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Type: Dissertação
Title: Programas de Pós-Graduação na UFJF: consolidação e acompanhamento
Author: Ribeiro, Gabriella Cristina do Nascimento
First Advisor: Magaldi, Carolina Alves
Referee Member: Amorim, Cassiano Caon
Referee Member: Rodrigues, Theófilo Codeço Machado
Resumo: O presente trabalho, desenvolvido no Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), versa sobre o panorama de consolidação da Pós-graduação stricto sensu na UFJF. A pesquisa foi construída sobre os alicerces da seguinte reflexão: de que maneira a Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PROPP) pode atuar para fomentar a gestão dos Programas de Pós-graduação (PPGs) ofertados pela UFJF com vistas à consolidação dos cursos e, por consequência, conquista de melhores conceitos de avaliação conferidos pela CAPES, sobretudo aqueles que detêm conceito 3? O objetivo, portanto, é definir ações e estratégias a serem executadas, a partir da PROPP, para que os Programas de Pós-graduação da UFJF desfrutem de um cenário de maior acompanhamento e consolidação, além de conquistarem avaliações mais expressivas quanto aos conceitos CAPES. O estudo parte de conceitos e noções em torno (a) da história da Pósgraduação no Brasil, especialmente à luz do Parecer CFE nº. 977 (1965) e de autores como Santos (2003), Cury (2004) e Guimarães (2007); (b) de seu desenvolvimento e consolidação no território nacional, sobretudo a partir de pesquisas de Gatti et al. (2003); Bianchetti e Machado (2007) e Saviani (2010); e (c) de seus aspectos de funcionamento e finalidade, principalmente consoantes ao entendimento de Santos e Azevedo (2009); Massi e Giordan (2017) e Gehlen e Chaves (2017), para refletir sobre a relevância institucional da modalidade na UFJF, essencialmente sob um prisma de acompanhamento e fortalecimento. A metodologia de pesquisa adotada foi o estudo de caso, associado a uma perspectiva de trabalho qualitativa, que abrangeu a aplicação de instrumentos de investigação em representantes de instâncias diversas abarcadas pelo contexto da Pós-graduação. A saber: (a) realização de entrevistas semiestruturadas com a Pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa da UFJF; com três coordenadores de Programas de Pós-graduação da Instituição; e com a coordenadora da Associação Nacional dos Pós-graduandos na Universidade; e (c) a aplicação de questionários aos coordenadores e representantes discentes dos PPGs da UFJF. É possível destacar, a partir dos resultados, que existem ações e estratégias na PROPP e nos Programas para fomentar a consolidação da Pós-graduação na UFJF, mas muitas das limitações do segmento estão associadas a uma falta de institucionalização dos processos pertinentes. Como produto deste trabalho, a presente dissertação apresenta um Plano de Ação Educacional com vistas à potencialização da excelência da Pós-graduação na UFJF. Em que pesem ações e estratégias fixadas sobre as bases de duas principais dimensões: a de um Plano de Institucionalização da Pós-graduação; e a de sensibilização da comunidade acadêmica quanto à necessidade de ocupação dos espaços junto ao segmento.
Abstract: The present dissertation, developed at the Professional Master‟s Degree in Management and Assessment of Public Education of the Federal University of Juiz de Fora (UFJF), discusses the consolidation of graduate programs at UFJF. The research was developed from the following guiding question: How can the Secretariat of Graduate Programs and Academic Research (PROPP, in Portuguese) contribute to the management of graduate programs at UFJF aiming at consolidating such courses and, therefore, achieving higher grades by CAPES, especially those awarded grade 3? Thus, our goal if to define actions and strategies to be conducted, by PROPP so that the graduate programs at UFJF may reach a higher degree of consolidation as well as more expressive assessment by CAPES. The study begins with concepts and notions on (a) the history of graduate programs in Brazil, especially from the perspective of the law CFE nº. 977 (1965) as well as authors such as Santos (2003), Cury (2004) and Guimarães (2007); (b) of their development and consolidation within the country, from the perspective of Gatti et al. (2003); Bianchetti and Machado (2007) and Saviani (2010); and (c) their aspects of work and purpose, mostly from the understanding of Santos and Azevedo (2009); Massi and Giordan (2017) and Gehlen and Chaves (2017), to reflect upon the institutional relevance of graduate programs at UFJF, from a point of view of follow-up and strengthening. The research methodology adopted was the case study, associated to a qualitative approach which incorporated instruments applied to representative of a variety of fields within graduate schools. That is: (a) semi structured interviews with the head of the Secretariat of Graduate Programs and Academic Research (PROPP, in Portuguese); with three head coordinators of graduate programs at UFJF, and with the head of the National Association of Graduate Students at the university; and (b) surveys with the head coordinators and student representatives of graduate programs at UFJF. It is possible top highlight, from the results obtained, that there are actions and strategies at PROPP to contribute to the consolidation of graduate programs at UFJF, but several of the limitations are associated to a lack of institutionalization of the processes. As a product of this work, the present dissertation brings an Education Plan of Action regarding the potential of the level of excellence of graduate programs at UFJF. In spite of actions and strategies based on the bases of two main dimensions: that of a graduate institutionalization plan; and the awareness of the academic community regarding the need to occupy spaces with the segment.
Keywords: Pós-graduação stricto sensu
Educação
Avaliação
UFJF
Graduate programs
Education
Assessment
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11607
Issue Date: 28-Jan-2019
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)
PROQUALI - Dissertações



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