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Clase: Dissertação
Título : A compartimentação curricular na implementação da Lei 10.639/2003 em uma escola estadual de Ponte Nova – MG
Autor(es): Carvalho, Mírian Janaina Conde
Orientador: Oliveira, Rafaela Reis Azevedo de
Miembros Examinadores: Oliveira, Julvan Moreira de
Miembros Examinadores: Rocha, Joyce Alves
Resumo: A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado analisa as dificuldades encontradas na implementação da lei 10.639/2003, de maneira interdisciplinar, entre os conteúdos da matriz curricular do Ensino Médio regular noturno e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para isso, usa como objeto de estudo uma escola noturna de Ensino Médio regular e EJA da rede estadual de ensino de Minas Gerais. A pesquisa tem como objeto principal de estudo analisar a interdisciplinaridade na implementação da Lei 10.639/2003 na E.E. Antônio Coelho e propor um Plano de Ação Educacional. Já os objetivos específicos que se pretendem com a pesquisa são: descrever a implementação da lei na referida escola do ponto de vista da interdisciplinaridade; analisar os resultados da pesquisa à luz da bibliografia estudada sobre o tema; e propor um Plano de Ação Educacional que possibilite a implementação da lei de maneira mais efetiva. Para tanto, fez-se uma pesquisa qualitativa na instituição selecionada como objeto de estudo da investigação, com foco, especialmente, na atuação do professor e nas dificuldades encontradas para a implementação da legislação em questão. Para referenciar a pesquisa, foram levantadas legislações federais e estaduais, como as Diretrizes Curriculares Nacionais para as relações Étnico-Raciais (2018) e a própria Lei Federal 10.639 (2003). Ademais, também foram buscadas as contribuições de autores como Fazenda (1998), Severino (1998) e Thiesen (2008), que auxiliarão no entendimento do conceito de interdisciplinaridade aqui empregados. Por sua vez, os estudos desenvolvidos por Domingues (2007), Gomes (2005), Santos (2005), Souza e Silva (2013) e Heringer (2002) elucidarão conceitos, apontamentos e embates no certame das discussões em se tratando de cultura africana e racismo no Brasil.A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado analisa as dificuldades encontradas na implementação da lei 10.639/2003, de maneira interdisciplinar, entre os conteúdos da matriz curricular do Ensino Médio regular noturno e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para isso, usa como objeto de estudo uma escola noturna de Ensino Médio regular e EJA da rede estadual de ensino de Minas Gerais. A pesquisa tem como objeto principal de estudo analisar a interdisciplinaridade na implementação da Lei 10.639/2003 na E.E. Antônio Coelho e propor um Plano de Ação Educacional. Já os objetivos específicos que se pretendem com a pesquisa são: descrever a implementação da lei na referida escola do ponto de vista da interdisciplinaridade; analisar os resultados da pesquisa à luz da bibliografia estudada sobre o tema; e propor um Plano de Ação Educacional que possibilite a implementação da lei de maneira mais efetiva. Para tanto, fez-se uma pesquisa qualitativa na instituição selecionada como objeto de estudo da investigação, com foco, especialmente, na atuação do professor e nas dificuldades encontradas para a implementação da legislação em questão. Para referenciar a pesquisa, foram levantadas legislações federais e estaduais, como as Diretrizes Curriculares Nacionais para as relações Étnico-Raciais (2018) e a própria Lei Federal 10.639 (2003). Ademais, também foram buscadas as contribuições de autores como Fazenda (1998), Severino (1998) e Thiesen (2008), que auxiliarão no entendimento do conceito de interdisciplinaridade aqui empregados. Por sua vez, os estudos desenvolvidos por Domingues (2007), Gomes (2005), Santos (2005), Souza e Silva (2013) e Heringer (2002) elucidarão conceitos, apontamentos e embates no certame das discussões em se tratando de cultura africana e racismo no Brasil
Resumen : This dissertation is developed within the scope of the Professional Master in Management and Evaluation of Education (PPGP), Center for Public Policy and Evaluation of Education of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd / UFJF). The management case studied analyzes the difficulties encountered in the implementation of Law 10.639 / 2003, in an interdisciplinary manner, between the contents of the curricular matrix of the regular evening High School and Youth and Adult Education (EJA). For this purpose it uses as target audience a regular high school night school and EJA, of the state school system of Minas Gerais. The research has as main object of study, to analyze the interdisciplinarity in the implementation of the Law 10.639 / 2003 in the E.E. Antônio Coelho and propose an Educational Action Plan. The specific objectives that are intended with the research are: to describe the implementation of the law in the referred school, from the point of view of interdisciplinarity; analyze the results of the research in the light of the bibliography studied on the subject; and propose an Educational Action Plan that will enable the implementation of the law more effectively. For this, a qualitative research will be done in the institution selected as the target population of the investigation, especially focusing on the teacher's performance and the difficulties encountered in the implementation of the legislation in question. To reference the research, we sought federal and state legislation, such as the National Curriculum Guidelines for Ethnic-Racial Relations (2018) and the Federal Law itself 10,639 (2003), as well as authors such as Fazenda (1998), Severino (1998) and Thiesen (2008) that will help in understanding the concept of interdisciplinarity employed here. Authors such as: Domingues (2007), Gomes (2005), Santos (2005), Souza e Silva (2013) and Heringer (2002) will elucidate concepts, notes and clashes in the debate about African culture and racism in Brazil
Palabras clave : Lei 10.639/2003
Interdisciplinaridade
Identidade negra
Law 10.639 / 2003
Interdisciplinarity
Black identity
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11597
Fecha de publicación : 4-dic-2019
Aparece en las colecciones: Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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