https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11598
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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fabiojuniorlimademetrio.pdf | PDF/A | 2.22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Práticas gestoras em uma Escola Estadual de Educação profissional do Ceará |
Autor(es): | Demétrio, Fábio Júnior Lima |
Orientador: | Miranda, Denise Rangel |
Miembros Examinadores: | Santos, Ilka Schapper |
Miembros Examinadores: | Silva, Iverson Geraldo da |
Resumo: | A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O caso de gestão aqui presente traz a análise das práticas gestoras adotadas no âmbito de uma Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP), que vem, ao longo dos anos, apresentando resultados expressivos em avaliações externas. Inicialmente, no segundo capítulo do trabalho, são revisitadas as origens da educação profissional no Brasil e no Ceará, focando nas avaliações externas como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e o Sistema Permanente de Avaliação do estado do Ceará (Spaece), para buscar compreender a relevância destes fatores para o objeto deste estudo. Em seguida, são apresentados a escola e seus principais resultados em avaliações externas, até o recebimento do Prêmio Gestão, na categoria destaque, em 2017. No terceiro capítulo são abordados os fatores que podem ser considerados para determinar a eficácia de uma escola, como: o sistema de seleção de alunos e o regime de tempo integral e a contratação de professores da base comum em um regime de 40 horas. Em seguida é traçado o percurso metodológico da pesquisa e a análise dos questionários, iluminados por Libâneo (2008), Lück (2009), Paro (2006), Polon (2011), Souza (2009) e Vicente (2004). As respostas dos atores escolares demonstram que a escola tem um Projeto Político Pedagógico Escolar fortemente internalizado pelos professores e adota práticas gestoras que têm gerado bons resultados. No quarto capítulo, sistematizamos as práticas gestoras adotadas pela escola com a apresentação de um Plano de Ação Educacional, com o intuito de que as reflexões tratadas neste estudo possam servir como contribuição para outros profissionais ou pesquisadores que se interessem por esta temática. |
Resumen : | This dissertation is developed within the scope of the Professional Master in Management and Evaluation of Education at the Center for Public Policies and Evaluation of Education (CAEd) of the Federal University of Juiz de Fora (UFJF). The management case studied analyzed the management practices adopted within the scope of a State School of Professional Education (EEEP), which has, over the years, presented expressive results in external evaluations. Initially, the origins of professional education in Brazil and Ceará were revisited, focusing on external evaluations such as the National High School Examination (Enem), the Basic Education Development Index (IDEB) and the Permanent Evaluation System of the State of Ceará (Spaece) to seek to understand the relevance of these factors to the object of this study. Then, the school and its main results were presented in external evaluations until receiving the Management Award, in the highlight category, in 2017. In the second chapter, the factors that can be considered to determine the effectiveness of a school were addressed, such as: the system selection of students, the full-time regime and the hiring of common base teachers on a 40-hour basis. Then, the methodological path of the research and the analysis of the questionnaires were traced in the light of the ideas of Libâneo (2008), Lück (2009), Paro (2006), Polon (2011), Souza (2009) and Vicente (2004) whose answers demonstrated that the school has a PPPE strongly internalized by teachers and adopts management practices that have generated good results. In the third chapter, we systematize the management practices adopted by the school through the PAE in order that the reflections, treated in this study, can serve as a contribution to other professionals or researchers interested in this theme. |
Palabras clave : | Práticas gestoras Práticas pedagógicas Educação profissional Management practices Pedagogical practices Professional education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11598 |
Fecha de publicación : | 30-ene-2020 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
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