https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11613
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
fabricionepomucenobicalhosantos.pdf | PDF/A | 20.72 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Um estudo de caso sobre a violência escolar em uma instituição pública estadual do interior de Minas Gerais |
Autor(es): | Santos, Fabrício Nepomuceno Bicalho |
Primeiro Orientador: | Magrone, Eduardo |
Membro da banca: | Neubert, Luiz Flávio |
Membro da banca: | Silva, Iverson Geraldo da |
Resumo: | A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado apresenta uma análise do clima escolar de uma instituição escolar de Minas Gerais, na qual os índices de violência são preocupantes, principalmente após o aumento do atendimento escolar, já que a instituição, que recebia somente alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, passou a atender, a partir do ano de 2017, os alunos dos anos finais do ensino fundamental. Neste sentido, elegemos, para este estudo, as seguintes questões norteadoras: que fatores estariam promovendo a elevação da violência escolar na Escola Estadual Paulo Freire e por que as medidas de contenção da violência não surtiram efeito? O objetivo geral definido para este estudo é: descrever o contexto da Escola Estadual Paulo Freire, com foco no quantitativo de registros de atos violentos ocorridos na instituição, para compreender como esse fato ocorre no ambiente escolar e propor novas ações de combate ao problema analisado. Em consonância ao proposto no objetivo geral, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos para esta dissertação: i) descrever o problema do caso de gestão, mais especificamente a deterioração do clima escolar e os índices de violência escolar registrados no Brasil, em Minas Gerais, e, principalmente, na Escola Estadual Paulo Freire; ii) analisar os fatores que contribuíram para o aumento da violência escolar; e iii) propor ações que contribuam para a melhoria do clima escolar e para o combate à violência dentro da instituição de ensino. Para tanto, utilizaremos, como referencial teórico, os estudos de Abramovay e Rua (2002), Stelko-Pereira e Williams (2010), Dias-da-Silva e Fenández (2006), Moro et al. (2017). Além de outros autores que contribuem para o entendimento de clima escolar e violência escolar. Já como metodologia, este estudo utiliza a abordagem qualitativa, a ser realizada a partir de um estudo de caso. Como instrumentos, foi realizada uma análise documental, tendo sido aplicados questionários aos alunos da instituição de ensino pesquisada e entrevistas com professores. Considerando os dados apresentados, pode-se inferir que a violência escolar deve ser combatida através de todas as possibilidades e parcerias possíveis. Como alternativas de solução deste fenômeno da violência escolar, estão: a mediação escolar, a criação de um grêmio estudantil para dar vozes aos alunos e um projeto de perspectiva de vida, o qual valoriza o aluno individualmente. |
Abstract: | This dissertation is developed within the scope of the Professional Master in Management and Evaluation of Education of the Center for Public Policy and Evaluation of Education of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/ UFJF). The management case studied presents an analysis of the school climate of a school institution in Minas Gerais in which violence rates are worrying, especially after the increase in school attendance, since the institution, which only received students from the early years of elementary school, started to attend, from 2017, the students of the final years of elementary school. In this sense, we chose for this study the following guiding questions: what factors would be promoting the rise of school violence at Paulo Freire State School and why the measures to contain violence did not have effect? The general objective defined for this study is to describe the context of Paulo Freire State School, focusing on the quantity of records of violent acts that occurred in the institution to understand how this fact occurs in the school environment and to propose new actions to combat the problem analyzed. In line with the proposed general objective, the following specific objectives were established for this dissertation: i) describe the problem of the management case, more specifically the deterioration of the school climate and the school violence rates recorded in Brazil, Minas Gerais and, mainly at Paulo Freire State School; ii) analyze the factors that contributed to the increase of school violence; and iii) propose actions that contribute to the improvement of the school climate and to the fight against violence within the educational institution. For this, we will use, as theoretical reference, the studies by Abramovay and Rua (2002), Stelko-Pereira and Williams (2010), Fenández (2005), Moro et al (2017) and others that contribute to the understanding of school climate and school violence. As a methodology, this study uses the qualitative approach to be performed from a case study, and as instruments was performed a document analysis and questionnaires were applied to the students of the researched educational institution and interviews with teachers. Considering the data presented, it can be inferred that school violence must be combated through all possible possibilities and partnerships, as an alternative solution to this phenomenon of school violence, are school mediation, the creation of a student union to give voice to students and a life perspective project, which will value the student individually. |
Palavras-chave: | Clima escolar Violência escolar Gestão escolar School climate School violence School management |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11613 |
Data do documento: | 9-Dez-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons