreendida como ator social no processo de construção da realidade mediante ao seu papel de mediador dos acontecimentos informacionais, que contribuem para a referenciação do sujeito (BOURDIEU, 1989; RODRIGUES, 1990; LIMA, 2004; MIGUEL, 2004; GOMES, 2006). Por meio da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011), mesclados à Análise de Enquadramento (PORTO, 2004), via pacotes interpretativos (GAMSON; MODIGLIANI, 1989), o estudo investiga como o jornal Folha de S. Paulo retratou a imagem de Aécio Neves nos principais momentos da sua carreira política. A partir de tal processo metodológico, podese notar que o político oscilou de uma imagem baseada na ótica da mineiridade e de “bom moço” a imagem de “vilão”. Apesar de ter uma trajetória política que remete da construção do mito (o herdeiro político de Tancredo Neves e político mineiro conciliador que se elege duas vezes governador de Minas e senador com ampla votação e quase se elege presidente da República em 2014) ao seu declínio culminando no seu quase desaparecimento da vida pública (com as denúncias de corrupção em 2017 e a prisão de sua irmã e sua eleição para deputado federal com pouco mais de 100 mil votos para garantir foro privilegiado em 2018). No entanto, a figura de Aécio já demonstrava ambiguidades e excentricidades nas disputas de poder desde o início de sua carreira, mesmo quando se colocava como o político que cultivava as matrizes da identidade mineira como o tom conciliador, o que aponta para o caráter híbrido de sua imagem identitária.
Abstract: In politics, the miner is seen as a conciliatory leader in terms of balance, common sense and the appreciation of stability (DIAS, 1985; ARRUDA, 1990; FRANÇA, 1998; VASCONCELOS, 1999). Such attributes make up the concept of mining. It is in the face of such concept that the present dissertation, through the interface between media and politics, intends to investigate the construction (or discontruction) of Aécio Neves' image (PSDB), in order to identify in his trajectory how the conciliatory leader emerges from the perspective of the “miner mythology” until becoming one of the politicians with an aggressive posture and accused of involvement in corruption scandals. This study also focuses on the discussion of hybrid identities (HALL, 1997, BAUMAN, 2005, WOODWARD, 2005), a process occasioned by the advent of late modernity, in which the subjects' old sources of anchorage provide space for a flow of information and values that are capable of decentralizing the individual, transforming his identity process into something rather fragmented. (GIDDENS, 1991; 2002; BAUMAN, 2000; 2005; HALL, 1997; 2005). The interaction of the subject with the world happens through symbolic processes and it is through them that the individual refers to the reality of daily life. (BERGER; LUCKMANN, 1995; GOFFMAN, 2013). thus, the media can be understood as a social actor in the process of constructing reality through its role as mediator of informational events, which contribute to the referencing of the subject (BOURDIEU, 1989; RODRIGUES, 1990; LIMA, 2004; MIGUEL, 2004; GOMES, 2006). Through the Content Analysis (BARDIN, 2011), mixed with the Framework Analysis (PORTO, 2004), via interpretative packages (GAMSON; MODIGLIANI, 1989), the study investigates how the newspaper Folha de S. Paulo portrayed the image of Aécio Neves in the main moments of his political career. From such a methodological process, it can be seen that the politician oscillated from an image based on the viewpoint of mining and from "good boy" to the image of "villain". Despite having a political trajectory that goes back to the construction of the myth (the political heir of Tancredo Neves and a conciliatory politician from Minas Gerais who is elected twice as governor of Minas Gerais and senator with a large vote and is almost elected president of the Republic in 2014) to his decline culminating in his almost disappearance from public life (with accusations of corruption in 2017 and the arrest of his sister and his election to federal deputy with just over 100,000 votes to ensure a privileged forum in 2018). However, the figure of Aécio already showed ambiguities and eccentricities in power disputes since the beginning of his career, even when he placed himself as the politician who cultivated the matrixes of mining identity as the conciliatory tone, which points to the hybrid character of his identity image.
Keywords: Mineiridade
Identidades híbrida
Comunicação política
Folha de S. Paulo
Aécio Neves
Miner mythology
Hybrid identities
Political communication
Folha de S. Paulo
Aécio Neves
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Comunicação Social
Program: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11628
Issue Date: 12-Feb-2020
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



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